sábado, 21 de setembro de 2013

Médicas cubanas que vem Afogados da Ingazeira são esperadas no aeroporto de Recife

Médicas cubanas chegam a Afogados e conhecem cultura e culinária do sertão do Pajeú
As médicas cubanas
O Secretário de Saúde de A- fogados da Inga- zeira, Gildázio Moura, foi ontem ao Recife, pessoal- mente, buscar as duas primeiras mé- dicas Cubanas que atuarão em A- fogados da Inga- zeira.
Na chegada, elas conheceram a cidade, visitaram a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios e seguiram para a recepção organizada pelo Prefeito José Patriota, na pousada de Brotas. Elas receberam das mãos do Prefeito cestas contendo algumas das delícias da culinária sertaneja, como rapadura preta, batida de rapadura na palha, alfenim, mel agroecológico e castanhas da cooperativa mãos crioulas, produzida pelas associações rurais de Umbuzeiro e Leitão da Carapuça. A noite foi animada com apresentações de frevo, reisado e xaxado, pelo balé popular de Afogados, e show musical de Gustavo Pinheiro, que caprichou na interpretação de músicas de Maciel Melo, Luiz Gonzaga e outros artistas nordestinos.
As médicas ficaram impressionadas com a beleza de Afogados da Ingazeira e se emocionaram com a calorosa acolhida que tiveram em sua chegada. Com larga experiência em saúde da família e atenção básica, as médicas Mônica e Mirna já prestaram seus serviços em países da África, como Gana e Angola, e na Venezuela, na época do ex-presidente Hugo Chávez.
Em sua sau- dação, o Prefeito José Patriota des- tacou a genero- sidade e a hos- pitalidade do povo afogadense e elo- giou o programa “Mais Médicos”. “Foi uma iniciativa do Governo Federal necessária, corajosa, que tem todo o nosso apoio e vem ajudar a rompermos com as amarras do corporativismo e na defesa do povo brasileiro, sobretudo os mais humildes, que tanto necessitam de um serviço público de saúde com mais qualidade,” avaliou Patriota.
Falando em nome dos servidores da saúde, o médico Edmilson Policarpo elogiou a iniciativa da Prefeitura em aderir ao programa – Afogados da Ingazeira foi um dos primeiros municípios do Brasil a assinar o termo de adesão. “O nosso povo está de braços abertos para recebê-las. Cuba é o berço do programa de saúde da família, e temos muito a aprender com as colegas cubanas que chegam a Afogados,” afirmou Dr. Edmilson.
Nas próximas duas semanas passarão por um período de adaptação. Elas conhecerão todo o município, incluindo a zona rural, as unidades de saúde, e terão reuniões para conhecerem o mapa epidemiológico do município, as estratégias e o planejamento da Secretária Municipal de Saúde. Segundo o Secretário de Saúde, Gildázio Moura, até Novembro mais quatro médicos cubanos chegam para atender a população de Afogados da Ingazeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário