domingo, 24 de julho de 2011

Juazeiro recebe homenagens pelos 100 anos

População da terra do Padre Cícero saiu às ruas para festejar os 100 anos da cidade que é referência para o Cariri
Padre Cícero, importante figura para o desenvolvimento e crescimento de Juazeiro do Norte, não deixou de ser lembrado durante as comemorações na manhã de ontem
FOTOS: EDUARDO QUEIROZ
O desfile de comemoração do centenário foi marcado por diversas manifestações de civismo, como, por exemplo, o desfile de 28 escolas do Município. Os estudantes apresentaram temas relacionados à história de Juazeiro do Norte e do Padre Cícero

Juazeiro do Norte. Um desfile cívico com a história deste Município foi às ruas da cidade na manhã de ontem. A festa do dia dos 100 anos contou com o hasteamento das bandeiras pelas autoridades, logo cedo, na Praça José Geraldo Cruz. Há cerca de dois anos que foram iniciadas as comemorações com vários eventos na cidade.

A Semana do Centenário começou no último dia 17, aberta pelo padre Reginaldo Manzotti, num show para cerca de 50 mil pessoas. Um palanque foi montado de frente a Praça Padre Cícero, na Rua São Pedro. As escolas da cidade, integrantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Ronda do Quarteirão, projetos desenvolvidos pela administração, grupos de artes marciais e integrantes de outras instituições passaram pelas ruas para prestar a homenagem a cidade centenária. A programação continuou com a entrega de comendas e homenagem, no Memorial Padre Cícero, o pronunciamento do Prefeito Municipal, Manoel Santana, ao meio-dia. No fim da tarde, no Ginásio Poliesportivo, foi realizado casamento coletivo, com 100 casais. A missa de ação de graças, voltada para o centenário aconteceu às 17 horas, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Até ontem, continuou acontecendo shows no Parque de Eventos Padre Cícero. No início da noite, no pátio do Memorial, houve o corte do bolo de 100 quilos e os parabéns para Juazeiro do Norte.
Várias homenagens aos romeiros do Padre Cícero foram levadas às ruas, a exemplo do caminhão pau-de-arara, homens e mulheres acenando com chapéus, símbolo dos fiéis do Padim. Todos os anos, são milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte
Reinauguração. No dia 21, houve a reinauguração da estátua do Padre Cícero, no Horto, depois de quase 42 anos de construída. A reforma externa contou com pintura e retoques, e continuará na parte interna.Na manhã de sábado foi inaugurado o busto do médico baiano, Floro Bartolomeu, que se instalou em Juazeiro do Norte e foi um dos grandes partícipes do processo de independência da cidade e político local de projeção, com grande influência na vida da cidade e do Padre Cícero Romão Batista.
Juazeiro do Norte conta com dezenas de grupos de tradição popular. O folclore é uma marca forte e incentivada desde a fundação da cidade. Eles não poderiam ficar de fora das comemorações neste dia
Lançamento. Dentro das festividades do centenário de Juazeiro do Norte, os Correios realizaram o lançamento de um selo personalizado e um carimbo alusivos à data. O lançamento filatélico - que contou com a participação do novo diretor regional dos Correios no Ceará, Haroldo Aragão - fez parte da Sessão Magna comemorativa dos 100 anos do Município.
O lançamento foi realizado na noite de ontem, na Fundação Memorial Padre Cícero. As peças filatélicas sobre o centenário de Juazeiro do Norte passaram a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, na cidade de Brasília.

Servidores fazem manifestação. Durante o evento, houve um princípio de tumulto. Mais de 300 professores e profissionais da saúde queriam também passar pela Rua São Pedro, onde acontecia o desfile, e um cordão com agentes da Guarda Municipal se colocou à frente dos manifestantes, para evitar confronto.
O grupo com os manifestantes também decidiu sair da Prefeitura e seguir por toda a rua. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Mazé Sales, a ideia era fazer um movimento pacífico, e passar de frente ao palanque, com o protesto dos professores, que reivindicam melhorias com o Plano de Cargos e Carreiras (PCC), e os profissionais da saúde, com a questão da insalubridade. Os próprios servidores batizaram o movimento, desencadeado há mais de 40 dias, de "greve do centenário". Alguns funcionários da Prefeitura tentaram impedir que os manifestantes descessem a rua.
A secretária de Educação do Município, Sônia Luz, disse que em nenhum momento quis impedir a passagem dos grevistas, mas solicitou que eles deixassem primeiro as escolas realizarem os desfiles. Ela afirma que vem tentando negociar com os grevistas e que a Prefeitura vem pagando o piso.
Fique por dentro 
HistóriaA cidade de Juazeiro do Norte foi emancipada no dia 22 de julho de 2011. O Padre Cícero foi o primeiro prefeito, chegando a assumir o cargo em 4 de outubro, do mesmo ano da fundação da cidade. O Município é, atualmente, um dos maiores centros de peregrinação da América Latina, graças a figura do Padre Cícero. São cerca de 250 mil habitantes, mas a população flutuante dos visitantes e fiéis do sacerdote, que todos os dias se encontram na cidade, para visitar os principais centros de peregrinação. Por ano, são realizadas três grandes romaria, nos meses de fevereiro, com a Romaria de Nossa Senhora das Candeias; no mês de setembro, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores; e durante o mês de novembro, com a Romaria de Finados.

Elizângela Santos Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário