O
candidato do PT lidera entre os eleitores de Russomanno e entre os que optaram
por Chalita no 1º turno
DE SÃO PAULO
A primeira pesquisa Datafolha
para o segundo turno em São Paulo mostra o candidato do PT, Fernando Haddad,
dez pontos à frente do tucano José Serra (PSDB).
No levantamento feito ontem e
anteontem, Haddad alcançou 47% das intenções de voto totais, Serra obteve 37%.
Declarações de voto em branco, nulo ou em nenhum dos dois somam 8%. Outros 8%
não sabem em quem votar.
Pelo critério dos votos válidos
(conta que exclui brancos e nulos), o petista vence o tucano por 56% a 44%.
Haddad lidera em quatro regiões
da capital. Suas maiores vantagens ocorrem nos extremos leste e sul, as duas
regiões mais populosas.
Na área denominada leste 2 pelo
Datafolha -conjunto que agrupa Guaianases, Itaquera e São Mateus, entre outros
distritos-, ele vence por 56% a 27%. Essa região reúne 20% do eleitorado.
Na sul 2 -Grajaú, Parelheiros e
Santo Amaro, entre outros (21% do eleitorado)- ganha por 56% a 29%.
Já Serra tem mais pontos que
Haddad nas regiões leste 1, norte 1, oeste e central, bem menores. Juntas, elas
têm 38% do eleitorado.
O Datafolha também perguntou
aos eleitores em quem eles votaram no primeiro turno. Assim, é possível medir o
comportamento dos que optaram por Celso Russomanno (PRB), o terceiro da disputa
com 21,6% dos votos válidos, e dos que optaram por Gabriel Chalita (PMDB), o
quarto, com 13,6%. Haddad lidera nos dois grupos
Entre os que dizem ter votado
em Russomanno, vence por 56% a 25%. Entre os que afirmam ter optado por
Chalita, ganha por 43% a 34%.
Ontem à noite, Haddad evitou
comemorar a liderança. "Temos muita humildade com esse resultado. Muita
cautela", disse. Ele voltou a afirmar que espera receber votos dos
eleitores de Chalita e Russomanno por considerar que as duas candidaturas
também fizeram oposição ao prefeito Gilberto Kassab (PSD), apoiador de Serra.
No comitê tucano, o resultado
gerou frustração. O PSDB especulava que uma diferença de até cinco pontos seria
"realista" e "reversível".
Encomendada pela Folha em
parceria com a TV Globo, esta rodada do Datafolha entrevistou 2.090 pessoas, o
que resulta numa margem de erro de dois pontos.
O nível de confiança de 95%.
Significa que, se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, os
resultados estariam dentro da margem de erro prevista em 95 ocasiões.
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