sábado, 12 de maio de 2012

Portugal: havaiano entra no 'Guinness' por surfar maior onda do mundo

Recorde foi batido em novembro de 2011
 O Guinness Book , livro da entidade que cataloga recordes em diversos segmentos, confirmou nesta sexta-feira o título de maior onda já surfada na história para o havaiano Garrett McNamara, de 44 anos, pela façanha realizada na Praia do Norte, na cidade portuguesa de Nazaré, em novembro de 2011, quando surfou uma onda de 78 pés (cerca de 24 m) de altura.
McNamara superou em 30 cm a marca anterior, do americano Mike Parsons, que, em 2008, conseguiu um lugar no livro dos recordes após ser fotografado surfando uma onde de 70 pés em Cortes Bank, no sul da Califórnia.
"É uma grande honra trazer um título desta magnitude para as nossas águas. McNamara é um exemplo de força e dignidade que deve ser admirado por todo o nosso povo", declarou o prefeito da cidade de Nazaré, Jorge Barosso, ao site oficial do Guinness Boook.
O recordista McNamara retribuiu a simpatia: "foi a onda mais desafiadora que já surfei. (Nazaré) é o único lugar do mundo em que há algo tão grandioso próximo da praia", comentou.
A cidade de Nazaré possui um vale embaixo do mar, que proporciona ondas gigantescas, como a surfada pelo surfista havaiano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário