sábado, 6 de julho de 2013

Escândalo do conselhão leva roseana acabar com os conselhos do governo

O escândalo de nomeações para o Conselho de Gestão Estratégica do governo Roseana Sarney, batizado de ‘Conselhão’, para que cada conselheiro recebesse R$ 5.800,00 por cada reunião, teve forte repercussão negativa na imagem do governo do Maranhão, ao longo das últimas semanas.

Deputados oposicionistas chegaram a protocolar, na manhã de quinta-feira (4), uma representação na OAB/MA pedindo ajuizamento de uma da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o “Conselhão” da governadora Roseana. Foram ampliados de 50 para 206 o número de conselheiros, cada um indicado para receber dos cofres públicos a importância de R$ 5.800,00 por reunião.

Diante da repercussão negativa deste episódio e da ofensiva de parlamentares oposicionistas – que denunciaram o escândalo, a governadora Roseana decidiu nesta sexta-feira extinguir o ‘Conselhão’ e outros Conselhos criados pelo governo do Estado. Sobre o assunto, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) divulgou uma nota, assinada por Sérgio Macedo, no final da tarde desta sexta-feira (5), cujo teor é o seguinte:





“A governadora Roseana Sarney decidiu extinguir o Conselho de Gestão Estratégica de Políticas Públicas, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e os Conselhos de Articulação Regional. Essa decisão alcança, inclusive, os membros do CONGEP que são secretários de Estado.

Tal medida dá início a um programa de manutenção do equilíbrio fiscal tão duramente alcançado durante o seu mandato e que exige redobrada atenção diante da perda de arrecadação que tem se acentuado nos últimos meses.

A governadora também reafirma que essa iniciativa é essencial para que se mantenha o programa de investimentos nas áreas prioritárias de mobilidade urbana, infraestrutura, educação, saúde, combate à pobreza e segurança pública.

Essa medida vai ao encontro das reivindicações da sociedade e de uma nova realidade que o Brasil experimenta. “

São Luís, 5 de julho de 2013

Sérgio Macêdo, secretário de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário