domingo, 12 de junho de 2016

Sexo entre amigos pode atrapalhar a amizade?


Da REDAÇÃO
Você acha que o sexo entre amigos pode atrapalhar a amizade? Segundo pesquisa feita pelo Departamento de Comunicação de Boise State University, dos Estados Unidos, sexo não só ajuda como também fortalece a amizade. De acordo com o levantamento, que analisou um grupo de 300 pessoas entre homens e mulheres, 20% deles afirmaram ter feito sexo com um amigo em algum momento da vida. Destes, 76% disseram que a amizade melhorou após esse contato, digamos, mais íntimo. Além disso, muitos começaram um namoro após a relação sexual com esse amigo, e 50% dos entrevistados mantêm o compromisso até hoje.Mas, no fundo... no fundo, será que é possível separar amor de sexo? Afinal, como diferenciar um simples "ficar" de uma "amizade colorida"? E como estabelecer as bases para que a intimidade sexual estabelecida não detone a relação entre esses amigos?

Para a psicóloga especializada em sexualidade, Juliana Bonetti, sexo neste caso pode ser uma boa alternativa, dependendo da situação e do momento que cada um está vivendo. Mas ela ressalta que é importante ambos estarem de acordo com esse tipo de relação e que fique bem claro: aqui não vale cobrar fidelidade do outro.

Por isso, é importante que os parceiros tenham uma boa comunicação. Somente desta maneira vão conseguir sinalizar quando algo estiver saindo fora do planejado e, então, vão poder decidir juntos qual a melhor atitude a ser tomada. Ou seja, podem continuar juntos e "pagar pra ver" se o relacionamento vai se transformar em namoro; ou mesmo terminar, deixando a outra parte livre para encontrar uma pessoa sem que isso comprometa a amizade. "A situação é tranquila quando não estamos apaixonados pelo parceiro sexual. Mas pode ser algo difícil de administrar se uma das partes acabar se envolvendo afetivamente e a outra não.

O caso é que nem sempre conseguimos ser tão racionais e maduros a este ponto, mesmo porque somos feitos de carne, osso e alma", aponta Juliana. Para a colunista de Amor e Sexo do Tempo de Mulher, Regina Racco, o que conta a favor da amizade colorida é o fato de que, nessa relação se cria laços de confiança mais profundos do que num relacionamento amoroso iniciante. "Confiamos no amigo, nos abrimos e nos colocamos bem mais disponíveis. Com isso, fica mais fácil falar sobre o que queremos sexualmente.

Só não é uma tarefa tão simples quando estamos apaixonados e querendo agradar", explica Regina, professora de Ginástica Íntima e autora dos livros.

Entretanto, um ponto negativo nesse tipo de relação, completa Regina Racco, é o risco de perder uma boa amizade. E isso tende a acontecer se os cuidados tomados não forem suficientes ou os sentimentos fugirem do controle. "Mesmo porque não podemos esquecer que os sentimentos existem, não de amor, mas de amizade", avalia professora.Mas, e então, como fazer para não estragar a amizade e desfrutar os benefícios dessa relação? Antes de você conferir as dicas a seguir, a psicóloga clínica Triana Portal já revela três segredinhos básicos para que essa intimidade não prejudique sua amizade: ter muita maturidade emocional, desprendimento e desapego, delimitando sempre muito bem os limites, por mais difícil que seja. Por isso, a profissional deixa um alerta.

"Em se tratando de sentimentos, de questões abstratas, que vão além da razão, o coração pode sair ferido e a amizade arranhada", afirma Triana, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia. Então, todo cuidado é pouco. Portanto, só tome essa decisão quando estiver bem decidido sobre o melhor caminho a seguir. Para te ajudar, o Tempo de Mulher reuniu as orientações de especialistas na área. Preparado?




Nenhum comentário:

Postar um comentário