terça-feira, 18 de outubro de 2011

Medicina

A grande virtude da medicina não está nos seus aparatos científicos, nem nas maquinas fantásticas, mas nos seus profissionais que escolheram a solidariedade como forma de vida.
Enquanto houver um mesmo pensamento, enquanto houver uma forma virtuosa de se fazer medicina, ai sim, estará à mão de Deus como reflexo maior na esperança dos que sofrem.
Enquanto houver um mínimo de principio Hipocrático, ai sim persistirá a medicina com dom do amor, do ajudar, diferente da medicina que se emborca na lama pelo mercantilismo desenfreado e desrespeitoso com o próprio paciente e a consciência de que pratica.
Antes de ser um técnico, o médico é um homem que para exercer a sublime missão deve estar cima de tudo e em harmonia consigo, deve exercer a sua compaixão como forma para compensar as dificuldades e frustrações.
Por este mundo do meu Deus ainda existe o médico que todo cliente sonha: não o que tente ignorar a sua dor, não o que não se comove com suas lagrimas e ou num momento maior foge a luta.
Sonha-se sempre com o médico que esclarece, tranqüiliza, conforta, mesmo diante da perda de todas as condições técnicas é capaz de continuar lutando e trazendo noticias aos familiares de que a morte não existe, de que não há perdas, mas a libertação.
O médico é humano trás consigo todas as incerteza e angustias de todos os homens, inclusive o medo da morte, porém com sua fé junto a sua aprendizagem maior é capaz de levantar edifícios a virtude e templos a esperança de salvação. 
É ilusão acreditar que o conhecimento do corpo físico, traz ao médico algum privilégio maior, ao contrário ele é responsável pela manutenção da vida de seu cliente e luta sempre contra o inimigo que muitas das vezes não vencerá. Muitos médicos desistem de sua luta ou buscam o suicídio com forma de sua frustração, outros recorrem a especialidades light para evitar o contacto com o inevitável e doloroso.
Fugir do esforço maior ao combate a dor, onde a lágrima corre a distancia e a perda não prevalece,faz com que o médico demonstre sua insegurança, se torne não pequeno, mas distanciado das agonias que reinam em cada cama de hospital.

Dr. Rafael Holanda
Médico



Nenhum comentário:

Postar um comentário