domingo, 1 de abril de 2012

Cachoeira usava servidores para contrabando, afirma PF


 Funcionários de Infraero e Receita em Brasília ajudavam a liberar bagagem

Em gravação feita pela polícia, empresário liga de Miami para combinar como iria ser a entrada no Brasil 

 Gravações feitas pela Polícia Federal revelam que o grupo do empresário Carlos Cachoeira utilizou servidores da Infraero e da Receita Federal para obter facilidades na entrada e saída de mercadorias contrabandeadas no aeroporto de Brasília.
Preso desde o dia 29 de fevereiro, Cachoeira é acusado de comandar um esquema ilegal de jogos caça-níquel.
Um dos citados nos diálogos é Raimundo Costa Ferreira Neto, servidor da Infraero (estatal que administra aeroportos) com sala no terminal.
O outro é Wagner Wilson de Castro, inspetor-chefe da Alfândega da Receita em Brasília, chamado durante a madrugada para liberar malas do grupo de Cachoeira.
Segundo a investigação da PF, o servidor da Infraero, chamado de Ferreirinha, "tem como função facilitar a chegada de material contrabandeado/descaminhado" do grupo de Cachoeira.
Seu telefone foi monitorado, com autorização judicial. Numa conversa em 4 de janeiro de 2011, Cachoeira estava em Miami e acertou com o sargento da Aeronáutica Idalberto Matias, o Dadá, a volta ao Brasil, por Brasília.
Apontado no inquérito como o araponga do grupo, Dadá informou a Cachoeira que iria procurar Ferreirinha.
Minutos depois, Dadá volta a falar com Cachoeira e avisa: "Ele falou que pode vir aqui por Brasília."
Oito dias depois, Dadá e Cachoeira discutem a chegada a Brasília de outras pessoas do grupo e acertam o número de malas e a roupa de um deles para passar pela fiscalização: uma camisa roxa.
Em outra gravação, uma pessoa não identificada orientou Dadá sobre como evitar a fiscalização: "Se titubear, mandam entrar".
Dadá ligou para Cachoeira da sala do funcionário da Infraero. "Cheguei agora aqui na sala do Ferreirinha, tô com ele aqui." E repassou pedido do servidor: "Ele só tá cobrando o uísque dele". Cachoeira responde: "Tá bom, vou dar".
O chefe da Alfândega da Receita no aeroporto, Wagner de Castro, não foi monitorado, mas é citado como alguém que teria ajudado o grupo.
Numa noite, foi chamado para solucionar impasse envolvendo malas de Cláudio Abreu, diretor da Delta Construção e denunciado pelo Ministério Público Federal.
Num diálogo, Dadá disse que o servidor da Receita foi "solícito". Em outro, o dono da Delta afirma que visitaria Castro para "agradecer a cortesia" e "levar uma agenda". 
LEANDRO COLON

FERNANDO MELLO
FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário