Cova foi aberta no quintal da mansão do empresário, nos Jardins, em SP.
Campanha diz que órgãos são mais valiosos que Bentley de R$ 1 milhão
Tatiana Santiago
Do G1 São Paulo
O empresário Chiquinho Scarpa anunciou nesta sexta-feira (20) que a promessa de enterrar seu Bentley Continental se tratava de uma estratégia para divulgar a doação de órgãos. O enterro do carro de luxo estava prometido desde segunda-feira (16) pelo conde através do seu perfil no Facebook.
Nesta manhã, Scarpa colocou o carro dentro da cova aberta no jardim da mansão e anunciou o lançamento da Semana Nacional de Doação de Órgãos, de 23 a 29 de setembro. A campanha tem como slogan: “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos”.
“Eu fui julgado por querer enterrar uma Bentley, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas enterra coisas muito mais valiosas que meu carro. Elas enterram corações, rins, fígados, pulmões, olhos. Isso sim que é um absurdo. Com tanta gente esperando por um transplante, você ser enterrado com seus órgãos saudáveis que poderiam salvar a vida de várias pessoas, é o mais desperdício do mundo. O meu Bentley não vale nada perto disso. Nenhuma riqueza, por maior que seja, é mais valiosa que um único órgão, porque nada é mais valioso do que uma vida", anunciou Scarpa.
Coroas de flores foram colocadas em volta da "sepultura". Pouco depois das 11h, Chiquinho Scarpa saiu da casa, foi até o quintal e assistiu a colocação do Bentley dentro da cova - ele chegou a limpar os olhos com um lenço. Antes que a primeira pá de terra fosse lançada, convidou os jornalistas para dentro da mansão, onde anunciou a campanha pela doação de órgãos e informou que seu carro não seria enterrado.
"Eu não sou louco: eu não vou enterrar minha Bentley. Eu fiz tudo isso para conscientizar as pessoas de um problema grave, que é a doação de órgãos no Brasil”, disse o conde.
“A Semana Nacional de Doação de Órgãos é a oportunidade para que cada brasileiro manifeste sua vontade para sua família, o seu desejo de ser doador e essa foi uma maneira peculiar com que o Chiquinho se manifestou como doador de órgãos”, disse o médico José Osmar Medina Pestana, presidente da associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
De acordo com ele, para ser doador basta a pessoa comunicar seu interesse para a família. O Brasil é o segundo país do mundo no número de transplantes, só perde para os Estados Unidos.
Na segunda, Scarpa postou uma foto ao lado do veículo, com uma ave de estimação na mão. Na legenda, o anúncio: “Decidi fazer como os faraós: essa semana vou enterrar meu carro favorito, o Bentley, aqui no jardim de casa!! Enterrar meu tesouro no meu palácio rssss”.
Na terça-feira (17), ele mostrou a primeira imagem do buraco. No dia seguinte, Scarpa apareceu manobrando uma escavadeira no próprio quintal. "Como não deu para terminar o buraco no braço, chamei uma escavadeira!!!", escreveu como legenda para a postagem no Facebook.
Antonio Gomes
ResponderExcluirFoi um jogo de publicidade, queria chamar a atencao para a importacao da doacao de orgaos, ja que segundo ele, muitas pessoas orgaos, mais valiosos do que o carro dele
Ildebrando José Paranhos
ResponderExcluirEsse cidadão deveria estar num manicômio internado ad eterno. E, sem dúvida seu dinheiro, que com certeza foi ajuntado com suor e lágrimas de operários e camponeses ao longo da história ser empregado na reconstrução da saúde pública brasileira.
Gustavo Nardini
ResponderExcluirde idiota a herói, ao menos tá dizendo algo importante!
Toninho Sari
ResponderExcluirPORQUE QUE ELE NÃO ENTERRA NO RABO JA QUE ELA GOSTA!kkkk
Reinaldo Marques de Aguiar
ResponderExcluirSair na mídia , custa carro...quem mandou ser babaca...
Adriano Darde Kohls
ResponderExcluirCriativo, bom o apelo da campanha o que uma boa assessoria não faz?
Reinaldo Marques de Aguiar
ResponderExcluirQuem nunca amou ou foi amado acaba se enterrando em vida. Esse carro poderia ser transformado em sorrisos de crianças, idosos , deficientes e orgulho para o rapaz...Pobre menino rico...
Jairo Dias
ResponderExcluirEsse cara gosta é de aparecer, ele devia era ajudar a quem precisa ai sim seria uma atitude nobre
Achei mais bizarro que o pessoal esquece que o dinheiro que ele iria enterrar poderia ser transformado em água potável pra algumas centenas de famílias sem acesso a esse recurso básico, e que morrem por conta disso. Ou seja, seus órgãos salvam vidas, claro (!!!), mas contrapor isso ao enterro de um bem de luxo (e foi o que ele fez, vide link) por excentricidade não diminui o absurdo que teria sido se ele tivesse realmente executado o enterro... Não é meu herói, tá longe disso, mesmo depois desse hype mal feito.
ResponderExcluirRafael Galdêncio
achei muito foda o que ele fez, mesmo achando ele um idiota, o que ele fez foi admirável.
ResponderExcluirNascimento Hitch
Eu curti, caí q nem um marreco e xinguei ele de tudo quanto é coisa. A mensagem foi bacana, do jeito dele.
ResponderExcluirWagner De Lara Machado
Legal o lance da venda de órgãos. Foi um tapa na cara de muita gente, mas ainda é idiota enterrar o carro.
ResponderExcluirLaryssa Carvalho
Ele não enterrou de verdade :S
ResponderExcluirTiago Bim Garcia
Gente,
ResponderExcluirMas os parentes estão querendo interditar ele, ou seja ele não mais vai puder mandar no que é dele, já que a justiça pode fazer isto quando acha que a pessoa está pródiga (doido, esbanjador, etc)
olha o link http://oultimodosmoicanos-claudiomar.blogspot.com.br/2012/09/chiquinho-scarpa-pode-perder-o-direito.html
o que vcs acham? Eu acho que deveria sim, só um louco ia enterrar um carro de milhão, agora ele com medo está mudando de conversar!
Pedro Paulo Rodrigues
João Marcello Ortega
ResponderExcluirPeraí... vocês LERAM? Entenderam o que aconteceu? Chegaram ao final da informação e viram que foi uma campanha de doação de órgãos?
Antônio José Lopes Alves
ResponderExcluirNeste caso em particular, mesmo um traste parasitário como ele pode ser bom ao menos uma vez na vida.
Denise Callado
ResponderExcluirele deve estar desesperado para arrumar um órgão pra ele que deve estar deficiente. Os da deep web devem estar escassos
Vinícios Debastiani
ResponderExcluirduvido que essee foi o propósito inicial dele, mas tudo bem.
Vinícius Macêdo
ResponderExcluirEu antes de saber que a notícia era uma jogada de marketing:
"Foda-se, o carro é dele."
Eu depois de saber que a notícia era uma jogada de marketing:
"Foda-se, o carro ainda é dele. Será que ele aceita um rim meu em troca?"
kkkkkkkkkkk
Ândryh Leone
ResponderExcluirIDIOTA
Plinio Moroni
ResponderExcluirNada como nascer em berço de ouro,viver a vida inteira numa redoma de vidro cheio do dinheiro,rodeado de miseráveis sem dar a minima e mesmo assim estar preocupadíssimo com o que os outros acham ou deixam de achar,e' o cúmulo da babaquice...
Sandoval Pinheiro Matos
ResponderExcluirEsse cara é um doente , com tanto dinheiro vai morrer sozinho , triste abandonado , só em olhar no semblante da pra perceber que é uma pessoa infeliz , como tantos outros , que tem dinheiro , fama mais é um coitado , ão sabe nem aproveitar a vida , uns se matam nas drogas , outros se fecham no mundinho deles , esses caras passa a vida nem amigo fazem , quando muito arrumam só puxa sacos , se for hétero as mulheres só querem por interesse , pasa um tempo e deixa o cara mais infeliz ainda , se homossexual , as vezes tem que pagar garotos de programas pra transar , depois do ato é tristeza e depressão , é sempre assim ...
Francisco Pacholok
ResponderExcluirÉ... o fato de haver gente que não doa órgãos não justifica uma atitude estúpida como enterrar um carro no jardim.
Francisco Pacholok
ResponderExcluirAliás é uma comparação no mínimo imbecil.
há 8 horas ·
Anderson Silva Greghi
ResponderExcluirE cade as provas de que a menina foi espancada? E em qual parte do vídeo o Feliciano disse pra menina ser espancada? Puta merda, essa pagina tá pior que a pagina do cai a farsa. Só cara querendo arrumar briga religiosa.