sábado, 14 de maio de 2011

Cabala e o misticismo em época de Nova Era

Muita gente já ouviu falar em Cabala, principalmente os esotéricos (aqui estou falando como uma não judia para não judeus). Há até quem se diga cabalista sem nunca ter pisado numa Sinagoga, sem conhecer a Torá e muito menos o Talmulde… Geralmente vemos muito disso no meio esotérico graças a influência de Eliphas Levi (que de judeu só tinha o pseudônimo…), na verdade Eliphas Levi Zahed autor de vários livros ligados a Alta Magia, dentre os mais famosos livros dele se encontra Dogma e Ritual da Alta Magia.
Eliphas Levi Zahed é um pseudônimo e dizem que este pseudônimo nasceu de uma tradução de seu nome lphonse Louis Constant, há quem o chame de abade, o fato é que ele estudou para ser padre sim, nunca para ser rabino… e nunca ele chegou a ser ordenado padre. Como eu não sei hebraico, não posso dizer se concordo ou não quanto a tradução do nome para o hebraico. Mas uma coisa eu sei a respeito dele, a sua obra junto com a de Papus (seu discípulo)  e de Aleister Crowley, influenciaram de forma extremamente negativa o pensamento ocidental, ao misturar elementos desconhecidos, inclusive aos próprios autores citados a mística ocidental, como é o caso da Cabala. Eles torceram e distorceram a Cabala de forma a torna-la irreconhecível e a transforma-la em objeto de magia.
A Cabala é antes de tudo a mística judaica, então ela só pode ser vivida e compreendida dentro do contexto judaico. O que sair disso é heresia mesmo, não tem outro nome para isso e as vezes essa heresia beira ao blasfemo.
Existe toda uma escada de conhecimento a ser adquirida antes de se poder pensar em Cabala, primeiro você precisa aprender e acreditar na Torá (que é antes de tudo a Lei e também a disposição de Deus sobre a realidade material, espiritual e emocional), depois você precisa aprender sobre o Talmulde que é tradição oral judaica e também uma expansão e um aprofundamento do conhecimento e da prática da Torá e aí você poderá começar a talvez pensar em aprender sobre Cabala.
A mística não nos serve para nos tornarmos seres mais poderosos, mas sim para nos aproximar de Deus. Então quem busca poder não afina com a Cabala e acabará por se perder no pomar e não sairá ileso dele. A Nova Era com seu sincretismo religioso, porque no fundo é isso que a Nova Era é, acabou por gerar distorções absurdas e a misturar coisas que não tem nada em comum, feito certos cultos satânicos colocarem símbolos supostamente cabalistas, quando não são cabalistas são simplesmente apropriações indevidas e invoções blasfemas de Eliphas Levi de algo que ele realmente não conhecia e assim blasfemaram um conhecimento puro e geraram uma ideia distorcida da Cabala.
Eu acredito que essa distorção vem do anti-semitismo medieval que ficou de tal modo entranhado na tradição europeia que acabou por gerar e parir esse absurdo e criar toda essa rede de confusão.  Não vou nem pronunciar sobre o Zoahar, porque embora eu o tenha lido, confesso que nada sei a respeito, pois não o vejo citado em nenhum site judaico ao qual eu tive acesso até hoje e como conheço bem pouco sobre judaísmo me calo a esse ponto. Mas ainda que o Zohar fizesse parte da Cabala judaica de fato e de direito, ele seria o grau mais alto. Então começar por ele é que nem começar a construir uma casa pelo telhado… ou seja, não faz sentido algum.
Eu não sei o que você busca, mas sei o que eu busco, eu estou tentando seguir as pegadas do Criador, daquele grande construtor que nos possibilitou a vida e tudo que há.  Então eu me debruço sobre a física, sobre a matemática, sobre a química (e estou quase me permitindo ler mais sobre biologia, e a gostar dela) e me debruço sobre a minha Bíblia, espero um dia poder estudar a Torá, saber mais sobre ela realmente, sobre o Talmulde, mas sei que isto é possível apenas numa sinagoga. Então fiz um acordo com o Eterno que se Ele quiser que eu cruze esse portal da realidade espiritual Ele me dará um sinal e então eu cruzarei, caso contrário permanecerei de fora, mas sempre respeitando e amando aqueles que conseguiram cruzar.
O Islam me ajudou em muita coisa, em especial me serviu como um bom balizamento moral, mas não me tocou o coração de fato, já quando eu escuto um ensinamento de origem judaica é como se mais uma fonte luz se acendesse em meu coração e como se mais um pouco de luz entrasse nele. Daí eu procurar hoje mais sobre judaísmo do que sobre islamismo, embora eu deva muita coisa boa na vida ao Islam e a seu estudo.
Nasci cristã e permaneço cristã, não por comodidade, mas porque é o meu aprisco no momento, não sei se o será para toda vida, mas hoje é e ainda bem que o Eterno tem muitos apriscos ;)
Não vejo a Nova Era com bons olhos, porque como eu digo a Nova Era é um balaio de gatos, onde esses gatos não combinam entre si e brigam feio… Um estudo mais profundo de seus componentes ideológicos e religiosos  mostra isso.
Como eu disse em outro post eu quero construir um belo castelo, então eu busco o Eterno e não um meio de alterar a realidade ao meu bel prazer (como a magia e outras artes ensinam, quem pratica, ou já praticou, lê ou já leu sobre isso sabe do que eu estou falando…). O que eu busco é a Luz e essa Luz só o Eterno pode dar, então muito cuidado com aquela doutrina que pretensamente quer te  iluminar, mas não te conecta com o Eterno, cuidado com a promessa de poder… Isso é um atalho que dá num abismo profundo.  Nós não temos luz própria, apenas podemos ou não refletir a Luz que vem do Eterno, porque Ele sim é fonte de toda Luz, e é Ele e só  e somente Ele que realmente é Luz. Quem é verdadeiramente iluminado sabe respeitar antes de tudo a ordenança divina a respeito das coisas e das pessoas, então essa pessoa não lança mão de magia, de controle da mente do outro e outros tipos de guerrilhas espirituais que só trazem destruição para quem as praticas. Cuidado, tenha muito cuidado com o que você faz, porque o que você faz é o que você recebe, porque o cerne de toda Torá é não façais aos outros aquilo que você não que querem que te façam. Esse é o limite dado pelo próprio Construtor Universal e quem quebra essa regra se dá mal, porque vive em choupanas imaginando estar em um castelo, imaginando ter um poder que não tem… e isso nada mais é do que sinal de loucura e das piores possíveis: loucura espiritual.
Site recomendado para quem quiser saber mais sobre judaísmo:
http://www.chabad.org/
É  o melhor site que eu conheço, mas nada substitui uma boa Sinagoga. Nesse site você encontrará endereços onde você pode realmente aprender sobre Cabala e tudo mais que a envolve em todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário