sábado, 28 de maio de 2011

O QUE É SUPERÁVIT PRIMÁRIO?

O QUE É SUPERÁVIT PRIMÁRIO?



Em um orçamento público, o superávit significa uma receita maior que à despesa em virtude de um aumento da arrecadação ou um arrefecimento dos gastos.

Já quando nos relacionamos a balança comercial, significa que o valor das exportações é superior ao das importações.

Com relação ao balanço de pagamento, significa que a somatória de todas as entradas de divisas em virtude das várias operações realizadas com o conjunto dos demais países é superior às saídas de divisas originadas nessas mesmas operações.

Para entendermos melhor o significado da expressão superávit primário, basta lembrarmos que seperávit significa lucro ou um resultado positivo.

Surge quando no final de um exercício ou período verificamos que os gastos foram inferiores ou menores que as receitas. Isso pode ser aplicado tanto no caso de um orçamento familiar, como nas empresas e no governo.

Em síntese, podemos afirmar que superávit primário é quando os impostos arrecadados pelo governo são maiores que as despesas realizadas, excluindo-se os juros e a correção monetária da divida pública, em virtude de não fazerem parte da natureza operacional do governo.

O superávit primário, funciona como termómetro para sinalizar como o governo está administrando suas contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário