terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eleições 2010: Artistas e intelectuais manifestam apoio a Dilma Rousseff

Em evento no Rio de Janeiro, nomes como Chico Buarque e Oscar Niemeyer abriram voto a candidata do PT no segundo turno.
"Vim reiterar meu apoio a essa mulher de fibra que vai herdar o sucesso da justiça social, uma marca do Lula. Somos iguais, não falamos fino com Washington nem grosso com a Bolívia e Paraguai".
Chico Buarque, em ato de apoio a Dilma Rousseff, ontem à noite
As músicas que ouvi e os livros que eu li estão aqui”. Cercada por artistas e intelectuais, Dilma Rousseff reverenciava o que tratou como ídolos. Hoje, eleitores.
PROPOSTAS – Dilma agradeceu as presenças e defendeu investimentos em cultura. “Não existem formas de dar qualidade ao processo sem valorizar as pessoas que fazem parte do processo.” A educação também permeou o discurso.
A candidata falou ainda sobre a campanha. Disse que “em 2002, a esperança venceu o medo”. Agora, acredita que “essa campanha de ódio, que se desencadeou, também vai ser vencida”, citando as estratégias utilizadas pelo PSDB, de José Serra.Leia mais da resposta e veja os meus comentários.

Da arte à política

A cantora Beth Carvalho, que não aparecia em público desde uma operação na coluna, no ano passado, cantou uma versão política de Deixa a vida me levar. “Eu estou me recuperando, mas fiz questão de vir.”
Entre os representantes da classe artística, alguns da Rede Globo, estiveram os atores Paulo Betty, Oscar Prado, Dira Paes, Silvia Buarque, os músicos Alceu Valença, Wagner Tiso, Otto, Yamandu Costa, Rosemary, Lia de Itamaracá, Margareth Menezes e Alcione, além do cartunista Ziraldo e do diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa.
O teólogo Leonardo Boff, a filósofa Marilena Chaui e o sociólogo Emir Sader também marcaram presença. “Hoje pela manhã eu pedi um sinal a Deus. Se Oscar Niemeyer for ao encontro será um sinal infalível que a vitória está garantida”, brincava Boff, referindo-se aos 102 anos do arquiteto. Um documento com 10 mil assinaturas de apoio foi entregue a campanha petista. Entre elas, nomes de eleitores de Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) no primeiro turno.
POLÍTICOS - Compareceram a ministra Nilcea Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), os ex-ministros Márcio Thomas Bastos (Justiça) – que entregou um manifesto de apoio em nome dos advogados do Brasil –, Carlos Minc (Meio Ambiente), e os governadores eleitos do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e Jacques Wagner (PT), além do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).
Militantes do PT, representantes dos movimentos gay, negro e religioso empunhavam bandeiras e cantavam músicas da campanha. Do lado de fora, telões na calçada transmitiam o evento. O coro lembrava velhos jingles que remontam à primeira vez que Luiz Inácio Lula da Silva da Silva foi candidato a presidente, em 1989: “Olê, olê, olá, Dilma, Dilma…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário