quarta-feira, 29 de junho de 2011

Primeira união homoafetiva na PB aconteceu nesta terça, dia do orgulho gay

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no início de junho, de regulamentar a união homoafetiva no Brasil, a Paraíba tem sua primeira união estável homoafetiva celebrada nesta terça (28) que também é o dia internacional do orgulho gay. Edvaldo Fernandes e Virgílio Filho, comerciantes de João Pessoa, oficializaram a união no cartório Travassos, no Centro, diante de dezenas de pessoas.
O casal já vive junto há 30 anos, com o documento reconhecido pelo STF eles poderão obter de maneira bem mais fácil benefícios como pensão alimentícia, herança, registros de dependência em planos de saúde e adoção de filhos.
O registro é feito de forma rápida, em pouco mais de 20 minutos. Casais como Eduardo e Virgilio são 885 em toda Paraíba, segundo dados do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A luta agora é para o reconhecimento da união como casamento civil, o casal pretende entrar na justiça para ter esse direito garantido. Apesar da divergência dos populares com relação a união, mas o que foi decidido pelo casal e respaldado na justiça, não muda.
Quando a cerimônia terminou, o tradicional costume de jogar arroz não faltou. Apesar de a união não ser um casamento, é reconhecida pela sociedade.
Os primeiros
Em novembro de 2010 outro casal homossexual paraibano firmou o compromisso mediante o registro em cartório de união estável. O fato ocorreu no município de Cajazeiras, no Sertão paraibano com direito a tudo que uma festa de casamento exige. O decorador Felipe e seu companheiro Tiago reuniram dezenas de convidados na casa de recepções La Fiesta e comemoraram a união homoafetiva.

O casamento teve direito a todas as formalidades necessárias de uma cerimônia normal: troca de alianças, padrinhos e festa para os convidados. Os familiares de ambos os noivos estiveram presentes no evento. No convite, os jovens escolheram a seguinte frase: "A vida une pessoas certas no momento certo. Que este seja o nosso destino".
Marília Domingues do Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário