terça-feira, 30 de agosto de 2016

Espinafre fortalece os músculos

Veja quais são os benefícios do espinafre, alimento que contribui no combate da diabetes e outras doenças


Texto: Revista VivaSaúde Especial Diabetes/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel
O consumo diário do espinafre ajuda a aumanter a eficiência dos músculos
Foto: Danilo Tanaka
Não foi à toa que o espinafre conquistou os desenhos animados como o responsável pela força do marinheiro Popeye. Essa hortaliça reúne nutrientes da mais alta qualidade. A começar pelo ácido fólico, essencial para o sistema nervoso. Estudos sugerem efeito protetor contra a doença de Alzheimer, que leva à perda da memória. Possui alto teor de potássio e baixo de sódio, o que auxilia no controle da pressão arterial; vitamina K, cálcio e fósforo, que concorrem para a saúde dos ossos; e luteína, um pigmento da família dos carotenoides benéfico à visão (protege contra catarata).

Outros benefícios

A lista ainda inclui ferro, vitamina C, vitamina A e antioxidantes, que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o câncer. O espinafre contribui a para prevenção e o controle de diabetes por causa das fibras, que auxiliam o metabolismo do açúcar. E pela presença do cromo, que potencializa os efeitos da insulina, melhorando a captação de glicose pelas células. Esse mineral também é útil para quem planeja emagrecer ou precisa abaixar o colesterol.

Conheça mais benefícios dos alimentos

Salada desintoxicante

Conheça os tipos de pimentas que curam doenças

Inhame contra o estresse

Como consumir

Consuma pelo menos 1 porção (meio prato de sobremesa) três vezes por semana. Para aumentar a absorção de minerais, é interessante ingeri-lo ao lado de outros alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas.

Combustível para os músculos


Uma equipe do Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou que o espinafre aumenta a eficiência dos músculos. O consumo diário de um prato da hortaliça (300 g) diminuiu em 5% a quantidade de oxigênio necessária à atividade muscular durante o exercício físico. O vegetal é pródigo em nitrato, que  chega rápido às mitocôndrias, encarregadas de produzir energia nas células, fornecendo a matéria-prima para este trabalho. Os participantes receberam suplementos de nitrato em quantidade equivalente à de um prato de espinafre e pedalaram numa bicicleta ergométrica, informou a revista científica Cell Metabolism.




Nenhum comentário:

Postar um comentário