sábado, 30 de março de 2013

Sete bons motivos para consumir óleo de coco


Ele reduz o colesterol, controla o diabetes e ajuda a emagrecer

Quatro colheres de sopa por dia. Essa é a quantia média recomendada para o consumo do óleo de coco, uma gordura saturada, mas de origem vegetal, que está fazendo a cabeça não só de quem está de dieta, mas até daqueles que precisam controlar problemas de saúde. "O produto 100% natural apresenta propriedades que favorecem a perda de peso, reduzem o colesterol ruim e até controlam os níveis de açúcar no sangue", aponta a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição, em São Paulo. 

Vendido em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, o óleo de coco apresenta duas versões. Uma delas em cápsulas, que devem ser ingeridas no horário do almoço ou do jantar. Já a versão em óleo pode ser adicionada no preparo dos alimentos, em pastas e patês para acompanhar torradinhas ou mesmo em vitaminas. Para entender como ele age no organismo e conhecer outras boas razões para consumi-lo, conversamos com nutricionistas e elaborou a lista que você confere a seguir.


Controla a compulsão por carboidratos
Além de todos esses benefícios, o óleo de coco certamente deve ser um alimento que não pode faltar na dieta de quem tem diabetes ou de quem não resiste a uma guloseima. "Assim como os alimentos ricos em fibras, ele ajuda a manter níveis estáveis de glicose no sangue e não estimula a liberação de insulina, o que diminui a compulsão por carboidratos", explica a especialista Cátia Medeiros. Ao contrário de outros óleos poli-insaturados, que dificultam a entrada de insulina e outros nutrientes dentro das células, o óleo de coco favorece essa entrada e, por isso, a taxa de açúcar no sangue fica normalizada.
Promove a saciedade
Por ser uma gordura, o óleo de coco tem uma digestão diferenciada. "Ele permanece mais tempo no estômago do que um carboidrato, por exemplo, o que aumenta a sensação de saciedade", explica a nutricionista Cátia Medeiros. Com o apetite reduzido fica mais fácil segurar a vontade de petiscar o dia todo, hábito que pode sabotar a dieta e, consequentemente, o desejo de emagrecer.
Acelera o metabolismo
De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo, se consumido diariamente, o óleo de coco aumenta o gasto energético do organismo. "Ele estimula o funcionamento da glândula tireoide, que está diretamente ligada ao nosso metabolismo, o que aumenta a queima de calorias", explica. Assim, não adianta apostar em dietas radicais se essa glândula e, consequentemente, seu metabolismo não está funcionando adequadamente. O ponteiro da balança simplesmente não sairá do lugar.


Melhora a prisão de ventre
Por ter rápida absorção e solubilidade, o óleo de coco também é amigo do intestino. "Seus componentes agem normalizando o trânsito intestinal", diz Cátia Medeiros. As ações benéficas para o intestino também valem no caso de o intestino solto, pois ele ajuda a eliminar bactérias perigosas e favorece o crescimento da flora intestinal saudável.


Reduz o colesterol
O bom funcionamento da tireoide, favorecido pelo consumo de óleo de coco, também garante a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom). "Isso ocorre porque essa glândula consegue metabolizar esse componente na formação de hormônios essenciais", explica a nutricionista Maria Fernanda. Com a normalização da taxa de colesterol sanguíneo há diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Fortalece o sistema imunológico
Outro benefício do óleo de coco é o fortalecimento do sistema imunológico. "Ele age no combate e na prevenção contra o ataque de bactérias e fungos que ameaçam nossa saúde e ainda melhora a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo", explica Maria Fernanda. Isso ocorre devido ao ácido láurico, também presente no leite materno e que tem o poder de combater inúmeras infecções.

 

Combate o envelhecimento precoce
"O óleo de coco promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular", aponta a Maria Fernanda. Segundo ela, isso acontece graças a ação de componentes da vitamina E, presentes no óleo. Até certo nível, os radicais livres são benéficos para o corpo, mas o acúmulo pode causar não só o envelhecimento precoce, como também o desenvolvimento de um câncer em decorrência da oxidação de células saudáveis.

segunda-feira, 25 de março de 2013

SERGINHO CRISPIM VOLTA AO PÓDIO

Garoto revelação do kart paraibano começa a temporada de 2013 com o pé direito, ou melhor, com os pés no pódio!
Depois de conquistar o 5º lugar da primeira etapa do campeonato paulista de Kart, realizado na última semana de fevereiro de 2013, Sérgio Crispim Filho voltou a subir no lugar mais alto do pódio para levantar a taça de campeão da 2ª etapa da Copa Guará e Brasiliense de Kart 2013, realizada no dia 23 de março no autódromo “Ayrton Senna”, em Brasília.
                   Sérgio Crispim Filho sonha ser piloto de fórmula 1
                       (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)

Correndo pela categoria Júnior Menor, Serginho vem se destacando com uma potencial promessa no kart brasileiro desde 2010 quando iniciou seus primeiros contatos com o mundo da velocidade. Hoje, já coleciona os títulos potiguar e pernambucano de Kart, afora as diversas taças de segundo e terceiro lugares que enriquecem a sua sala de troféus, conquistadas em temporadas passadas.
Ainda sem patrocínio, Sérgio Crispim Filho concilia as atividades desgastantes de corredor automobilístico com seus estudos de forma surpreendente, principalmente pelo fato de ter que se deslocar para outras unidades da federação para participar dos treinos e corridas oficiais nas quais se inscreve, tendo em vista a falta de estrutura para o desenvolvimento desse esporte na Paraíba, notadamente em João Pessoa. O corredor mirim é aluno do Colégio Motiva, onde cursa o 8º ano do Ensino Fundamental.

domingo, 24 de março de 2013

Adutora rompe novamente na Zona Oeste de Manaus

Na noite deste sábado (23) uma adutora, que já havia rompido em janeiro deste ano, rompeu novamente no bairro da Compensa

EVELYN SOUZA
Na noite deste sábado (23) uma adutora localizada na Rua das Flores, bairro Compensa 2, Zona Oeste de Manaus, rompeu novamente, após cerca de dois meses. A informação foi confirmada pelo presidente da Manaus Ambiental, Alexandre Bianchini.

De acordo com o presidente, houve uma nova queda de energia e que acabou ocasionando o rompimento da adutora. Equipes da concessionária foram direcionadas ao local do ocorrido.

No mesmo local

No dia 15 de janeiro, uma adutora com capacidade de 800 milímetros rompeu no início da manhã, deixando rastro de destruição no local.

Casas e carros foram atingidos pela água, entulhos foram parar dentro das residências e o asfalto da via cedeu. Três veículos foram arrastados pela ladeira da rua Matos Areosa até parar em frente as residências.

Desabafo!


Até quando vamos ver catástrofes como as da região serrana do RJ a- contecerem sem que os pi- lantras dos políticos façam algo, sem roubar o dinheiro que seria para socorrer as famílias?
No Japão 2 anos depois do TSUNAMI quase tudo foi reconstruído, e pa- ra minha INDIGNAÇÃO, nenhum IENE foi desviado, e no RJ os cafajestes não fizeram nada e ainda levaram o dinheiro.
Gente até as doações foram roubadas e ficou por isso mesmo.
- Até quando vamos ver meus conterrâneos nordestinos so- frerem com a seca, e ter que continuar vendo verdadeiros vagabundos “políticos” explorarem a indústria da seca, em que bilhões são destinados e nem hum real chega para o socorro dos meus irmãos nordestinos.
- Até quando vamos ver bandidos de gra- vata “políticos” desviarem dinheiro da saúde, da educação, dos transportes e outros tantos setores sem que nada seja feito de fato para acabar com esses marginais eleitos com o nosso voto, e que deveriam lutar para melhorar a vida de todos, mas continuamos assistindo a escândalos como os milhões gastos pela nossa presidenta que levou uma comitiva de quase 60 pessoas as nossas custas.
- Até quando meu DEUS, esses filhos das p... vão continuar roubando o povo brasileiro, e nós sendo obrigados a pagar por mais IMPOSTOS, sem saber para onde vai o dinheiro; IMPOSTOS que consome dos 12 meses do anos quase 5 meses do nossos salário.
- Até quando meu DEUS, vou ser obrigado a assistir todos os dias nos noticiários que esse e aquele outro bandido de Brasília foi pego envolvido em mais um ato de CORRUPÇÃO e no final ele fica com o dinheiro e nós com a conta de ter que pagar por ele?
   Gente pelo amor de DEUS é preciso reagir, não pode- mos continuar assistindo a tudo isso sem nos comprometer, sem nos indignar e cobrar; vamos fazer um levante, afinal esses bandidos são nossos EMPREGADOS, vamos votar em políticos que não tenha envolvimento com desvio de dinheiro.
2014 teremos eleições para presidente, governador, senador e deputado, vetemos CERTO, ou continuaremos pagando para ver esses LADRÕES nos roubarem e nós pagando pra isso.
   Que PAÍS queremos deixar para nossos filhos e netos?
Vamos refletir!!!
Geraldo e Lívia

sábado, 23 de março de 2013

Carta aberta de Theresa Collor ao Senador Renan Calheiros

Publicado por Mendonça Neto, Jornal Extra - Rio de Janeiro.
Carta aberta, de Theresa Collor, ao Senador Renan Calheiros 


"Vida de gado. Povo marcado. Povo feliz". As vacas de Renan dão cria 24 h por dia. Haja capim e gente besta em Murici e em Alagoas! Uma qualidade eu admiro em você: o conhecimento da alma humana. Você sabe manipular as pessoas, as ambições, os pecados e as fraquezas.

 Do menino ingênuo que eu fui buscar em Murici para ser deputado estadual em 1978 - que acreditava na pureza necessária de uma política de oposição dentro da ditadura militar - você, Renan Calheiros, construiu uma trajetória de causar inveja a todos os homens de bem que se acovardam e não aprendem nunca a ousar como os bandidos.

 Você é um homem ousado. Compreendeu, num determinado momento, que a vitória não pertence aos homens de bem, desarmados desta fúria do desatino, que é vencer a qualquer preço. E resolveu armar-se. Fosse qual fosse o preço, Renan Calheiros nunca mais seria o filho do Olavo, a degladiar-se com os poderosos Omena, na Usina São Simeão, em desigualdade de forças e de dinheiros.

 Decidiu que não iria combatê-los de peito aberto, descobriria um atalho, um mil artifícios para vencê-los, e, quem sabe, um dia derrotaria todos eles, os emplumados almofadinhas que tinham empregados cujo serviço exclusivo era abanar, durante horas, um leque imenso sobre a mesa dos usineiros, para que os mosquitos de Murici (em Murici, até os mosquitos são vorazes) não mordessem a tez rósea de seus donos: Quem sabe, um dia, com a alavanca da política, não seria Renan Calheiros o dono único, coronel de porteira fechada, das terras e do engenho onde seu pai, humilde, costumava ir buscar o dinheiro da cana, para pagar a educação de seus filhos, e tirava o chapéu para os Omena, poderosos e perigosos.

 Renan sonhava ser um big shot, a qualquer preço. Vendeu a alma, como o Fausto de Goethe, e pediu fama e riqueza, em troca.

 Quando você e o então deputado Geraldo Bulhões, colegas de bancada de
 Fernando Collor, aproximaram-se dele e se aliaram, começou a ser
 Parido o novo Renan.

 Há quem diga que você é um analfabeto de raro polimento, um intuitivo. Que nunca leu nenhum autor de economia, sociologia ou direito. Os seus colegas de Universidade diziam isso. Longe de ser um demérito, essa sua espessa ignorância literária faz sobressair, ainda mais, o seu talento De vencedor. Creio que foi a casa pobre, numa rua descalça de Murici, que forneceu a você o combustível do ódio à pobreza e o ser pobre. E Renan Calheiros decidiu que, se a sua política não serviria ao povo em nada, a ele próprio serviria em tudo. Haveria de ser recebido em Palacios, em mansões de milionários, em Congressos estrangeiros, como um príncipe, e quando chegasse a esse ponto, todos os seus traumas banhados no rio Mundaú, seriam rebatizados em Fausto e opulência; "Lá terei a mulher que quero, na cama que escolherei. Serei amigo do Rei."

 Machado de Assis, por ingênuo, disse na boca de um dos seus personagens: "A alma terá, como a terra, uma túnica incorruptível." Mais adiante, porém, diante da inexorabilidade do destino do desonesto, ele advertia: "Suje-se, gordo! Quer sujar-se? Suje-se, gordo!"

 Renan Calheiros, em 1986, foi eleito deputado federal pela segunda vez. Nesse mandato, nascia o Renan globalizado, gerente de resultados, ambição à larga, enterrando, pouco a pouco, todos os escrúpulos da consciência. No seu caso, nada sobrou do naufrágio das ilusões de moço! Nem a vergonha na cara. O usineiro João Lyra patrocinou essa sua campanha com US1.000.000. O dinheiro era entregue, em parcelas, ao seu motorista Milton, enquanto você esperava, bebericando, no antigo Hotel Luxor, av. Assis Chateaubriand, hoje Tribunal do Trabalho.

 E fez uma campanha rica e impressionante, porque entre seus eleitores havia pobres universitários comunistas e usineiros deslumbrados, a segui-lo nas estradas poeirentas das Alagoas, extasiados com a sua intrepidez em ganhar a qualquer preço. O destemor do alpinista, que ou chega ao topo da montanha - e é tudo seu, montanha e glória - ou morre. Ou como o jogador de pôquer, que blefa e não treme, que blefa rindo, e cujos olhos indecifráveis Intimidam o adversário. E joga tudo. E vence. No blefe.

 Você, Renan não tem alma, só apetites, dizem. E quem, na política brasileira, a tem? Quem, neste Planalto, centro das grandes picaretagens nacionais, atende no seu comportamento a razões e objetivos de interesse público? ACM, que, na iminência de ser cassado, escorregou pela porta da renúncia e foi reeleito como o grande coronel de uma Bahia paradoxal, que exibe talentos com a mesma sem-cerimônia com que cultiva corruptos? José Sarney, que tomou carona com Carlos Lacerda, com Juscelino, e, agora, depois de ter apanhado uma tunda de você, virou seu pai-velho, passando-lhe a alquimia de 50 anos de malandragem?

 Quem tem autoridade moral para lhe cobrar coerência de princípios? O presidente Lula, que deu o golpe do operário, no dizer de Brizola, e hoje hospeda no seu Ministério um office boy do próprio Brizola? Que taxou os aposentados, que não o eram, nem no Governo de Collor, e dobrou o Supremo Tribunal Federal? No velho dizer dos canalhas, todos fazem isso, mentem, roubam, traem. Assim, senador, você é apenas o mais esperto de todos, que, mesmo com fatos gritantes de improbidade, de desvio de conduta pública e privada, tem a quase unanimidade deste Senado de Quasímodos morais para blinda-lo.

 E um moço de aparência simplória, com um nome de pé de serra - Siba - é o camareiro de seu salvo-conduto para a impunidade, e fará de tudo para que a sua bandeira - absolver Renan no Conselho de Ética - consagre a sua carreira. Não sei se este Siba é prefixo de sibarita, mas, como seu advogado in pectore, vida de rico ele terá garantida. Cabra bom de tarefa, olhem o jeito sestroso com que ele defende o chefe... É mais realista que o Rei. E do outro lado, o xerife da ditadura militar, que, desde logo, previne: quero absolver Renan.

 Que Corregedor!... Que Senado!...Vou reproduzir aqui o que você declarou possuir de bens em 2002 ao TRE. Confira, tem a sua assinatura:

 1) Casa em Brasília, Lago Sul, R$ 800 mil;
2) Apartamento no edifício Tartana, Ponta Verde, R$ 700 mil;
 3) Apartamento no Flat Alvorada, DF, de R$ 100 mil;
 4) Casa na Barra de S Miguel de R$ 350 mil.

E SÓ.

 Você não declarou nenhuma fazenda, nem uma cabeça de gado! Sem levar em conta que seu apartamento no Edifício Tartana vale, na realidade, mais de R$1 milhão, e sua casa na Barra de São Miguel, comprada de um comerciante farmacêutico, vale mais de R$ 2.000.000. Só aí, Renan, você DECLARA POSSUIR UM PATRIMONIO DE CERCA DE R$ 5.000.000.



Se você, em 24 anos de mandato, ganhou BRUTOS, R$ 2 milhoes, como comprou o resto? E as fazendas, e as rádios, tudo em nome delaranjas? Que herança moral você deixa para seus descendentes?



Você vai entrar na história de Alagoas como um político desonesto, sem escrúpulos e que trai até a família. Tem certeza de que vale a pena? Uma vez, há poucos anos, perguntei a você como estava o maior latifundiário de Murici. E você respondeu: "Não tenho uma só tarefa de terra. A vocação de agricultor da família é o Olavinho." É verdade, especialmente no verde das mesas de pôquer!

 O Brasil inteiro, em sua maioria, pede a sua cassação. Dificilmente você será condenado. Em Brasília, são quase todos cúmplices. Mas olhe no rosto das pessoas na rua, leia direito o que elas pensam, sinta o desprezo que os alagoanos de bem sentem por você e seu comportamento desonesto e mentiroso. Hoje perguntado, o povo fecharia o Congresso. Por causa de gente como você!



Por favor, divulgue esta minha carta para o Brasil inteiro, para ver se o Congresso cria vergonha na cara.
  
Os alagoanos agradecem.

 Thereza Collor

Roseana zomba os maranhenses e adia mais uma vez entrega de hospitais prometidos para 2010

Face lenhosa – Atual governadora do Maranhão e filha do ex-presidente do Senado Federal, Roseana Sarney está se especializando em adiar o cumprimento de promessas feitas aos eleitores. Na quinta-feira (21), a governadora e o secretário estadual da Saúde, Ricardo Murad, que é seu cunhado, anunciaram um novo prazo para a entrega dos hospitais que faltam para concluir o programa “Saúde é Vida”, cujo significado apesar de redundante é uma utopia na mais pobre unidade da federação.
De acordo com Roseana e Murad, a meta é concluir a entrega de 50 hospitais até junho. Das 72 unidades hospitalares prometidas, apenas 15 foram construídas e entregues, o que corresponde a 21% do total, alerta o jornalista John Cutrim.
Roseana Sarney havia prometido entregar os 72 hospitais em dezembro de 2010, mas a promessa não passou de uma armadilha para enganar o sofrido povo maranhense e garantir sua reeleição.
A saúde pública no Maranhão há décadas vive uma situação caótica, obrigando as pessoas a procurarem tratamento em hospitais de Teresina, mas o clã Sarney não está muito preocupado com as dificuldades enfrentadas pela população. Quando algum integrante da família da governadora se depara com algum problema de saúde, um jatinho deixa a cidade de São Luís rumo à capital paulista, onde esses representantes do povo se valem dos mais caros e badalados hospitais do País. É o caso de José Sarney, que na última semana esteve no internado no Hospital Sírio-Libanês.
É sempre bom lembrar que a qualidade do Sírio-Libanês e a competência dos profissionais de medicina que lá atuam são inversamente proporcionais aos currículos bisonhos da maioria dos políticos que recorrem ao melhor hospital do País. 

Fonte: site ucho.info

sexta-feira, 22 de março de 2013

La surconsommation (consumo excessivo): a nova "cadeia" alimentar (consumidos e consumidores)

Este impactante vídeo acima, La surconsommation (consumo excessivo) clique aqui paraassistir, que rebatizei de A nova "cadeia" alimentar, por motivos óbvios que comentarei mais adiante, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil.
La surconsommation é um curta-metragem que mostra de forma avassaladora, através da força das imagens, esta nova "cadeia" alimentar em que os animais, dito irracionais, estão cada vez mais confinados, para ganhar peso e serem abatidos numa moderna linha de produção, enquanto os humanos, e ditos racionais, ora são consumidos, ora consumidores... Consumidos pelo estresse das grandes cidades, pelo modelo consumista de ter mais do que ser, do individualismo, da busca pelo lucro fácil, pela fortuna instantânea que tem colocado o próprio planeta em desequilíbrio socioambiental. Uns cada vez mais ricos, outros cada vez mais pobres.
Citando Albert Einstein: "O homem que não tem os olhos abertos para o mistério passará pela vida sem ver nada."
E precisamos abrir os olhos, ver, rever, debater, discutir, refletir e pensar um novo modelo civilizatório, mais calcado na coletividade do que na individualidade, mais no compartilhar do que no competir, mais nas ações que visem o bem comum e não apenas os bens materiais de alguns incomuns mortais, cada vez mais donos do mundo, como certos conglomerados econômicos, que são mais ricos que muitos países (as empresas transnacionais).
A cena final do vídeo fecha o círculo vicioso deste modelo nocivo a todos os seres vivos deste planeta.
Enfim, já ficou mais do que provado e comprovado de que com este nível excessivo de consumo, seria necessário mais de três planetas, embora boa parte da população viva sob condições subumanas, que nem alguns animais, confinados em guetos, favelas, invasões de terras, por não terem onde viver, morar dignamente. São todos sobreviventes deste progresso...
Certa vez li matéria de jornal que dizia que estudos das Nações Unidas indicavam que se toda a riqueza produzida no mundo fosse dividida igualitariamente (uma utopia!), cada um dos 7 bilhões de habitantes do planeta teria uma renda per capita de cerca de quatro mil dólares. Não haveria ricos nem pobres, certamente, mas também de nada adianta dividir, redistribuir renda sem uma nova tomada de consciência global, uma nova matriz social, pois a Terra não suportará por mais tempo este consumo excessivo. O que é preciso a mudança cultural que leve em conta a sustentabilidade e a continuidade da vida no planeta.
José Antonio Klaes Roig
joseroig7@hotmail.com
Educador, escritor e poeta. Doutorando em Letras / História da Literatura (FURG-2012). Mestre em Letras / História da Literatura (FURG-2010). Especialista em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura (FURG-2006); especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2007) e especialista em Mídias na Educação (IFRS/FURG-2010). Bacharel em Direito (FURG-1990). Graduado em Letras/Português e suas Literaturas(Unopar-2011). Assessor jurídico na área da educação (2001-2002); coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ªCRE (2005-2007, 2010-11). Multiplicador em informática educativa, no NTE Rio Grande/18ª CRE (2005-2011). Integrante da Academia Rio-Grandina de Letras e da Comissão Editorial da página da ARL, publicada no Jornal Agora (Rio Grande-RS). Autor do livro de contos Realidade Virtual (KroArt-RJ-2004), escrito em 2000 (quando nem imaginava trabalhar com informática educativa). Editor de diversos blogs individuais e colaborativos.
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

*O racismo de Chatô :missa rezada por padre preto traz uma urucubaca sem tamanho.*

   Ainda em 1938 ele organizou raid de aparelhos do Rio até a cidade de Campos, no in- terior do estado. Com vários repór- teres cobrindo os preparativos, entre- vistando pilotos, e mais uma equipe recebendo a esquadrilha na cidade fluminense, a viagem renderia páginas e páginas nos jornais e revistas Associados. O sucesso da iniciativa o animaria a repeti-la mais duas vezes, e sempre com um número cada vez maior aviões envolvidos: na segunda, viajaram até a usina de açúcar Tamoio, na cidade paulista de Araraquara, e na terceira foi-se ainda mais longe, a Guatapará, também no interior paulista. Assim como havia repórteres especializados em economia, em política, em esportes, os Associa- dos passaram a ter um setorista de aviação, escolhido pessoalmente pelo dono: o jovem cea- rense Edmar Morel, que ganhara fama meses antes com uma série de reportagens na Amazônia sobre o coronel inglês Percy Fawcett, desaparecido misteriosamente quando investigava a existência da tal civilização branca que a selva brasileira esconderia assunto que havia sido levantado em 1924 por O Jornal.
      A aventura seguinte seria mais arriscada: Chateaubriand planejava organizar uma expedição aérea de nada menos que sessenta aviões do Rio e Porto Seguro, na Bahia, para ali festejarem o aniversário do descobrimento do Brasil. Estaria tudo muito bem se não fosse por um problema: Porto Seguro não tinha aeroporto. Acionado pelo jornalista, Getúlio entusiasmou-se com a viagem, e sessenta dias depois o aeroporto pronto. Com uma escala para reabastecimento em Vitória e outra em Caravelas, no litoral baiano, os aviões por fim desceram em Porto Seguro. A modesta prefeitura local teve de mandar fazer às pressas trinta privadas públicas e arranjar 140 camas com o Exército para acomodar os pilotos, radiotelegrafistas e os mecânicos. Logo que os aparelhos pousaram, o vigário da cidade, um negro anunciou que havia preparado uma surpresa para Chateaubriand e os mais de cem pilotos e acom- panhantes que tinham feito parte do raid: iria oficiar uma missa no mesmo local em que frei Henrique de Coimbra havia rezado a primeira missa Brasileira, em maio de 1500. Ao ouvir aquilo, Chateaubriand chamou, Edmar Morel a um canto:
- Seu Morel, demita esse preto da minha festa. Um preto rezar a nossa missa? De modo algum! Dê um jeito de chamar com urgência o bispo de Ilhéus, que é ariano. Em missa de branco eu atuo até como coroinha, Seu Morel, mas missa rezada por padre preto vai nos trazer uma urucubaca sem tamanho.

Veja também:


 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Só diabo explica!

Homem é morto com tiro na cabeça dentro de igreja em Porto Alegre

Vítima era ex-genro do suposto assassino, um militar da reserva que era de ministro da eucaristia na igreja onde incidente ocorreu

 Um homem foi morto a tiros neste domingo du- rante uma missa na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, zona sul de Porto Alegre, in- formaram fontes policiais.

A vítima, identificada como José Evandro Saldanha Rodrigues, de 35 anos, era ex-genro do suposto assassino, Luis Francisco Goulart Porto, de 55 anos, um militar da reserva que desempenhava a tarefa de ministro da eucaristia na igreja onde o incidente ocorreu.

De acordo com as fontes, Porto disparou quatro vezes em seu ex-genro pouco depois do término da missa dominical, enquanto cerca de 200 fiéis saiam da igreja. O delegado Gabriel Bicca, da Polícia Civil, informou que Porto foi detido em flagrante no momento em que deixava a igreja e pouco tempo depois de ter jogado fora sua arma.


O suposto homicida foi conduzido a uma prisão local e será acusado de assassinato, informou o delegado responsável pela investigação à imprensa local. Testemunhas citadas pela versão online do jornal Zero Hora asseguraram que o autor dos disparos saiu da igreja durante a missa ao saber da presença de seu ex-genro, possivelmente com o objetivo de buscar uma arma, e retornou meia hora depois.

Ao término da missa, Rodrigues, que estava acompanhado por uma mulher, se aproximou de seu ex-sogro, que lhe efetuou um disparo na cabeça à queima-roupa e depois efetuou outros três tiros. Fontes policiais disseram ao Zero Hora que a ex-mulher da vítima tinha o denunciado pelo menos 17 vezes por ameaças e agressões, sendo que a última tinha sido feito há menos de uma semana.

O casal, que foi casado por 15 anos, tinha dois filhos e estava separado há um ano.
(