sábado, 13 de julho de 2013

Expocrato 2013 começa neste domingo

Uma das maiores exposições centro-nordestinas de animas e produtos derivados começa no próximo domingo, com a Expocrato, em sua 62ª edição, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. A abertura oficial, com a presença de autoridades, será a partir das 19h e a expectativa é que a cidade receba milhares de visitantes entre 14 e 21 de julho. A feira permite ainda boas oportunidades de faturamento para setores de confecções e calçados, hotelaria e gastronomia.
A Expocrato é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Prefeitura Municipal do Crato e outros diversos parceiros, entre eles o Sebrae, Banco do Nordeste e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
Segundo o presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Francisco Leitão Moura, o crescimento da festa a cada ano é bem visível e consegue se destacar no cenário estadual como a maior feira agropecuária do Ceará, a segunda maior do Nordeste, depois de Salvador, e está entre as cinco maiores do Brasil. “Serão mais de 7 mil animais, mesmo num período considerado de grande estiagem em toda a região Nordeste. É a maior exposição em termos de genética e padrão racial reunindo os melhores criadores do Brasil”, afirmou.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. “Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local”, afirma.
Serão realizados durante os dias de festa três grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Haverá ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. “Com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”, destacou o secretário.
Outros dois grandes atrativos no parque se tornaram destaque todos os anos, além de uma tradição. São a minicasa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, além do mini engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção do parque, foram utilizadas na moagem cerca de 120 toneladas de cana. Cerca de 10 toneladas de farinha produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.

Além da programação técnica com premiação para os melhores animais e criadores, a festa ainda inclui shows de bandas e artistas como Toca do Vale, Edson Gomes, Garota Safada, Chiclete com Banana, Paralamas do Sucesso, Mastruz com Leite e Jorge & Mateus. A área reservada para os shows é de 420 mil metros quadrados. Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pessoas. A cultura popular conta com o espaço Mestre Elói dentro do parque.
A área de experimento agrícola, em diversas culturas serão contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão vários experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores.
O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próximo ao portão de entrada do Parque.
Para o secretário Nelson Martins, a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação. “Além das exposições e leilões temos diversos cursos de capacitação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário