terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O fim de uma era: Lula sai do poder no mesmo hall de Juscelino e Getúlio

Foto: Reprodução de TV
A frase que mais simbolizou a popularidade do presidente Lula foi de Barack Obama: "Esse é o cara", disse o presidente dos Estados Unidos a outros líderes durante um evento. No Brasil, ele se despediu com 83% de aprovação, de acordo com a última pesquisa Datafolha. Agora, faltando poucos dias para deixar o poder e entrar para a história, Lula vira especial no SRZD, que contará grandes momentos desde sua posse, em 2003. 
Participe dos nossos fóruns de discussões
A vida que se mistura a um filme
A história parece o roteiro de um filme e foi: "Lula, o filho do Brasil" retrata a vida de um dos presidentes mais populares que o país já teve até hoje. Com um poder aquisitivo limitado, o metalúrgico conseguiu chegar à Presidência da República mesmo com vários contras. Apesar dos escândalos, termina os oito anos de seus dois mandatos com uma popularidade altíssima e boa aceitação de seu governo na avaliação da população. Para o cientista político da UFF (Universidade Federal Fluminense) Eurico Figueiredo, o motivo do sucesso não é apenas o estilo "povão" de Luiz Inácio Lula da Silva, mas sim os trabalhos desenvolvidos nas esferas sociais, políticas, econômicas e culturais.
"A popularidade não vem gratuitamente, vem de uma avaliação que a população faz. Isso é reflexo de políticas internas e externas (mais internas que externas) que ele foi capaz de desenvolver durante o governo dele", disse Eurico.
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
A última pesquisa Datafolha sobre a popularidade de Lula mostrou que ele tem 83% de aceitação da população brasileira, o que significa maioria absoluta. Apenas 4% disseram não ter gostado da gestão Lula. Mais de 11 mil pessoas foram ouvidas entre os dias 17 e 19 de novembro de 2010.
"O Lula teve dificuldades nos dois primeiros anos de seu governo porque pegou o país em crise, mas depois se saiu muito bem. Economicamente falando, no último ano de seu governo o Brasil vai crescer de 6 a 8%, muito acima da média dos outros países e um resultado excepcional. Socialmente, todos os indicativos sociais melhoraram. Falo não apenas do bolsa-família, mas de questões básicas como infraestrutura, luz, água e esgoto", disse Eurico, que completou: "na educação, ele criou vários programas para que pessoas que não poderiam fazer uma faculdade pudessem estudar, além de ter criado cerca de 17 novas universidades".
O jeito "popular" de Luiz Inácio Lula da Silva rompeu fronteiras e o presidente foi considerado por Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, "o cara". Como se não bastasse isso, conseguiu transferir muitos votos para sua candidata à sucessão na Presidência, Dilma Rousseff, eleita no final de outubro.
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
"Ele foi capaz de transformar milhares de votos para ela. Ao indicar Dilma, ele mostra que não confia em ninguém do seu partido e põe uma executiva que ele vai poder ajudar nas questões do governo", explicou Eurico.

História que se confunde com a de muitos brasileiros foi uma das vantagens de Lula
A história de vida de Lula, parecida com a de muitos outros brasileiros, certamente ajudou na popularização dele, mas segundo o cientista político, "ele não foi eleito e aceito apenas pela classe 'povão'". A chegada de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder "foi a demonstração de que a República existe. Se você tem mérito, você chega lá", afirmou Eurico.
Depois de oito anos trabalhando pelo Brasil, Lula entrou para a história do país como um presidente do povo, e Eurico o coloca ao lado de dois grandes "populistas" que já passaram pela Presidência da República: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
"Historicamente não dá para medir se Lula foi o presidente mais popular que o Brasil teve até hoje, mas com certeza ele está no mesmo hall de Getúlio e Juscelino", complementou.
No vídeo abaixo, Lula fala sobre preconceitos que, segundo ele, enfrentou para chegar até a Presidência. Foi um dos discursos mais enfáticos de sua gestão, realizado no dia 24 de agosto deste ano, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário