sábado, 30 de outubro de 2010

Oliver Stone diz que Lula pode ser Nobel da Paz

Diretor veio a SP divulgar documentário sobre líderes da esquerda latino-americana
Maurício Moraes, do R7
Júlia Chequer/R7 
Júlia Chequer/R7
Cineasta Oliver Stone elogiou atuação de Lula no acordo com o Irã e disse que, caso iniciativa funcione, brasileiro pode levar um Prêmio Nobel da Paz
O cineasta americano Oliver Stone, conhecido por dirigir filmes como Nascido em 4 de Julho e JFK, esteve na noite desta segunda-feira (31) em São Paulo para divulgar sua nova produção, Ao Sul da Fronteira, sobre a ascensão da esquerda latino-americana.

Ao R7, ele se disse um admirador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o líder brasileiro pode ganhar o prêmio Nobel da Paz pelo acordo assinado no último dia 17 entre Brasil, Turquia e Irã, que estabelece o enriquecimento de urânio iraniano fora do território do país. Os iranianos são suspeitos de tentar fazer a bomba atômica, algo que negam.

- O Lula tem uma grande liderança. Caso ele consiga êxito no resultado do acordo, certamente será indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

O acordo não foi bem recebido pelos Estados Unidos, que devem continuar liderando a proposta de uma quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. As relações entre Brasil e EUA foram brevemente afetadas pelo episódio e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou a dizer que o acordo torna o mundo mais perigoso.

Stone se atrasou cerca de cinco horas para a coletiva.

Acordo é fruto da postura independente do Brasil frente aos EUA

Stone conversou com o público que assistiu à exibição de seu documentário na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). Estavam na plateia, entre outros, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o cineasta Luiz Carlos Barreto.
O cineasta disse que "o acordo está desafiando toda a dinâmica de poder [internacional]." Ele afirmou ainda que o fato de o Brasil contrariar a política dos EUA é um exemplo das profundas transformações que os governos de esquerda trouxeram à região.

- Existem consequências para o mundo inteiro pelo fato do continente estar se tornando mais independente.

Em Ao Sul da Fronteira, Stone entrevista Lula, assim como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez; o da Bolívia, Evo Morales; a da Argentina, Cristina Kirchner; o do Paraguai, Fernando Lugo; e o do Equador, e Rafael Correa. Veja o trailer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário