sábado, 12 de outubro de 2013

O Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo


O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões. No ano passado levou cerca de 2,2 milhões de pessoas às ruas de Belém (PA). A procissão correu sem problemas graves.
Durante o percurso, a multidão de fiéis segue uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde a Igreja da Sé até a Igreja Basílica da cidade. O trajeto tem 3,6 quilômetros.
Ao final, a imagem é devolvida para seu santuário, numa praça em frente à Basílica, onde é feita uma cerimônia.
O cortejo do ano passado demorou 5 horas e 30 minutos, o que é considerado rápido. Começou por volta das 6h30 e terminou às 12h. Em 2004, a cerimônia levou nove horas.
Como é tradicional --esta foi a 219ª edição do Círio na cidade--, o local mais dramático e extenuante da procissão foi a corda, que fica atrelada à berlinda na qual a imagem da santa é colocada.
Sob sol forte e temperatura por volta de 33º C, milhares de pessoas lutavam para conseguir segurar ou mesmo tocar os 400 metros da corda.
Outro momento dramático ocorreu quando as pessoas que estavam pagando promessas (os "promesseiros") chegaram à praça do santuário. Alguns deles faziam o trajeto de joelhos ou andando de quatro.
Quase todos saem horas antes da imagem partir da Sé. Ao final, boa parte precisa de tratamento médico.
A edição do ano passado foi a mais cara da história (custou cerca de R$ 2 milhões) e chegou a ser um dos assuntos mais comentados por brasileiros na rede social Twitter.
Os símbolos
O Círio tem vários objetos simbólicos que podem ser apreciados durante o seu trajeto. Os principais são:
A berlinda, que leva a imagem da Santa;

A corda, que sustenta a fé na padroeira dos paraenses, possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido, que requer maior sacrifício físico e emocional. No ano de 2005 a direção do Círio, modificou o formato da corda, que ao invés de contornar a berlinda como normalmente era feito, a corda ainda do mesmo tamanho, veio na forma de um rosário, na tentativa de que não ocorressem atrasos no traslado, como já havia ocorrido anos antes.
O manto é mais um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a figura de Nossa Senhora. O manto tem sempre uma conotação mística, relatando partes do evangelho. Confeccionado com material caro e importado.
Os carros de promessas ou dos milagres, que recolhem os ex-votos ilustrativos das graças alcançadas pelos fiéis; As crianças, tradicionalmente vestidas de anjos; as homenagens de fogos de artifício, queimados durante a passagem da imagem pelas ruas do centro histórico de Belém.
Outros símbolos também integram a tradição: As novenas, ciclos de orações realizadas durante as semanas que antecedem a festividade, por devotos que realizam pequenas romarias pelas casas de vizinhos. Os cartazes oficiais anunciando a festividade. O almoço com a família, realizado no domingo da procissão, como um ato de comunhão. Tradicionalmente é composto de: Pato no tucupi, tradicional prato da culinária paraense, acompanhado de arroz branco. Maniçoba, também tradicional item da culinária da região.
.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário