domingo, 13 de novembro de 2016

Dormir nu pode melhorar o sono, o relacionamento e até a saúde do coração

Dormir nu pode melhorar o sono, o relacionamento e até a saúde do coraçãoUm em cada três adultos não usa nada para descansar, diz estudo da Fundação Nacional do Sono dos EUA



Casais que dormem pelados são mais felizes, aponta pesquisa
Foto: Freeimages

        RIO - “Sabe, eles te fazem perguntas. Só um exemplo: ‘O que você veste na cama? Você veste blusa de pijama? Veste calça de pijama? Camisola?’. Então eu disse: ‘Chanel No. 5’”, já brincava Marilyn Monroe em um comercial de perfume da década de 1960. E pesquisas recentes mostram que ela estava apenas sendo saudável. Um em cada três adultos dorme nu, de acordo com um estudo internacional feito pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, que demonstrou ainda que o hábito pode trazer todos os tipos de benefícios: melhorar a qualidade de sono, aprimorar o relacionamento e até a saúde do coração.


        Peritos concordam que é importante manter a calma durante a noite, já que a temperatura do corpo tem que cair cerca de meio grau para que você caia no sono. O cérebro, impulsionado pelo relógio biológico, envia mensagens para os vasos sanguíneos se abrirem e liberarem calor.
        - A temperatura central em geral está no ápice às 23h e tem nível mais baixo às 4h - disse Chris Idzikowski, diretor do Centro de Sono de Edimburgo e autor de “Sound Asleep: The Expert Guide To Sleeping Well”. - Se nada impede o declínio da temperatura, o cérebro vai acordar para ver o que está acontecendo, ou seja, você vai lutar para conseguir dormir ou vai ter um sono perturbado. A vantagem de dormir nu é que é mais fácil para o corpo esfriar e manter a temperatura baixa que o cérebro quer alcançar.
        Sono interrompido pelo calor não significa apenas menos sono em geral, mas também menos sono profundo, o tipo mais restaurador. Ele é fundamental para a consolidação da memória e da produção de hormônio do crescimento - importante para a reparação celular e o crescimento.
        Embora seja importante não ficar com muito calor durante a noite, certifique-se de que você tem mãos e pés quentes, afirmam estudiosos: para baixar a temperatura, o corpo precisa perder o excesso de calor, e faz isso através do envio de sangue aos vasos próximos à pele - em particular, os das mãos e dos pés.
        No entanto, como o professor de neurociência circadiana Russell Foster explica, se as mãos e os pés estão frios, os vasos sanguíneos se contraem ao lado da pele e reduzem o fluxo de sangue em um esforço para manter o calor e parar de deixá-lo escapar. Isto significa que a sua temperatura interna não será capaz de cair facilmente. É por isso que as pessoas com síndrome de Raynaud - um distúrbio caracterizado por mãos e pés extremamente frias são mais propensos a sofrer com insônia.

DIVIDINDO A CAMA
        Pijamas acolhedores são tentadores, mas se você divide a cama com um parceiro, dormir nu irá gerar um impulso generoso de oxitocina, um hormônio que tem vários benefícios à saúde.
        - Ela é acionada pela proximidade, pelo contato pele a pele - disse Kerstin Uvnas-Moberg, fisiologista da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas e especialista em oxitocina. - Os nervos sensoriais na pele enviam impulsos para o cérebro, provocando a liberação do hormônio. Quando um bebê é colocado no peito de sua mãe, o sangue da mãe e do filho começa a pulsar com oxitocina.
        A oxitocina tem um efeito protetor sobre o coração: reduz a pressão arterial, estimula o sistema imunológico e reduz a ansiedade.
        Além disso, pessoas que dormem como vieram ao mundo tem vidas amorosas mais felizes, de acordo com uma pesquisa deste ano de uma empresa de roupas de cama, feita com mil britãnicos. O estudo revelou que 57% das pessoas que dormiam peladas estavam felizes com seus relacionamentos, em comparação com 48% dos usuários que vestiam pijama para dormir e 43% dos que usavam camisolas. Dormir nu é uma boa estratégia para aqueles com problemas de imagem corporal, afirmou a terapeuta sexual Denise Knowles.
        - Você pode deslizar sob os lençóis, e, em seguida, tirar a roupa, e então você pode ser tocado, mesmo se você não quiser ser olhado - concluiu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário