sábado, 30 de outubro de 2010

O que vi neste último presidencial da Rede Globo


Quando vi a novidade que inventaram para o debate da Rede Globo, pensei logo: é esquema brabo! Ora não haveria embate direto entre os candidatos, o tetê-à-tête deles seria substituído por perguntas de eleitores indecisos... e selecionados por quem? Pelo Ibope que tem tantos pecados eleitorais como a Globo! Tinha esquecido que vão longe os tempos apogístico da Rede Globo, tempos de grandes ousadias como a célebre tentativa de tirar a cadeira de governador do Leonel Brizola pra trás com o Escândalo Proconsult em 1982.
É quem tem dedo queimado às vezes paga sem dever. Mas o novo formato de debate global foi inovador, saiu do modorrento enfrentamento dos candidatos amarrados por mil regras que deixava o ambiente insosso. Mas fica o alerta, este formado potencialmente é favorável a esquemas, de qualquer modo não foi o que aconteceu ontem.
O novo formato, antes de tudo não deu margens à baixaria (A hora em que o bom é fazer o oponente ir mal), e até ajudou a candidata petista ao dificultar as pegadinhas, coisa favorável às velhas raposas como o Serra, e sem pegadinhas a candidata inexperiente  levou vantagem, para ela não havia a tensão de derrapar em potencias armadilhas do opositor. Ficou solta. Ousou até, coisa que não havia acontecido antes. Quando o Serra criticou sem fundamento que a arrecadação dos impostos aumentou, Dilma foi impiedosa ao responder que a carga dos impostos até diminuiu em relação ao governo do FHC, o aumento foi em valores nominais causada pela retomada de crescimento econômico do país no atual governo e se jactou afirmando que hoje não há os pífios índices de crescimento do governo anterior, para a felicidade geral da nação.
Bom, esta é a minha opinião. Já o Claudio Augusto, um dos meus filhos, detestou. Queria mais ação, sem os reiterados e chatos chavões usados nas respostas aos eleitores inquisidores por ambos os candidatos: “essa pergunta foi fundamental, parabéns” ou “muito oportuna a sua colocação”. Achou o debate um desfile onde dois candidatos, de bons corações, tiveram ampla oportunidade de oferecer aos eleitores o melhor do mundo para o Brasil, sem contestações, foi um verdadeiro ambientes de fadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário