da Efe, em Nova York
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista "Time" um dos líderes mais influentes do mundo de 2010. Lula já havia aparecido na lista da "Time" em 2004.
Lula oscila, mas é presidente mais popular
Aprovação do governo Lula é de 72,8%, aponta pesquisa Sensus
Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%
Aprovação do governo Lula é de 72,8%, aponta pesquisa Sensus
Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%
A sétima edição da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo foi divulgada hoje pela revista. A lista da "Times" é dividida em quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores.
Embora a revista tenha divulgado uma lista com 25 nomes --e Lula aparecesse em primeiro lugar--, a "Time" negou que se tratasse de um ranking. Também estão na lista o presidente do conselho de administração da Acer, J. T. Wang, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, e o presidente norte-americano Barack Obama.
Sérgio Lima -26.abr.2010/Folha Imagem |
Lula está na lista dos mais influentes de 2010 da revista "Time"; A lista de líderes tem 25 nomes, como o de Barack Obama |
"Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve", afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país "ao Primeiro Mundo".
Moore escreveu: "Lula quer para o Brasil o que costumávamos chamar de 'sonho americano'". Numa breve descrição sobre Lula, ele diz que os EUA têm muito o que aprender com ele. "A grande ironia da presidência de Lula [...] é que mesmo quando tenta impulsionar o Brasil para o primeiro mundo com programas sociais como o Fome Zero, destinado a acabar com a fome, e planos para melhorar a educação oferecida à classe trabalhadora, os EUA se parecem cada dia mais com o Terceiro Mundo".
O cineasta diz ainda que Lula espantou "barões do roubo" do país quando foi eleito. "Mas o que o levou à política, afinal? [...] Foi quando, aos 25 anos, ele viu Maria, sua mulher, morrer aos oito meses de gravidez, junto com a criança, porque eles não podiam pagar atendimento médico decente", descreve Moore, ao que protesta: "Existe uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem bom atendimento médico e eles vão causar menos problemas para vocês".
Reprodução |
Lula está na lista dos 25 mais influentes de 2010 da "Time" |
Entre os líderes em destaque de 2010 também estão a ex-governadora do Alasca e ex-candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin; o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Naquele ano, Lula foi chamado na edição da "Time" de "novo porta-voz do mundo em desenvolvimento". Sua popularidade tinha ido às alturas quando, conforme relatou a revista, uma coalizão de países em desenvolvimento abandonou o encontro da Organização Mundial do Comércio ao reivindicar a diminuição dos subsídios agrícolas dos EUA e da União Europeia.
À época, foram citados alguns de seus feitos, como "seu sucesso com as reformas tributária e da Previdência", que, segundo a revista, "fez Wall Street querer sambar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário