quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Semana da Pátria: conheça o Rolls Royce da Presidência da República

  
   Presença tradicional nos desfiles de 7 de setembro na capital federal, o Rolls Royce – carro que transporta o Presidente do Brasil durante o evento – está no país desde 1953. A partir de então, todos os chefes de Estado utilizaram o veículo em algum momento de seus mandatos. Atualmente, a viatura presidencial encontra-se em fase de preparação para as festividades deste ano.

Na garagem do Palácio do Planalto, uma parte da equipe responsável pela frota do órgão trabalha no polimento, limpeza, revisão da mecânica, entre outros. Tudo isso para que o automóvel esteja impecável, neste sábado, ocasião em que os cerca de 50 mil espectadores do desfile poderão ver, de perto, a presidenta Dilma Rousseff chegar à Esplanada dos Ministérios.

Além desses cuidados, o Rolls Royce demanda atenção permanente. Uma vez por semana, por exemplo, a relíquia sai da garagem da Presidência por 20 minutos. Neste período de tempo, o servidor Areolino Moreira de Castro dirige o carro para manter seu bom funcionamento. Secretário da Coordenação de Transportes, Castro está há 30 anos no setor e, desde 1990, é responsável por este serviço, além de exercer suas funções de rotina.
De acordo com ele, o automóvel passa por manutenção de uma a duas vezes por ano. Este processo inclui, entre outros, a troca do óleo e do filtro, bem como a limpeza interna. “Os pneus são calibrados semanalmente”, completa. O servidor conta, ainda, que quando não está em uso, o carro fica coberto por uma capa protetora.
Areolino de Castro é motorista e sempre trabalhou no setor de frota. Assim como no ano passado, estará no desfile em comemoração ao Dia da Pátria dirigindo o caminhão que leva a imprensa para fotografar a chegada da presidenta Dilma.


Além do desfile, a relíquia pode ser vista nas posses presidenciais ou no primeiro domingo de cada mês durante a troca da Bandeira Nacional, quando fica estacionada na portaria principal do Palácio do Planalto.

Especificações

O Rolls Royce tem motor de seis cilindros, é movido a gasolina, pesa 2,5 toneladas e tem capacidade para transportar sete pessoas. Até hoje já rodou 29.527 quilômetros e conserva suas peças originais.

Toda a mecânica do veículo está a cargo do servidor Ailton Ferreira Lessa. Há 17 anos na Presidência, Lessa conta que a maior dificuldade que o carro traz é com as peças para reposição. Por causa disso, explica, ”muitas delas são fabricadas por nós mesmos, de maneira artesanal, quando não têm como comprar do exterior”. Para o 7 de setembro, segundo ele, já foi feita a revisão da parte mecânica.

O automóvel Rolls Royce – Silver Wraith, fabricado em 1952, modelo cabriolé, foi embarcado em fevereiro de 1953 no navio Highland Princess, sendo transportado de Londres para a cidade do Rio de Janeiro. Foi utilizado pela primeira vez, em 1º de março de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, durante as comemorações do Dia do Trabalho, em Volta Redonda (RJ).

Semana da Pátria: conheça o Rolls Royce da Presidência da República
Semana da Pátria: conheça o Rolls Royce da Presidência da República
Sempre pertencente à Presidência da República, a relíquia foi incorporada à frota de Brasília (DF), em 1968, após mudança da capital do país. Já foi usado por autoridades estrangeiras em visita ao Brasil, como os ex-presidentes do Peru general Manoel Odria, e da França, Charles de Goulle; o rei Balduino, da Bélgica; a rainha Elizabeth da Inglaterra, bem como o astronauta russo Yuri Gagarin.








Nenhum comentário:

Postar um comentário