terça-feira, 17 de junho de 2014

Homens armados tentam retirar posseiros de fazenda, em Pilar

Homens armados tentam retirar posseiros de fazenda, em Pilar
Homens armados tentaram retirar, hoje pela manhã, mais de 40 famílias de posseiros da fazenda Recreio – conhecida como Paraíso pelos trabalhadores -, no município de Pilar. A denúncia está sendo feita pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT), que está na área, juntamente com a representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Tânia Maria.

“Os cinco capangas armador chegaram na área comandados por Ivan Bichara Sobreira Filho,que se diz dono das terras mas está numa briga jurídica com Pedro Ribeiro Veloso Neto,em consequência de negócios particulares entre os dois. O mais grave é que Ivan Bichara, mesmo sem a posse legal da terra, já está negociando a fazenda com terceiros que estavam desmatando ilegalmente a área e foram impedidos pelos posseiros”, disse Frei Anastácio.

O deputado afirma que a fazenda, com mais de 400 hectares, tem 40 famílias de posseiros que moram no imóvel há mais de 50 anos. “Essas famílias estão lutando pelos seus direitos adquiridos. Os trabalhadores já foram prestar queixa na delegacia de Pilar, sobre as ameaças de morte que estão sofrendo, constantemente, dos capangas armados”, informou o deputado.

Segundo o deputado, é lamentável que ainda hoje, em pleno século XXI, ainda exista resquício do latifúndio, que tanto massacrou trabalhadores e usa as mesmas formas de repressão do passado. “O que estamos vendo é um conflito entre duas famílias tradicionais, de um lado brigando pela terra, e os posseiros do outro reivindicando seus direitos. Um é filho de um ex-governador e o outro descendente de latifundiários”, relatou o deputado
Fonte: PB Agora




Nenhum comentário:

Postar um comentário