quinta-feira, 24 de abril de 2014

CAZUZA...UM IDIOTA MORTO...

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto: 
  'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados". 
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? 
 Concordo que suas letras são muito tocantes,  mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. 
       Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.               
    No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos.  A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. 
           São esses pais que devemos ter como exemplo? 
       Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. 
           Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante. 
            Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra,  um verdadeiro criminoso.  Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. 
           Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. 
            Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? 
            Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor. 
            Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito  se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário? 
            Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. 
            Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.                 
            Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será,  o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.' 

                     Karla Christine 
                    Psicóloga Clínica 
                            
                                        Leu ? 
                   Concorda com a psicóloga?

9 comentários:

  1. Querida senhora que nao te conheço.
    vai tomar naquele lugar, vc ta maluca de falar mal do Cazuza assim, vc fala mal dele na sua rodinha de amigos bebendo cerveja. porque queria que te chamassem de marginal, ou te julgassem ?
    se ele foi ou nao um marginal, problema é dele,e mesmo assim ele foi considerado um dos maiores poetas da geraçao e até hoje faz sucesso. eu só tenho 14 anos e tenho cultura por gostar dele, se vc nao tem enfia esse texto no CÚ :@

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apenas um graduando em psicologia, e na minha visão você se equivocou! Existem outras maneiras de mostrar a realidade do que é certo e errado sem fazer com que as pessoas deixem de admirar o Cazuza! O que devemos mostrar é que a filosofia de vida do Cazuza não serve como exemplo, mas as musicas dele sim. Vivemos em uma sociedade alienada, em que são musicas e pensamentos críticos como os do Cazu que nos fazem pensar e refletir. O Cazuza foi um grande gênio, independente das suas "idiotices" como pessoa, e eu sempre vou admira-lo. Então, senhora Psicologa, pensamos melhor antes de julgar alguém!

    ResponderExcluir
  3. Como já dizia Cazuza; "Eu estou cansado de tanta babaquice, de tanta caretice, desta eterna falta do que falar. Dias sim, dias não, eu vou sobrevivendo sem nenhum arranhão da caridade de quem me detesta... A tua piscina esta cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos."

    ResponderExcluir
  4. concordo em tudo o que a postagem diz.
    Cazuza só é cultuado pq ainda rende dinheiro.
    simples assim.
    nunca foi exemplo de MERDA nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Dona 'Karla" ao que me parece é uma pseudo psicóloga , limitada, bitolada, atrasada e desconhecedora da liberdade que os pais tem para educarem seus filhos para serem felizes. Cazuza era um poeta, e não importa se era maconheiro ou o que ele quisesse . ABSURDO é dizer que CAZUZA era um traficante ! Cuide bem da sua filha "dona Karla" para que outros não venham a difama-la como você esta fazendo gratuitamente com o Sr Agenor. Você nunca pisou numa Faculdade de Filosofia !

    ResponderExcluir
  6. Quem é essa mulher para falar mal de Cazuza? O que vc fez ou faz de grande, além de usar o nome do Cazuza? Reveja vc seus conceito imundos e arcaicos, Cazuza foi grande, coisa que vc nunca será e como psicologa deveria saber que certo e errado é relativo portanto pense melhor antes de falar de alguém que é grande pelo que fez e antes de sair julgando um ídolo nacional. Contribua para a sociedade de forma positiva e engula seus "achismos" sobre o Cazuza!

    ResponderExcluir
  7. "Agora eu vou cantar pros miseráveis
    Que vagam pelo mundo, derrotados
    Pra essas sementes mal plantadas
    Que já nascem com caras de abortadas
    Pras pessoas de alma bem pequena
    Remoendo pequenos problemas
    Querendo sempre aquilo
    Que não têm
    Pra quem vê a luz
    Mas não ilumina suas mini-certezas
    Vive contando dinheiro
    E não muda quando é lua cheia
    Pra quem não sabe amar, fica esperando
    Alguém que caiba no seu sonho
    Como varizes que vão aumentando
    Como insetos em volta da lâmpada
    Vamos pedir piedade
    Senhor, piedade
    Pra essa gente careta e covarde
    Vamos pedir piedade
    Senhor, piedade
    Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.
    Quero cantar só para as pessoas fracas
    Que tão no mundo e perderam a viagem
    Quero cantar os blues
    Com o pastor e o bumbo na praça.
    Vamos pedir piedade
    Pois há um incêndio sob a chuva rala
    Somos iguais em desgraça
    Vamos cantar o blues da piedade..."

    Ele deixou relíquias como essa música exatamente para idiotas como a senhora, Doutora!

    ResponderExcluir
  8. De merda por merda o melhor é ser o que é, sem ser influenciado por porcarias que querem enfiar de garganta abaixo da juventude atual um mal exemplo igual foi, o cantor cazuza .

    ResponderExcluir
  9. Cazuza é Cazuza foi e sempre será polemico, sempre trará a sociedade o gosto amargo da verdade e por está sempre a frente se sua geração até hj é lembrado... e vc é apenas um tipinho de gente que paga de politicamente correto por que é passivo, quem age dessa forma é um ser totalmente desprovido senso crítico pois só enxerga o que hj é excomungado pela mídia e por essas igrejas fascistas. Querido(a) melhore!

    ResponderExcluir