domingo, 30 de outubro de 2011

Após diagnóstico de câncer, Lula deixa hospital; tratamento deve começar na segunda-feira

Após uma série de exames que diagnosticaram a presença de um tumor maligno na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o hospital Sírio Libanês em São Paulo na noite deste sábado (29). Ele estava acompanhado da mulher, Marisa Letícia. O casal seguiu para o apartamento da família em São Bernardo do Campo (SP). Lula deve retornar ao hospital na próxima segunda para começar o tratamento contra o câncer.

Lula saiu do hospital caminhando ao lado da mulher e não conversou com os jornalistas. Ele deixou o local em carro particular dirigido por seguranças.

O ex-presidente, que completou 66 anos na última quinta (27), estava com rouquidão considerada acima do normal vinha se queixando de dores de garganta nos últimos dias.
Segundo o médico Rafael Possik, oncologista do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ele deu entrada na noite de ontem (28), esse tipo de tumor está diretamente relacionado ao consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. O câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.

O tratamento deve durar pelo menos cerca de três meses. O tumor tem, segundo médicos da equipe do hospital que atendem o ex-presidente, entre dois e três centímetros, tamanho considerado médio, e está situado sobre a glote do ex-presidente. Os médicos descartaram, por enquanto, a necessidade de cirurgia. Lula deve ser submetido a três ciclos de quimioterapia, uma a cada 20 dias, durante o tratamento.

Segundo o Instituto do Câncer (Inca), fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam. O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço. Dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.

Repercussão

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota à imprensa na qual deseja a “rápida recuperação” de seu antecessor. Ela lembrou também que já passou por esse tipo de tratamento, para combater um câncer linfático detectado em 2009. Na ocasião, a atual governante se tratou com a mesma equipe de médicos do hospital Sírio Libanês, e conseguiu combater a doença ao mesmo tempo em que realizava sua campanha eleitoral à Presidência da República.

Leia na íntegra o comunicado do hospital Sírio Libanês sobre o estado do ex-presidente:

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

Lula é um exemplo e vai vencer doença, diz Dilma

Em nota divulgada neste sábado (29), a presidente Dilma Rousseff falou sobre a doença do ex-presidente Lula, um tumor de laringe.

"O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio." 
Dilma ainda lembrou de sua experiência com a doença. "Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula."

A presidente destacou que estará ao lado de Lula. "Como presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo."

Leia a íntegra da nota de Dilma:

"Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula.

Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.

O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio. Contará também, para isso, com o apoio e a força de D. Marisa.

Como Presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo."

ROUQUIDÃO

Lula passou por exames ontem e hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após se queixar de rouquidão. "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", diz nota do hospital.

Segundo o oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, o estado de Lula é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral."

Katz disse que o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de hoje. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", disse o médico.

A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".

Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.

"As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.

Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
O ex-presidente comemorou seu aniversário no Instituto Lula
 Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participam da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Foi o primeiro aniversário que ele comemorou após exercer o cargo de presidente nos últimos oito anos.
Dilma, que estava gripada, cancelou a viagem a São Paulo e enviou dois livros de presente.
No mesmo dia, Lula também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. "Mais da metade desses 66 anos eu dediquei a luta pela conquista da democracia desse país", disse no vídeo.

Câncer acontece quando Lula é 'mais dominante' no Brasil, diz 'New York Times'

O assessor de Luiz Inácio Lula da Silva, José Crispiniano, concede entrevista para a imprensa sobre a saúde do ex-presidente em frente ao Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo. Segundo ele, Lula reclamava de 'rouquidão excessiva' há duas semanas
O diagnóstico do câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu na imprensa internacional neste domingo.
O jornal americano The New York Times publicou uma reportagem na qual afirma que o diagnóstico do câncer acontece em um momento em que o ex-presidente é visto como dominante na política brasileira.
"A revelação da sua condição acontece em um momento em que ele ainda é admirado aqui como o líder político contemporâneo mais dominante do Brasil", escreve o jornalista do New York Times Simon Romero, do Rio de Janeiro.
"Desde que deixou a presidência, Silva, um ex-líder sindical, manteve ampla influência na política brasileira. Ele viajou muito dentro do Brasil e no exterior, fazendo discursos por cachês altos, e na semana passada ele apareceu ao lado [da presidente Dilma] Rousseff na inauguração de uma ponte na cidade amazônica de Manaus."
O New York Times diz que a notícia sobre Lula mostra um "contraste grande" em relação à forma como o presidente venezuelano, Hugo Chávez, revelou seu câncer, em junho.
Enquanto o brasileiro optou por revelar rapidamente a doença, Chávez "surpreendeu os venezuelanos" ao anunciar que já havia sido submetido a uma cirurgia, segundo o New York Times. O jornal também lembra que o venezuelano nunca revelou o tipo de câncer que teve.
Lula foi diagnosticado com câncer na laringe. A informação foi divulgada no sábado pelo hospital Sírio-Libanês, onde o ex-presidente fez exames após se queixar de dores na garganta. Ele começará quimioterapia na segunda-feira.

'Incerteza'

Uma reportagem do jornal argentino La Nacion afirma que o câncer do ex-presidente desperta incerteza entre os brasileiros sobre o futuro político de Lula.
"A inesperada notícia sobre a doença surpreendeu a todos os brasileiros e despertou uma grande incerteza sobre um eventual regresso de Lula à Presidência do Brasil, onde ele mantinha uma enorme influência política no atual governo", escreve o jornal argentino.
O La Nacion diz que o "carismático e popular" ex-presidente brasileiro terá pela frente uma "nova e inesperada batalha".
Já o jornal argentino El Clarin destacou que a notícia sobre a doença de Lula "surpreendeu os veículos brasileiros de imprensa", já que o ex-presidente havia anunciado que tinha começado a deixar de fumar cigarrilhas.
O El Clarin também destacou a repercussão da doença no Twitter, com várias mensagens de solidariedade acompanhadas das hashtags #vivalula e #forçalula.
O jornal espanhol El País disse que a notícia sobre Lula "correu como pólvora em todo o país".
Já o americano The Wall Street Journal destaca a importância "literal" da voz de Lula na política brasileira.
"Muito do sucesso de Lula se deve à sua voz. Como um país grande e recentemente industrializado sofrendo com uma ditadura militar, os sindicatos brasileiros estavam maduros para um rompimento nos anos 70", escrevem os jornalistas Matthew Cowley e Tom Murphy.
"No sentido literal, Lula, um ex-sindicalista, deu aos trabalhadores uma voz."

 

Presidente da Nicarágua diz acreditar que Lula superará câncer

Ex-presidente Lula deixa o hospital Sirio Libanês em São Paulo
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, se solidarizou, no sábado (29), com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, que foi diagnosticado com um tumor na laringe. Ortega expressou sua certeza de que Lula superará a doença.

“Queremos que chegue nosso carinho, apreço, respeito e solidariedade ao presidente do Brasil, o companheiro Luis Inácio Lula da Silva, a sua família, ao Partido dos Trabalhadores e ao povo brasileiro”, afirmou o velho amigo de Lula em ato na Casa dos Povos, em Managua.

“Estamos seguros de que o problema de câncer que o afeta na garganta será superado, de acordo com o que dizem os médicos do hospital onde o atenderam”, afirmou. Lula começará a receber tratamento a partir de segunda-feira (31).

"O paciente encontra-se bem, e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", informa a nota divulgada pelo hospital Sírio-Libanês, onde ele foi internado. José Chrispiniano, porta-voz do Instituto da Cidadania, fundado por Lula, afirmou que o ex-presidente deu entrada no hospital na sexta-feira (28), com dores na garganta.

Bairro do Alecrim – 100 anos

“Eu nunca vi coisa tão boa como é sambar, no bairro do Alecrim, na capitá de Natá”. Com essa música do saudoso Zito Borborema, lembro que neste 23 de outubro, o bairro do Alecrim completa 100 anos de fundação. Tenho um carinho especial por ele, pois ali vivi parte da minha infância e adolescência. No Alecrim assisti aos primeiros filmes nos cinemas São Luís e São Pedro, local onde o rei Roberto Carlos fez seu primeiro show em Natal em 1964. Na calçada do São Luís, após os filmes comprava revistas em quadrinhos principalmente faroeste “Roy Rogeres” e pôrters de Elvis Presley, saboreando um cachorro-quente com refrigerante Chush. Além desses cinemas existiram também os cines São Sebastião, Alecrim e Olde.
Nesse bairro surgiu em 1915 o nosso Alecrim Futebol Clube, a agremiação mais simpática do RN e em 1977 atorcida FERA (Fiéis Esmeraldinos Radicais) a mais fiel, apaixonada e atuante do Brasil. Aos sábados temos a feira do Alecrim que até a década de 80 era a terceira maior do Nordeste, ficando atrás apenas das de Caruaru e Campina Grande. Por falar em feira é bom lembrar que o comércio alecrinense é o maior de Natal, tendo, inclusive, inaugurado o primeiro supermercado da capital em 1972 (Nordestão). É de lá a primeira loja de vidros de Natal, o Vidraceiro do Norte. Assim como a maior loja de malas a Casa Sarmento de Derneval Sarmento, torcedor e ex diretor  alecrinense, a principal loja de fogos de artifícios de Natal, o Bazar São Paulo, do Sr. Paulo Almeida e seu filho Washington, apaixonados pelo Verdão, Shopping 10, Centro Comercial do Alecrim, Saci Materiais de Construção, A Iskisita, Paratodos “jogo do bicho”, o Mercado Antônio Carneiro na esquina da Avenida 6 com a 4,  as eletrônicas da Avenida 3, Agricaça, Farmácia Dutra e o inconfundível Camelódromo. Na hotelaria, o histórico Hotel União, Hotel Caiana, o hotel San Francisco, atualmente Hotel Burity e o Natal Palace Hotel.
No setor educacional recordo da escola Padre Miguelinho, Colégio das Neves, Instituto Reis Magos, Kalazans Pinheiro, Ary Pareiras, João Tibúrcio, Sagrada Família, Externato Priscila Paiva, Anfilóquio Câmara, Newton Braga, Amâncio Ramalho, Nívea Madruga, Clementino Câmara, Juvenal Lamartine, Escola Stela Barros,  Dom Marcolino Dantas, Supletivo Pedro II,  Escola do Professor Saturnino, Escola do Professor Batalha, Instituto Sião, Externato Potiguar, o Colégio Pitágoras do saudoso professor Evaldo que foi o primeiro cursinho de Natal, a Faculdade Câmara Cascudo (Estácio de Sá), o supletivo do SESC na Alexandrino de Alencar. É importante ressaltar que foi nesse bairro que existiu o primeiro grupo de escoteiros de Natal liderado pelo professor Luís Soares. O bairro sedia a Base Naval de Natal e tem também o quinto cartório do Sr. Manuel Cabral de Macedo, onde registrei minhas filhas Mircela Aline e Roberta Luciana. Nesse bairro funcionou a Rádio Cabugi, a Tropical, TV Potengi e agora a TV Ponta Negra. Na cultura o charmoso teatro municipal Sandoval Wanderley (o teatrinho do povo) e o teatro Jesiel Figueiredo. No setor de saúde. Hospital Naval, Policlínica, hospital Santa Helena. Esse hospital depois passou a se chamar Hospital Antônio Prudente e o Centro de Saúde do Alecrim.
A religiosidade está presente nas igrejas de São Pedro ( padroeiro do bairro), São Sebastião, São José, Nossa Senhora da Conceição, Assembléia de Deus e Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes. Não posso esquecer da Praça Gentil Ferreira, local das grandes concentrações políticas nos anos 60 e 70 liderados por Dinarte Mariz e Aluízio Alves, sempre com a presença do rei do baião Luis Gonzaga, Marinês e sua gente e Genival Lacerda. No Alecrim tínhamos um grande carnaval com destaque para os índios Guaranis da Avenida 7, campeões várias vezes,que se tornaram hour concur sob o comando do cacique Bum bum, as escolas de samba Asa Branca e Aí vem a Marinha, Imperadores do Samba, Mangueira no Samba,e Império do Salgueiro, tradição mantida até hoje com a Imperatriz Alecrinense e o bloco de carnaval Cheiro de Alecrim da torcida FERA, os clubes Alecrim Clube, Atlântico, Cobana e Clube dos Caçadores,os blocos de elite Magnatas, Arrastão e Psiu, Chega Mais e Saci. Falando em carnaval relembro do eterno Rei Momo natalense Severino Galvão, pai dos cantores  Babal e Galvão Filho e as batalhas carnavalescas da Vila Naval. Nas festas juninas o Arraiá do Pedrinho na Avenida 7, o Arraiá da Vila Naval e Arraiá do Saci.
No futebol amador tínhamos as presenças do Nacional da Avenida 2, Canarinho da avenida 3, Portuguesa da avenida 4, Cruz de Ouro da avenida 6, Botafogo da avenida 7e Bandeirantes da avenida 8. Também são fortes as lembranças do parque de diversão São Luís armado na Presidente Bandeira (Avenida 2).
Relembremos lojas de destaque que existiam no comércio do bairro: Transrádion, na Amaro Barreto  primeira loja a fabricar rádio de válvulas e vender  discos 78 rotações, LP vinil dos anos 40 até os anos 70. Essa loja pertencia ao Sr. Marcino Dias de Oliveira que após seu falecimento seu filho Marcínio Dias de Oliveira juntamente com sua mãe Maria Irene Chaves de Oliveira continuaram com a mesma só que com o nome Emy Som transformando em uma loja de disco. Nessa área também tínhamos: Globo Som de Expedito Leite, Vox Disco de Valdir Acioli, a Fafitas de Fabrício. O foto Jorge Mário que juntamente com o foto Alecrim do vibrante torcedor esmeraldino Chico eram os principais da capital. Em cima do foto Alecrim funcionou a sede do Alecrim FC e foi onde se comemorou o campeonato invicto de 1968.
Outras lojas que deixaram saudades: Lojas Seta, Girafa Tecidos, A Sertaneja, Casas Sem Nome, Socic, Sonora, Utilar, Casa Régio, O Pescador, A Primavera, Armazém Narciso, Camisaria União, Galeria Olímpio que foi inaugurada com a promoção da Monark trazendo os cantores Antônio Marcos e Vanusa, Livraria Moderna e Distribuidora de livros “IBEP., Casa São Marcos Também no setor comercial o Café Vencedor, que foi inaugurado pela miss Brasil Terezinha Morango, Café Dois Amigos, Lojas Paloma, Lojas Rizo, Armarinho Casa  Azul,  Armarinho Catarinense, Sorveteria Cristal,  Laboratório Sanarina, fábrica de refrigerantes Dore, Curtume  Jota Mota, Banco do Povo, Banco Comércio e Indústria de Campina Grande, Banco Mossoró,a Pedra que vendia carros usados na Avenida 10,  falando em carros recordo que a sede do DETRAN funcionou no Alecrim na esquina da Avenida 2 com a 9, Vuco-vuco de Manuel Leopoldo que introduziu a venda de móveis usados em Natal, a Oficina de Galego Pintor e Negão Pintor, Marmoraria Penedo, a Casa Leite de seu Leonel Leite, a Sistemática, Farmácia Navarro,  a famosa Padaria Cial na avenida Alexandrino de Alencar e a Padaria Ideal , a LBA (Legião Brasileira de Assistência), a funerária São Francisco dos irmãos Vila, que hoje tem o mais completo serviço nesse setor, iniciando  no bairro que teve o primeiro cemitério da cidade construído no século XIX. Pessoas históricas e folclóricas do bairro nas décadas 60 e 70: os treinadores de futebol Pedrinho 40 campeão invicto pelo Alecrim FC em 1968 e Geléia, campeão pelo Alecrim FC em 1963, o cantor Odair Soares, sempre cantando o grande sucesso Moinho d’água, o inesquecível Zé Menininho tocando nos transportes coletivos o seu sucesso Caixão de Gás, Chiquinha Gorda, Dr. Rossi , Caju, Tourinho, Maria Mula Manca, Dr. Raiz, Mangaieiro, Maria Sai da Lata, Lambretinha, Cuíca e Velocidade, o primeiro homossexual assumido em Natal.Na vida boêmia recordo do Cabaré do Wilson e a Arapuca do Jesiel, dos bares Quintandinha, Café Nice, A Palhoça, Indiana, Bar do Zé Vilar, Bar de Zé Mago, Bar do Capitão, Chapéu de Palha, Brancos Bar, Gaiola do Louro, Bar da Nenzinha, Beco da Música, Carne Assada do Toinho, Carne Assada do Araújo, Bar do Marinaldo, o Bar do Elói na Avenida 2 um dos mais antigos de Natal, Bola Branca Bar, Bodega de seu Adauto na Avenida 3 com a 9, Buchada e Panelada de Dona Anália na Avenida 12, O Rei do Abacate, Pic-Nic, Picado do Monteiro, Churrascaria Dom Pedrito, Restaurante Tiffany e o bar do Neto onde criamos a torcida FERA.
Esse bairro foi homenagea
do pelos compositores Mirabô Dantas e Dailor varela com a música “Frevo do Alecrim”, Babal “Avenida 10”, Edinho e Raul Andrade “Feira do Alecrim,” ”Avenida 9” de Carlinhos Ponta Negra,  Gilliar “Menino do Alecrim”, Zito Borborema “Forró do Alecrim”, Dosinho, o hino do Alecrim FC, Elino Julião, Forró da Coreia, por isso nesse momento de festa cantemos como Zito Borborema: “Tá muito legal mais o bom pra mim é o bairro do Alecrim na capitá de Natá...”

                                                     
                                                  
                                                          José Normando Bezerra
                                                            Geógrafo e Professor
                                                         Natal (RN), outubro/2011   

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Análise de Retorno Financeiro da Cerveja

Se você tivesse comprado, em janeiro/2005, R$ 1000,00 em ações da Nortel Networks, um dos gigantes da área de telecomunicações, hoje Teria R$ 59,00!
Da mesma forma investido, em janeiro/2005, R$ 1000,00 em ações da Lucent Technologys, outro gigante da área de telecomunicações, hoje teria R$ 79,00!
 Agora, se você tivesse, em janeiro/2005, gasto R$ 1.000,00 em Antarctica, Brahma ou Skol entenda:
Em latinhas de cerveja, não em ações), tivesse bebido tudo e vendido somente as latinhas vazias, hoje teria R$ 80,00!!!
Conclusão:
No cenário econômico dos últimos anos, você perde menos dinheiro ficando sentado e bebendo cerveja o dia inteiro...
É IMPORTANTE LEMBRAR, QUEM BEBE VIVE  MENOS:  
a) Menos triste;
b) Menos deprimido;
c) Menos tenso;  
d) Menos puto da vida!
Outrossim, se for dirigir, não beba.


Se for beber, me chama!
Se não me chamar, pelo menos me manda as latinhas!
 QUE EU VENDO TUDO!!!

O KILO DE LATINHA DE CERVEJA VALE R$ 10,00 NO FERRO VELHO.

domingo, 23 de outubro de 2011

Maranhão 66: O avesso do avesso - Nelson Motta.

Está bombando no YouTube e provocando acessos de gargalhadas e deboches um filme de sete minutos em preto e branco com o prosaico título Maranhão 66.
Aparentemente é um documentário sobre a posse de José Sarney no governo do Estado, feito por encomenda do eleito. Mas é assinado por Glauber Rocha.
Com 35 anos, cabelos e bigode pretos, Sarney discursa para o povo na praça, num estilo de oratória que evoca Odorico Paraguaçu, mas sem humor, à sério, que o faz ainda mais caricato e engraçado. Sobre seu palavrório demagógico, Glauber insere imagens da realidade miserável do Maranhão, cadeias cheias de presos, doentes morrendo em hospitais imundos, mendigos maltrapilhos pelas ruas, crianças esquálidas e famintas, enquanto Sarney fala do potencial do babaçu.
Só alguém muito ingênuo, ou mal-intencionado, poderia imaginar que Glauber Rocha fizesse um filme chapa branca. Em 1964, com 25 anos, ele tinha se consagrado internacionalmente com Deus e o diabo na terra do sol e vivia um momento de grande prestígio, alta criatividade e absoluto domínio da técnica e da narrativa cinematográfica. E odiava a ditadura que Sarney apoiava.
O filme dentro do filme é imaginar o susto de Sarney quando o viu. Em vez de filmar uma celebração vitoriosa, Glauber usou e abusou da vaidade e do patrocínio de Sarney para fazer um devastador documentário sobre um arquetípico político brasileiro.
Glauber dizia que o artista também tem de ser um profeta; mas a sua obrigação é de profetizar, não de que as suas profecias se realizem. O discurso de Sarney e as imagens de Maranhão 66 são os mesmos do Maranhão 2011, num filme trágico, cômico, e, 46 anos depois, profético.

sábado, 22 de outubro de 2011

Café reduz risco de câncer de próstata

Pesquisa da Escola de Saúde Pública
de Harvardmostra que seis xícaras de café
podem reduzir ematé 60%
o risco de câncer de próstata. (Foto: AFP)

Para reduzir os riscos de desenvolver um câncer de próstata, quanto mais café melhor, de acordo com um novo estudo publicado nesta terça-feira por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.

Homens que bebem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de câncer de próstata em relação a homens que não consomem a bebida.

Até aqueles que bebem apenas entre uma e três xícaras por dia já se beneficiam com uma queda de 30% do risco de ter o tipo mais letal do câncer de próstata.

"Poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir", destacou Lorelei Mucci, professora de Harvard e principal autora do trabalho. "Nosso estudo é o maior até hoje a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de câncer de próstata letal."
Segundo os pesquisadores, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que leva a crer que o benefício está associado às propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do café.

O câncer de próstata é a forma mais comum da doença diagnosticada anualmente entre os americanos, e as estimativas calculam que um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida nos Estados Unidos.

Os principais fatores de risco associados à doença são as dietas ricas em gordura, consumo exacerbado de álcool e a exposição a produtos químicos, além da hereditariedade.

O estudo acompanhou 47.911 homens, que forneceram aos pesquisadores informações sobre seus hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008. Ao longo da pesquisa, 5.035 deles desenvolveram câncer de próstata, incluindo 642 casos letais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O assassinato de Kadafi e a crise moral dos europeus e dos EUA./ e KHADAFI MORREU COMBATENDO COM DIGNIDADE E COERÊNCIA

Como se esperava, os imperialistas (EUA, França, Inglaterra e Itália), com o apoio de grupos líbios derrubaram o presidente da Líbia, Muammar Kadafi. Mais do que isso: o assassinaram como fizeram com o presidente do Iraque, Saddam Hussein, e agora se preparam para saquear as riquezas dos líbios, especialmente no que concerne às reservas de petróleo e gás.
Mais uma vez, os imperialistas e colonialistas do ocidente, brancos e cristãos invadem um país soberano em uma cruzada, aos moldes das medievais, para ter o controle da energia fóssil que é o petróleo. São países cujos governos são perigosíssimos, armados até os dentes, possuidores de milhares de ogivas nucleares e com um aparato militar que não poder parar, porque é muito caro e por isso tem de ser usado para atender à trilionária indústria bélica, que é mais letal que o tráfico de drogas internacional.
 Como se esperava, a morte do dirigente líbio foi tramada nas salas de ONU (Conselho de Segurança dominado por apenas cinco países) e da OTAN (EUA), órgãos de espoliação política e militar, criados para dar “legalidade” às ações criminosas de guerra dos países ocidentais desenvolvidos, que quase dizimaram seus povos em duas guerras mundiais, em uma selvageria que deixaria qualquer país de periferia que eles consideram selvagem, subdesenvolvido e atrasado com imensa vergonha e com um sentimento animal de ser.
 Mais uma vez, lideranças contrárias aos interesses da globalização (nova forma de colonialismo e pirataria) foram mortas e seus países invadidos e bombardeados em nome da “liberdade”, da “democracia” e de um “mundo mais seguro”. Enquanto isso, o sistema capitalista excludente e belicoso derrete em Wall Street e nas praças européias importantes como a de Londres, com as populações desses países brancos, cristãos e desenvolvidos a gritar revoltados nas ruas contra a roubalheira do sistema financeiro e da leniência e subserviência de governos que foram e são cúmplices da jogatina praticada por empresas e instituições que, de forma criminosa, levaram à cabo uma crise econômica e financeira sem precedentes, que eliminou milhões de empregos desse povos que deitaram e rolaram durante quase cinco décadas com a opulência e a fartura às custas dos países africanos, asiáticos e principalmente os da América Latina, que sustentaram até a década de 1990 o alto padrão de vida dos europeus, estadunidenses, japoneses e outros países do assim denominado primeiro mundo, como o Canadá e a Austrália.
 Como se esperava esses governantes de países desenvolvidos que agem secularmente como piratas e que, apesar de historicamente se odiarem, para roubar e matar se unem, porque precisam dessa vil aliança para movimentar seu parque industrial bélico e civil e assim renovar a circulação do dinheiro, inclusive o ilegal, que é lavado nos paraísos fiscais, grosso modo, porque todo mundo sabe disso, mas ninguém pega um tanque ou um míssil para destruir tais ”instituições” financeiras, que fomentam há séculos a fome, a miséria e a exploração dos povos menos desenvolvidos, no que concerne às suas infraestruturas e ao acesso às tecnologias, à educação de qualidade e ao sistema bancário e industrial que garanta a seus países desenvolvimento econômico e bem-estar social, o que é quase impossível alcançar sem o apoio dos países desenvolvidos, que se recusam a efetivar um marco em que a cooperação e o aprendizado sejam a tônica.
 Mais uma vez na história esses países brancos e cristãos e ocidentais que se comportam como aves de rapina ou como cães predadores optam pelo saque das riquezas alheias e o torna crível e cinicamente aceitável perante a população mundial por intermédio do sistema midiático, notadamente a imprensa comercial e privada (privada nos dois sentidos, tá?), que porta-voz e ponta-de-lança do sistema de capitais inicia e termina um processo de demonização dos presidentes dos países agredidos e invadidos ao ponto de não se saber, de forma alguma, como pensam, como vivem e o que fazem os povos vítimas de bombas, de mísseis, de todo tipo de armas de grosso calibre, que não têm como se defender contra forças estrangeiras que quase se dizimaram nas duas guerras mundiais iniciadas pelos brancos cristãos e que se consideram, com a maior cara-de-pau possível, civilizados e não selvagens.
 Como se esperava, Kadafi foi assassinado tal qual ao Saddam. A questão não é se os dois dirigentes eram ditadores. O que importa nesses casos é que os países ocidentais que não se consideram selvagens, o que é uma grande desfaçatez, apoiaram, apóiam e sempre apoiarão ditaduras espalhadas em todo o planeta, porque é assim que esses países, com a ONU e a OTAN usadas como títeres da legalidade, agem em uma conduta para lá de questionável, pois moralmente sem credibilidade no que é relativo às diferenças dos povos, bem como aos seus interesses, que não se coadunam e por isso, geralmente, o país ou aliança mais forte belicamente e que controla regiões diversas por meio da geopolítica ataca seu alvo sem dar satisfação alguma à comunidade internacional, além de fazer da ONU uma organização fantoche, desacredita e humilhada pela prepotência e a arrogância dos Estados Unidos, cujo presidente Barack Obama, apesar da novidade de ser um homem negro, tem os mesmos defeitos, o mesmo perfil e a conduta e estratégias de seus antecessores, que é realizar guerra, invadir países para saquear e ter controle geopolítica de determinadas regiões, ao preço de sangue, muito sangue de povos, neste caso, árabes, que não conseguem há quase dois milênios se livrar de forças estrangeiras que não cansam de matar e de literalmente roubar seus países e sociedades.
 Mais uma vez, moralmente os Estados Unidos sucumbem principalmente após o monumental desabamento do World Trade Center em 2001 e o derretimento de seu sistema de capitais no fim de 2008. O país do Capitão América aplicou de forma científica a tortura e a aceitou e a efetivou como prática corriqueira e ordinária para ter acesso a informações de pessoas consideradas inimigas, mesmo as que foram presas sem provas e acusação formal, pois desobediente às leis e às normas do Direito Internacional, e negou o mais fundamental e elementar dos direitos de cidadania e da humanidade: o habeas corpus. Seqüestrou, torturou e matou e seus mandatários reconheceram que a tortura era praticada e mesmo assim apoiaram tal ignomínia. Uma vergonha, que deixou a potência mundial como pária no que concerne à civilização, além de ter efetivado uma política diplomática unilateral e isolacionista, o que acarretou o recrudescimento das ações da direita estadunidense no que é referente à legalidade, ao contraditório, ao direito de defesa e no que é civilizado e não selvagem e animalesco.
 Como se esperava, Muammar Kadafi e as forças regulares e armadas da Líbia foram derrotados. O dirigente líbio — político nacionalista e que, apesar de seus erros e defeitos, desenvolveu o país do norte da África, que, juntamente com a África do Sul, é um dos dois mais desenvolvidos do continente, com IDH alto — foi morto, assassinado e mostrado ao público internacional como caça, como troféu. O povo líbio até então, não se sabe como ele vai ficar, tinha acesso a muitos benefícios sociais e que nunca foram mostrados pela imprensa comercial, privada e corporativa do ocidente. Nunca a imprensa hegemônica brasileira veiculou matérias sobre a Líbia, seu desenvolvimento e as conquistas sociais de seu povo, muito avançado para os padrões africanos. Essa imprensa apenas se preocupou em demonizar o presidente líbio, a fim de dar legalidade e razão às ações de pirataria explícita da OTAN, ou seja, dos EUA, da França, da Inglaterra e da Itália, países em profunda crise econômica e financeira e moralmente abalados, no que é relativo a discernir sobre o que é humano, legal e justo. É isso aí.
 Davis Sena Filho

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pastor paraibano lança ‘Milagre Card’

O pastor missionário Clóvis Lopes que inovar sua relação com os fiéis evangélicos. Ele acaba de lançar o ‘Milagre Card', que propõe o alcance de um milagre em troca de um depósito bancário.

Como funciona
No ‘Milagre Card', o pastor disponibiliza duas contas correntes para depósito: uma do Banco Real e outra do Banco do Brasil. Ele é titular de uma das contas. A outra pertence a missionária Maria Lenice Moisés de Oliveira. O pastor não estipula valores para depósito.

Ele se apresenta no cartão como membro do Ministério Assembléia de Deus Pentecostal Pai Nosso, que disponibiliza contatos na Paraíba e em Brasília.

No ‘Milagre Card', o pastor missionário informa sobre “cura e libertação” e coloca mensagens do tipo “Agindo Deus, quem impedirá?”.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Medicina

A grande virtude da medicina não está nos seus aparatos científicos, nem nas maquinas fantásticas, mas nos seus profissionais que escolheram a solidariedade como forma de vida.
Enquanto houver um mesmo pensamento, enquanto houver uma forma virtuosa de se fazer medicina, ai sim, estará à mão de Deus como reflexo maior na esperança dos que sofrem.
Enquanto houver um mínimo de principio Hipocrático, ai sim persistirá a medicina com dom do amor, do ajudar, diferente da medicina que se emborca na lama pelo mercantilismo desenfreado e desrespeitoso com o próprio paciente e a consciência de que pratica.
Antes de ser um técnico, o médico é um homem que para exercer a sublime missão deve estar cima de tudo e em harmonia consigo, deve exercer a sua compaixão como forma para compensar as dificuldades e frustrações.
Por este mundo do meu Deus ainda existe o médico que todo cliente sonha: não o que tente ignorar a sua dor, não o que não se comove com suas lagrimas e ou num momento maior foge a luta.
Sonha-se sempre com o médico que esclarece, tranqüiliza, conforta, mesmo diante da perda de todas as condições técnicas é capaz de continuar lutando e trazendo noticias aos familiares de que a morte não existe, de que não há perdas, mas a libertação.
O médico é humano trás consigo todas as incerteza e angustias de todos os homens, inclusive o medo da morte, porém com sua fé junto a sua aprendizagem maior é capaz de levantar edifícios a virtude e templos a esperança de salvação. 
É ilusão acreditar que o conhecimento do corpo físico, traz ao médico algum privilégio maior, ao contrário ele é responsável pela manutenção da vida de seu cliente e luta sempre contra o inimigo que muitas das vezes não vencerá. Muitos médicos desistem de sua luta ou buscam o suicídio com forma de sua frustração, outros recorrem a especialidades light para evitar o contacto com o inevitável e doloroso.
Fugir do esforço maior ao combate a dor, onde a lágrima corre a distancia e a perda não prevalece,faz com que o médico demonstre sua insegurança, se torne não pequeno, mas distanciado das agonias que reinam em cada cama de hospital.

Dr. Rafael Holanda
Médico



Dia do Médico

Honra os médicos por seus serviços, pois também o médico foi criado por Deus”. 
ecle38-1
Hoje eu não desejo que me elogiem por dores que aliviei.
Não quero agradecimentos pelos males que curei, não estarei atrás de recompensas por vidas que salvei; não quero pagamentos por lágrimas que ajudei aliviar.
Ao ser médico, um santo, quase um Deus, não aceitará as palmas que são próprias de cantores e atores; porém vos pergunto: haverá obra maior que se aproxime de Deus amassando na grande manhã, o corpo do primeiro homem?
Não, porém com a mais profunda sinceridade, eu acordei para pedir perdão.
Perdão pelas verbas desviadas da saúde para outras finalidades, principalmente em épocas de campanha, deixando que a beleza da medicina se curve a maldade dos homens e algumas vezes nos culpam.
Perdão por não ter condições para resolver problemas básicos de saúde pública que apesar de serem tão simples ainda é a maior causa de morte, evitando o riso de um lar simples pro uma lágrima permanente.
Perdão pela desnutrição que campeia em nossa cidade, sacrificando aos mais necessitados e desprezados da sorte por cinismo dos nossos governantes.
Perdão pela imagem errônea de poderes que nos atribuem pelos péssimos salários pagos à comunidade médica em geral e pelo desprezo aos nossos ambulatórios, onde muitas das vezes o próprio ambiente transmite doenças.
Perdão pela ausência imperdoável de remédios básicos em nossa farmácia, levando aos nossos irmãos ao verdadeiro desespero, sacrificando os que desejam a vida, mesmo que sofrida.
Perdão por pagar imposto, por participar de congressos, atualizar, por ter que me alimentar vestir e pagar escolas para meus filhos, água luz e empregado e em decorrência de tudo, isso ter que cobrar honorário.
Perdão pela mentira, inoperância de nossos governantes que viram as costas aos sentimentos do povo, levando-os ao sacrifício de noites frias nas filas para consultas rápidas e exames a serem marcados sob forma de obituário devido à grande demora, embora muitos nos culpem.
 Perdão pela noite de plantão em ambulatórios dos hospitais para catar miséria do sustento, pelo humor, pelos sofrimentos que eu passo e transmito pelos gritos de vida em cada enfermaria e pela miserabilidade do atendimento, pois poucos recebem a devida medicação.
Perdão por não apresentar um sorriso constante, pela tensão permanente, este sorriso eu transfiro para políticos de auditório que mentem sob forma de verdade e esquecem a verdade do povo.
Peço perdão por ser humano por ter lutado nas campanhas de políticos, fazendo-os se elegerem deputados, senadores, go- vernadores, prefeitos e presidente que em seu maior percentual não sente o cheiro do povo.
Perdão pelo trabalho médico altamente desagradável por usar procedimentos muitas das vezes dolorosos ou comunicar diagnósticos extremamente estressantes que no reflexo de Deus não alivia ou trás esperanças.
Perdão por assumir muita das vezes o clima ansioso e depressivo dos hospitais e se amoldando as características impróprias como agressão a doentes frágeis e sensíveis, carentes de atenção.
Perdão por muitos de nós trans- formarmos a capacidade de cura que é divina em cifrões, negando a divindade da vida e enterrando entes queridos que pudessem ser salvos.
Perdão por tudo de mau que a terra escondeu nos erros médicos que hoje pela forma do grito da ausência, são levados a justiça médica e punidos, pois os glorificados do amor a arte continuam a desejar a vida persistente em vez de um triste jaz e nada mais.
Por fim perdão pelos bons, maus, competentes, incompetentes, ricos e pobres de espírito que enfrentaram a medicina de forma heróica ou não trazendo riso em vez de tristeza consola em vez de dor, afago em vez de desprezo.
Quero que aceitem este oráculo de perdão como se fosse um poema que se por acaso o enternece, ama teu médico através da vida e lembra-te dele numa prece.


D.Rafael Holanda Médico
www.rrholanda@uol.com.br