domingo, 12 de maio de 2013

Blogueira perde 33kg em dez meses e vira celebridade na internet pelo corpão

O antes e depois de Michele Franzoni: dez meses e 33kg jogados fora Foto: divulgação
O que o estresse não faz...
Diante de uma situação extrema, a gaúcha Michele Franzoni, de 35 anos, viu seu corpo se transformar e engordou, em pouco tempo, mais de 30 quilos. Deprimida, não gostava de fazer fotos e quando acontecia, quase sempre estava com o olhar triste.
Antes e depois: o olhar triste da antes gordinha deu lugar ao sorriso vibrante
Decidida a mudar, Michele se municiou de força de vontade e encarou dieta e exercícios. Hoje, com 33 kg a menos em apenas dez meses, a moça deixa qualquer garotinha sarada no chinelo. A experiência foi parar na internet, no Blog da Mimis, e em um perfil no Instagram. De uma hora para outra, Michele se tornou uma celebridade da web. Alguém que todas querem seguir. E serem parecidas.
A calça 48: hoje Michele veste 38 e tem a barriga sarada
— É incrível ter gente dizendo que quer ser como eu, que quer ter a minha barriga — conta ela, ainda meio chocada.
Chocada, aliás, é o que se fica ao ver as fotos do depois de Mimis. Barriga definidíssima, coxas de Sabrina Sato... Mas nada ali foi fácil.
— Tomar a decisão de mudar é o passo número um e o mais complicado. Depois você tem de encarar um dia de cada vez. Nunca estive no tamanho que estava. Pesava seguramente mais de 100 kg. Quando comecei a dieta, estava com 98kg — recorda ela, que saltou do manequim 48 para o inacreditável 38. Hoje, Michele pesa 65kg.
Ela não recorreu a nenhuma fórmula milagrosa ou dieta da moda. Foi na “tríplice aliança” reeducação alimentar, exercícios e terapia que encontrou o equilíbrio:
— Pra mim, sempre foi mais importante ter saúde e equilíbrio. Aquela não era eu, aquela era uma Michele sem regras.
Michele viveu o efeito sanfona durante toda a vida e alternou fases de muito magra e magra para gordinha apenas. Para controlar a ansiedade e evitar que caísse em tentação, reccorreu à homeopatia.
— Achava que aquelas gotinhas e bolinhas fossem uma bobagem, mas dão certo, sim! — avalia.
A bicicleta sempre foi uma aliada de Michele
Mimis já curtia andar de bicicleta por Florianópolis, onde mora. Então, resolveu intensificar as andanças sobre duas rodas. Diariamente pedalava pelo menos duas horas.
— Sempre fui durinha e não era sedentária, então isso facilita muito a vida de quem quer emagrecer.
O curioso é que Michele só recorreu à internet após emagrecer. Primeiro, acessou um site fitness, onde as pessoas conversavam em fóruns. Contou sua história e de como tinha modificado seu corpo para os participantes, e estava atrás de informações de hipertrofia (quando você ingere mais calorias e malha mais pesado, transformando gordura em músculos). Mas jamais tinha o mostrado antes.
Incentivada a escrever um blog com dicas de emagrecimento, Michele viu sua popularidade aumentar em questão de horas.
— De repente tinha lá 10 mil pessoas lendo o que escrevia. Uma loucura! E começaram as pressões para eu mostrar o antes. E eu tinha pavor daquilo. Era muito estranho ver aquela Michele. Sou muito discreta, não queria me expor assim. Mas meu próprio terapeuta disse que eu precisava me libertar daquela Michele.
Vestida para matar: o guarda-roupa de Michele ganhou microvestidos
Obviamente, muita gente acha que a Michele de agora não era a mesma de meses antes. No blog, Facebook e Instagram são muitas as mensagens a parabenizando e também pedindo conselhos. Através do blog, a ex-fisioterapeuta e hoje artista visual publica receitas light e práticas, dicas de exercícios, frases de autoajuda. Muitos podem se perguntar se foi fácil para ela, já que havia uma infra-estrutura e condições financeiras para bancar todo o tratamento. Mas Michele tem soluções na ponta da língua:
— Verdura e legumes, frutas, tudo isso tem bom preço. Não pode pagar terapeuta? Existem organizações que disponibilizam e faculdades de psicologia em que há tratamento gratuito. Exercício dá para fazer ao ar livre também — ensina.
Para onde quer que vá, Michele leva seu próprio lanche
Uma dica valiosa de Michele: jamais fique um intervalo de tempo muito grande sem comer.
— Por isso vivo com lanches na bolsa. Se vou ao cinema, levo um sanduíche para não sucumbir à pipoca.
Michele também prefere cozinhar sua própria comida.
— Sou muito rápida, daquelas que olham a geladeira e em 15 minutos está tudo pronto.
Com 165 mil seguidores no Instagram, Michele vai aproveitar a experiência do marido César, dono de uma empresa que faz aplicativos de celular para operadoras, e lançar no mercado seu próprio aplicativo.
— Estamos desenvolvendo o projeto. Em breve, o blog vai ganhar mais espaço. O mais bacana é que outras pessoas já estão contando suas histórias de vitória também. Fizemos uma grande rede de relacionamentos. Juro, jamais pensei em estar com o corpo que estou hoje. E é ótimo saber que sou inspiração para muitas mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário