terça-feira, 23 de novembro de 2010

Moradores se desdobram para reformar igreja do Bom Jesus, do século 18, em Itu

FOLHA DE SÃO PAULO
Erguida na segunda metade do século 18 e tombada pelo patrimônio histórico paulista, a igreja do Bom Jesus, em Itu, sofre com infestação de cupins, riscos de curto-circuitos, pintura descascada e várias rachaduras. Enquanto o projeto de restauro segue parado por causa de burocracia, os moradores da cidade do interior, a 101 km de São Paulo, resolveram se mobilizar e consertar, pelo menos, a parte elétrica.
"Fizemos bingos e estamos levantando doações com empresários porque a paróquia não tem dinheiro para bancar a obra", diz o engenheiro Ricardo Pacheco Silva, que integra a Associação de Amigos do Restauro do Bom Jesus, criada para dar impulso às obras.
A reforma na parte elétrica da edificação, que surgiu como a primeira capela da cidade, será feita ainda este ano.
Já a recuperação estrutural do conjunto arquitetônico -que, além da igreja, inclui um seminário e um teatro- não tem data para começar.
Em 2006, foi elaborado um minucioso projeto de restauro, que ainda não saiu do papel por vários entraves.
A Diocese de Jundiaí, que precisa aprovar o projeto a fim de captar patrocínios, por exemplo, ficou quase um ano sem bispo, atrasando o processo. "Agora o novo bispo assumiu. Estamos esperando o OK", afirma Silva.
RESGATE
Elaborado pelos arquitetos Regina Sasso e Marco Winther, o projeto pretende resgatar as características originais da edificação.
Como boa parte das construções históricas brasileiras, a capela passou por várias modificações ao longo do tempo. A nave central é a única parte que ainda guarda características originais: as paredes em taipa de pilão, marcas do período colonial.
Já a fachada e o santuário, reformados entre o final do século 19 e o início do século 20, tiveram a estrutura substituída por alvenaria, com uma arquitetura neoclássica.
Nos estudos para a elaboração do projeto, a equipe descobriu pinturas barrocas do século 18 no teto da capela, que haviam sido cobertas por tinta e agora serão recuperadas e evidenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário