quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MEMÓRIA :Hoje na História: 1935 - Morre Fernando Pessoa, poeta português e ícone da literatura do século XX

Max Altman 
Um de vários, consagrou-se pelo uso de heterônimos; com sua partida, também se foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, entre outros



Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”
“O poeta é um fingidor / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente”

Wikimedia Commons
Fernando Antônio Nogueira Pessoa, poeta e escritor português, morre em Lisboa em 30 de novembro de 1935, aos 47 anos. Foi internado no dia anterior no Hospital de São Luís dos Franceses, vítima de uma crise no fígado. A suposta causa de seu falecimento se deve a uma cirrose hepática provocada pelo excesso de álcool ao longo da sua vida. Nos últimos momentos da sua vida pede os óculos e clama pelos seus heterônimos. Sua última frase é escrita no idioma no qual foi educado, o inglês: “I know not what tomorrow will bring” (“Eu não sei o que o amanhã trará”).

É considerado um dos grandes poetas da língua portuguesa e da literatura universal.O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo". Na comemoração do centenário do seu nascimento em 1988, seu corpo foi transladado para o Mosteiro dos Jerônimos, confirmando o reconhecimento que não teve em vida.

Por ter sido educado na África do Sul, para onde foi aos seis anos, Pessoa aprendeu perfeitamente o inglês, idioma em que escreveu poesia e prosa.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, analista político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo em que produzia sua obra literária em verso e prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

Trajetória

Nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa. Após a morte do pai por tuberculose, ocorrida quando ele só tinha cinco anos, a mãe se vê obrigada a leiloar parte da mobília e os dois mudam-se para uma casa mais modesta. É também nesse período que surge seu primeiro pseudônimo, “Chevalier de Pas”, assim como o primeiro poema, curto, com a infantil epígrafe de “À Minha Querida Mamã”. Sua mãe casa-se pela segunda vez em 1895 com o comandante João Miguel Rosa, cônsul de Portugal em Durban, África do Sul.

Muda-se com a mãe para a cidade sul-africana, onde passa a maior parte de sua juventude. Recebe uma educação britânica, o que lhe proporciona um profundo contato com a língua inglesa. Seus primeiros textos e estudos são feitos em inglês. Teve desde cedo contato com autores como William Shakespeare, Edgar Allan Poe, John Milton, Lord Byron, John Keats, entre outros. Utiliza o idioma para traduzir textos de poetas ingleses, como “O Corvo” e “Annabel Lee” de Edgar Allan Poe, chegando a publicar em 1918 e 1921 coletâneas de poemas em inglês de sua autoria.

Percorre com sucesso todos os graus de ensino em Durban e, em 1903, se candidata à Universidade do Cabo da Boa Esperança. Não obtém boa classificação, mas tira a melhor nota entre os 899 candidatos no ensaio de estilo inglês. Recebe por isso o “Queen Victoria Memorial Prize”.
 



Foto:

Acreditar que filmes substituem livros é um erro gigantesco, diz escritor espanhol

Hoje na História: 1972 - Morre o poeta norte-americano Ezra Pound

Hoje na História: 1950 - Morre o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw


Wikimedia Commons - "Em flagrante delitro"Deixando a família em Durban, regressa definitivamente à capital portuguesa, sozinho, em 1905. Continua a produção de poemas em inglês e, em 1906, matricula-se no curso superior de Letras da Universidade de Lisboa, curso que abandona sem  completar sequer o primeiro ano.

Entra em contato com importantes escritores portugueses, interessa-se pela obra de Cesário Verde e pelos sermões do Padre Antônio Vieira. Passa a se dedicar à tradução de correspondência comercial. Nessa profissão trabalha a vida toda, tendo uma modesta vida pública.

Heteronímia

Podemos dizer que a vida do poeta foi dedicada a criar. De tanto fazê-lo, criou outras vidas através de seus heterônimos, que se constituíram em sua grande criação estética. Os heterônimos, diferentemente dos pseudônimos, são personalidades poéticas completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original. Entre os heterónimos, o próprio Fernando Pessoa passou a ser chamado ortônimo, porquanto era a personalidade original.

Os três heterônimos mais conhecidos foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Um quarto heterônimo de grande importância na obra de Pessoa é Bernardo Soares, considerado um semi-heterónimo, autor do Livro do Desassossego, importante obra literária do século XX.

Através dos heterónimos, Pessoa conduziu uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade. Este último fator se destaca no enigmático que perpassa a obra do poeta.

Escreveu desde sempre, com seu primeiro poema aos sete anos e pondo-se a escrever até mesmo no leito de morte. Sua vida foi uma constante divulgação da língua portuguesa. Nas palavras do poeta, expressas pelo heterônimo Bernardo Soares,  “minha pátria é a língua portuguesa”. Ou então, através de um poema: “Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade.” Analogamente ao general romano Pompeu que disse, por volta de 70 a. C., que “navegar é preciso; viver não é preciso”, Pessoa diz, no poema “Navegar é Preciso”, que “viver não é necessário; o que é necessário é criar”.

O poeta mexicano e Prêmio Nobel de Literatura Octavio Paz disse que “os poetas não têm biografia. Sua obra é sua biografia” e que, no caso de Pessoa “nada em sua vida é surpreendente – nada, exceto seus poemas”. O crítico literário norte-americano Harold Bloom considerou-o como o mais representativo poeta do século XX, ao lado do chileno Pablo Neruda.






domingo, 20 de novembro de 2016

O limão cura e previne muitas doenças, não tem contra-indicação, .......ll HOJE É 2º FEIRA! MEDICINA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO.


O limão cura e previne muitas doenças, não tem contra-indicação, é usado de diversas formas: compressas, sucos, sumos, chás, produtos de beleza e de limpeza transformando-o em um fruto versátil e numa panacéia universal.
Foi em 1617 que o médico inglês John Wodall comprovou a eficiência do limão na profilaxia e cura do escorbuto, embora tenha sido usado com este fim em épocas mais remotas na História Antiga, nas Cruzadas e na tripulação de Vasco da Gama quando viajava ao Cabo da Boa Esperança, em 1489. Já na década de 1700, o médico James Lind recomendava aos marinheiros britânicos o uso do suco de limão e foi assim que desapareceu completamente o escorbuto da marinha britânica. O professor Euler, da Suécia, descobriu no limão uma nova vitamina para curar a pneumonia que lhe valeu o Prêmio Nobel da Química, em 1934. O Dr. Alberto Seabra diz que nenhuma fruta tem valor medicinal igual ao do limão.
Já Dr. Luiz G. Cabrera afirma que o limão tem sido recomendado para combater numerosos estados patológicos. É diurético e pode ser usado para nefrite com sucesso, especialmente nas formas de hidropisia. Ele diz que para o fígado produz também bons resultados.
Outros cientistas realizaram profundos estudos sobre o poder curativo do limão como: Kemplerer, Trambusti, Desplatz, Labbé, Lusting e Pende da Universidade de Roma, uma das maiores autoridades do mundo em endocrinologia que diz ser o limão eficaz no tratamento do artritismo, gota, reumatismo, arteriosclerose e no envelhecimento. Hoje, outros estudos garantem que o ácido cítrico, contido no limão, desempenha um importante papel químico no metabolismo orgânico, isto porque ele oxigena o sangue, alcaliniza, combatendo assim os radicais livres, que são os ácidos nocivos que vão se acumulando no sangue, impregnando os órgãos e tecidos, desenvolvendo as doenças. Esta acidez é proveniente das toxinas do corpo, isto é, da sujeira que criamos devido a pensamentos transviados, emoções mal resolvidas, alimentação errada, etc..
A acidez do sangue é a grande vilã da saúde; reverter o quadro, alcalinizando este sangue vai evitar doenças simples como uma gripe e degenerativas como o câncer.
Além de acidificar, estas toxinas aumentam a temperatura do sangue, conseqüentemente dos órgãos, dificultando a atuação da energia vital que é uma força que estimula as defesas do nosso corpo e ainda compromete o metabolismo que é o conjunto de reações químicas do nosso organismo.
O limão vai ajudar a destruir substâncias morbosas, atuando como detergente, desinfetando, dissolvendo as impurezas e limpando o sangue, fazendo um equilíbrio do PH. Com isso, vírus, micróbios e bactérias não mais se instalam porque não há temperatura nem “meio ambiente”  apropriado para eles.
Assim todas as doenças podem ser eliminadas pelos órgãos excretores como a pele, o intestino, os rins e pulmão. Este é o motivo da grande necessidade de observar como estão estes órgãos quando se pensa em fazer alguma cura no corpo.
A concentração de ácido ascórbico contido no limão é muito grande e este é constituinte ativo da vitamina C (79mg/100ml).  Nele encontramos ainda outras substâncias como o ferro, magnésio, sódio, enxofre, silício, pectina, fósforo, iodo, (que vai fazer um equilíbrio glandular e orgânico perfeito) manganês, sódio, potássio, água fisiológica, cálcio e vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B5 (niacina), K e P.
Ainda contém o ácido cítrico e não corrói o estômago como muitos pensam, ao contrário, destrói o excesso de ácido existente no estômago com seu ácido vegetal assim como o málico, o tartárico, o oxálico etc., que também são extremamente benéficos ao organismo, porque embora sejam ácidos, no organismo tornam-se alcalinos e vão contribuir para a regeneração das células e tecidos. É por isso que o limão serve para quase todas as disfunções do organismo.
É uma química excelente para a saúde na qual é impossível sintetizar perfeitamente porque nos laboratórios não se põe vida, nem força magnética, vitalizadora que provem da terra, do oxigênio e dos raios solares.
Sabemos que existem diversos tipos de limão, o mais usado é o galego, que pode até estar verde, porém qualquer um deles serve desde que não esteja maduro demais (amolecido), nem machucado, mas que se saiba a procedência.
O limão é um anticéptico natural porque mata os germes e micróbios, cicatriza feridas, regulariza a pressão arterial e a menstruação. Ajuda na cura do tifo, sarampo, anginas, diarréia, excelente para pancadas, acalma o sistema nervoso, dissolve gorduras, pode curar peritonite, urticária, sarna, difteria, gases intestinais, combate a sede e falta de secreção das glândulas salivares e do estômago. Usa-se ainda para gripes em geral.
Em 1918, no Rio de Janeiro, durante a epidemia da GRIPE ESPANHOLA, que matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, o limão foi reconhecido utilíssimo para suavizar a terrível moléstia, chegando a custar preços absurdos.
Bom para acne, varizes, frieira, colite, corrimento, útero, ovário, alergias, cálculos renais e biliares, hemorragias e infecções. Elimina o excesso de água (inchaço).
Ajuda a deixar de fumar, espanta pernilongos e carrapatos.
O LIMÃO PARA EMAGRECER E DESINTOXICAR
Usar o suco de limão (sem água) em jejum durante 20 dias da seguinte maneira:
No primeiro dia usar o suco de um limão. Segundo dia, dois limões, e assim sucessivamente até completar dez limões quando estiver no décimo dia. Depois vai decrescendo, isto é, no décimo primeiro dia usa-se o suco de nove limões até chegar outra vez em um limão no vigésimo dia. Durante o processo é recomendado comer bastante verduras, legumes e frutas pelo fato de conter grande quantidade de fibras e celulose que vão ajudar o bom funcionamento do intestino e das células. Eles irão estimular os movimentos peristálticos combatendo assim a prisão de ventre.
O efeito tanto para emagrecimento como para a desintoxicação pode ser mais rápido se começado na LUA NOVA.
Tabela usual da dieta do limão
1º  dia usa-se o suco de 1 limão
2º dia usa-se o suco de 2 limões
3º dia usa-se o suco de 3 limões
4º dia usa-se o suco de 4 limões
5º dia usa-se o suco de 5 limões
6º dia usa-se o suco de 6 limões
7º dia usa-se o suco de 7 limões
8º dia usa-se o suco de 8 limões
9º dia usa-se o suco de 9 limões
10º dia  usa-se o suco de 10 limões
11º dia usa-se o suco de 9 limões
12º dia usa-se o suco de 8 limões
13º dia usa-se o suco de 7 limões
14º dia usa-se o suco de 6 limões
15º dia usa-se o suco de 5 limões
16º dia usa-se o suco de 4 limões
17º dia usa-se o suco de 3 limões
18º dia usa-se o suco de 2 limões
19º dia usa-se o suco de 1 limão
Gostaria de enfatizar mais uma vez que desintoxicação é a limpeza do sangue, conseqüentemente do órgão, tecido e todo o corpo e é este processo que vai expulsar qualquer doença através dos órgãos excretores.
Durante o processo pode haver reações no corpo como: urticária, placas vermelhas e até mesmo um furúnculo. Não se assuste, é sinal de que o corpo está eliminando as impurezas.
Quatro meses depois de ter feito a desintoxicação, deverá repetir o tratamento, se for confortável, pode aumentar a quantidade conforme tabela abaixo:
1º dia usa-se o suco de 2 limões
2º dia usa-se o suco de 4 limões
3º dia usa-se o suco de 6 limões
4º  dia usa-se o suco de  8 limões
5º dia usa-se o suco de 10 limões
6º dia usa-se o suco de 12 limões
7º dia usa-se o suco de 14 limões
8º dia usa-se o suco de 16 limões
9º dia usa-se o suco de 18 limões
10º dia usa-se o suco de 20 limões
11º dia usa-se o suco de 18 limões
12º dia usa-se o suco de 16 limões
13º dia usa-se o suco de 14 limões
14º dia usa-se o suco de 12 limões
15º dia usa-se o suco de 10 limões
16º dia usa-se o suco de 8 limões
17º dia usa-se o suco de 6 limões
18º dia usa-se o suco de 4 limões
19º dia usa-se o suco de  2 limões
20º dia usa-se o suco de  2 limões
Ao ingerir, se sentir que a quantidade é muito grande para tomar de uma só vez pode-se dividir esta quantidade em duas, três ou até mais vezes, porém sempre longe das refeições, isto para não interferir no suco gástrico, conseqüentemente na digestão.
O limão não só é bom para obesidade, como para magreza excessiva, que também é causada por disfunções glandulares.
OUTROS BENEFÍCIOS DO LIMÃO
FEBRE – À noite, picar dois limões com casca, acrescentar meio copo de água. Deixar ferver durante cerca de onze minutos, coar e deixar descansar a noite inteira. No outro dia beber em jejum.
VÔMITOS – Ferir com a unha a casca do limão inteiro e cheirar. Este procedimento é excelente para quem costuma enjoar nas viagens de carro ou barco, experimente. Cheirar o limão cortado também tem efeito positivo.
NEFRITE: Compressas nos rins com suco de limão fazem urinar rapidamente.
CONJUNTIVITE: Diluir uma colher de sobremesa do sumo de limão em meio copo de água. Coar no algodão e pingar algumas gotas em cada olho.
HEMORRÓIDAS – Comprar na farmácia uma pêra de borracha (a menor de todas) encher com suco de limão e introduzir no ânus. Fazer durante 3 dias, se sentir ardor, fazer banho de assento gelado imediatamente (vide artigo: como fazer banho de assento?).
O limão juntamente com outros procedimentos ainda pode curar acidez do estômago se usado adequadamente, retirando dores, azias, arrotos, flatulência, etc..
Elimina o ácido úrico, acne, afonia, anorexia, bronquite, brotoeja, bursite, câimbras, cálculos em geral e herpes.
Absorve e acumula radiações solares que ajudam a combater focos de invasão bacteriana ou viral.
Muito usado quando houver grandes esforços físicos porque a falta da vitamina C ocasiona uma diminuição na capacidade de rendimento.
Usado com sucesso na gravidez, lactação, diabetes, convalescença, doenças infecciosas etc..
Você sabia que:
- Ao ingerir o limão, para potencializar o efeito do ferro e do cálcio, expondo-se ao sol o efeito será maior porque absorve a vitamina D?
- Se deixar o limão alguns minutos na água quente ele soltará mais sumo?
- A casca do limão dá um efeito especial a sucos e bolos?
- A vitamina C evapora rapidamente se entrar em contato com o ar, por isso devemos tomar o suco do limão imediatamente após espremer e nunca bater no liquidificador?
-  O melhor é espremer a mão?
- O limão estanca o sangue e cicatriza feridas rapidamente?
- Esfregar o limão no couro cabeludo combate a caspa e substitui o xampu?
- O limão descongestiona as glândulas endócrinas e os vasos sanguíneos?
-  O limão é ideal   para   limpezas   intestinais (clister) por atuar como adstringente, detergente, além de equilibrar o PH?
- O limão e não o leite é excelente para úlceras estomacais se usado corretamente?
- Substitui desodorante e sabonete com a vantagem de não tirar a oleosidade natural da pele?
- O uso do limão diariamente pode evitar não só o raquitismo e escorbuto, mas hemorragias, cansaço, propensão para catarro nas vias  respiratórias e   intestinais   e   muitas   outras doenças?
CUIDADOS ESPECIAIS COM O LIMÃO
- Se usar o limão na pele, olhos, cabelo ou couro cabeludo não vá para o sol porque ele provoca queimaduras.
- Nunca misture limão com amido (arroz, pão, trigo de quibe, etc) porque este necessita da ptialina para fazer uma boa digestão e o limão a inibe.
- A mistura do tomate com limão transforma-se no ácido acético que é uma substância tóxica.
- As sementes do limão são amargas  ligeiramente tóxicos.
- Na culinária, nunca substituir o limão pelo vinagre que contém ácidos nocivos para a saúde.
O LIMÃO NA BELEZA E COMO ANTIBIÓTICO
O limão é usado desde a antiguidade como máscara de beleza porque amacia e clareia a pele, eliminando as manchas, tira o excesso de oleosidade e pode até eliminar as rugas.
Se esfregar uma vez por semana sobre o corpo, ativa a pele e o sangue dos vasos e veias próximas à pele agindo como oxidante, desinfetante e embelezador.
O LIMÃO PARA CALVICE
Misturar suco de limão, cebola ralada, alho bem macerado e azeite de oliva, friccionar no couro cabeludo com bastante vigor para ativar a circulação. Cobrir com uma toalha e pela manhã lavar com água corrente.
LIMÃO COMO ANTIBIÓTICO


Colher o limão, deixar no sol por 3 horas e depois cortar em pedaços pequenos, tirando as sementes, mas deixar a casca.
Liquidificar bastante com 1 copo americano (250ml) de mel de abelhas.
Deixar na geladeira até 2 dias.
Dose: 2 a 3 colheres de sobremesa três a quatro vezes por dia.
BIBLIOGRAFIA:
Mis Observaciones clinicas sobre el limon, el ajo y la cebolla – N. Capo  Editora Kier  Buenos Aires.
A cura popular pela comida -   Dr.Flávio Rotman  – Editora Record
A cura e a saúde pelos alimentos   – Dr.Ernest Schneider  – Editora Casa.
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos
Contato: suzete@saudeintegral.com





quarta-feira, 16 de novembro de 2016

UMA IDEIA A SER EXPLORADA ...

Vamos colocar nossos idosos nas cadeias e os delinquentes fechados nas ''casas de repouso''.
-Desta maneira, os idosos teriam todos os dias acesso a um ducha, lazer, passeios.
-Não teriam necessidade de fazer comida, fazer compras, lavar a louça, arrumar a casa, lavar roupa etc.
-Teriam medicamentos e assistência médica regular e gratuita.
-Estariam permanentemente acompanhados.
-Teriam refeições quentes e a toda hora.
-Não teriam que pagar pelo seu alojamento.
-Teriam direito a vigilância permanente por vídeo e receberiam assistência imediata em caso de acidente ou emergência sem qualquer pagamento.
-Suas camas seriam mudadas duas vezes por semana e a roupa lavada e passada com regularidade.
-Um guarda visitá-los-ia a cada 20 minutos e levar-lhes-ia a correspondência diretamente em mão.
-Teriam um local pra receberem a família ou outras visitas.
-Teriam acesso a uma biblioteca, sala de exercícios e terapia física / espiritual.
-Seriam encorajados a arranjar terapias ocupacionais adequadas, com formadores, instalações e equipamento gratuitos.
-Ser-lhes-ia fornecido gratuitamente roupas e produtos de higiene pessoal.
-Teriam assistência jurídica gratuita.
-Viveriam numa habitação privada e segura, com um pátio para convívio e exercícios.
-Acesso a leitura, computador, televisão, rádio, celulares e chamadas telefônicas na rede fixa.
-Teriam um secretariado de apoio, e ainda Psicólogos, Assistentes Sociais, Políticos, Televisões, Anistia Internacional, etc., disponíveis para escutarem as suas queixas.
-O secretariado e os guardas seriam obrigados a respeitar um rigoroso código de conduta, sob pena de serem duramente penalizados.
-Ser-lhes-iam reconhecidos todos os direitos humanos internacionalmente convencionados e subscritos.
Por outro lado, nas casas dos idosos:
-Os delinquentes viveriam numa pequena habitação com obras feitas há mais de 50 anos.
-Teriam que confeccionar a sua comida e comê-la muitas vezes fria e fora de horas.
-Teriam que tratar da sua roupa.
-Viveriam sós e sem vigilância.
-Esquecer-se-iam de comer e de tomar os medicamentos e não teriam ninguém que os ajudasse.
-De vez em quando seriam vigarizados, assaltados ou até violados.
-Se morressem, poderiam ficar anos, até alguém os encontrar.
-As instituições e os políticos não lhes dariam qualquer importância ou assistência.
-Morreriam após anos à espera de uma consulta médica ou de uma operação cirúrgica.
-Não teriam ninguém a quem se queixar.
-Tomariam um banho de 15 em 15 dias, sujeitando-se a não haver água quente ou a caírem na banheira velha.
-Passariam frio no Inverno porque não teriam aquecimento.
-O entretenimento diário consistiria em ver telenovelas.
Digam agora se desta forma não haveria mais justiça para todos e se os contribuintes não ficariam agradecidos?


Reflitam e façam circular esta ideia.
Quem sabe ela acaba "pegando"??