quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

De saída do Senado, Tasso diz que Lula decepcionou país

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), 61, fez duras críticas ao presidente Lula em seu discurso de despedida do Congresso. O tucano encerrou a carreira política após não ser reeleito em outubro.
"Lula foi uma decepção em vários sentidos. Lula nos decepcionou como político, como liderança comprometida com a ética e com a honestidade, como símbolo da mudança nas relações do governo com a sociedade, do Executivo com os demais Poderes e, principalmente, como esperança de algo realmente novo na vida nacional."
O senador comparou o presidente ao personagem Macunaíma, do livro homônimo de Mário de Andrade.
"Lula se vangloria de ter construído o Brasil, assim como Macunaíma se julgava capaz de controlar o universo manipulando monstros e deuses", disse.
No plenário, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) era o único representante dos petistas a acompanhar a fala.
De passagem por Brasília, o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) estava presente, mas cochilou durante vários momentos do discurso de quase 40 minutos.
Tasso lembrou escândalos da gestão petista e citou o mensalão, a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, o esquema da máfia dos sanguessugas e a saída de José Dirceu e de Erenice Guerra da Casa Civil.

DERROTA
Maior cacique do PSDB no Ceará, Tasso foi derrotado nas urnas pelos deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), que conquistaram 2,6 milhões e 2,3 milhões de votos, respectivamente.
O tucano, que governou o Ceará por três mandatos, obteve 1,7 milhão de votos.
Durante a campanha, Lula foi o principal garoto-propaganda dos senadores eleitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário