sexta-feira, 29 de abril de 2011

Porto de Itaqui

RBRH — Revista Brasileira de Recursos Hídricos Volume 15 n.2 Abr/Jun 2010, 5-14

Modelação Hidrossedimentológica no Canal de Acesso do Complexo Portuário do Maranhão

Rogério Fernando do Amaral

Ministério da Integração Nacional
rogeriofamaral@yahoo.com.br

Paolo Alfredini

Escola Politécnica da Univesidade de São Paulo
alfredin@usp.br


RESUMO


INTRODUÇÃO

A Área Portuária do Maranhão constitui-se no segundo maior complexo portuário da América Latina e um dos maiores do mundo em termos de movimentação de carga. Situada na costa ocidental da Ilha de São Luís, na Baía de São Marcos, esta área portuária abrange o Complexo Portuário de Ponta da Madeira, da CVRD - Companhia Vale do Rio Doce S. A., o Porto de Itaqui, da EMAP — Empresa Maranhense de Administração Portuária e o Porto da ALUMAR. Em termos do potencial logístico do transporte aquaviário brasileiro esta região constituir-se-á nos próximos anos no principal pólo portuário brasileiro em movimentação de cargas, em função dos projetos previstos para a área.
Localizando-se próximo dos grandes mercados consumidores, como: Estados Unidos, Europa e Ásia através do Canal do Panamá. Constituindo-se em escoadouro natural de ampla região geoeconômica, que é a Amazônia Legal Oriental (ver Figura 1), as principais cargas movimentadas são os minérios de ferro e manganês, provenientes da Província Mineral de Carajás (PA), ferro gusa, concentrado de cobre, alumina e alumínio, grãos e granéis líquidos.
O Canal de Acesso do Complexo Portuário do Maranhão é via de acesso para o Complexo Portuário de Ponta da Madeira (CVRD), Porto de Itaqui e o Porto da ALUMAR, constituindo-se no mais longo, largo e profundo Canal de Acesso balizado, das áreas portuárias brasileiras.
Desenvolve-se em sua maior extensão na sub-área oceânica da Plataforma Continental do Maranhão (Golfão Maranhense), sendo o restante situado na própria Baía de São Marcos.
Ao largo da costa do Maranhão, em frente à Baía de São Marcos, observa-se a formação de bancos de areia, margeando o Canal de Acesso, tendo sido, por conseqüência, necessário balizar o Canal em seus cerca de 100 km a partir da Ponta da Madeira. O Canal apresenta quatro áreas especiais denominadas Área I, Área II, Área III e Área IV, no sentido sudoeste-nordeste respectiva-mente, conforme Figura 2. Essas áreas apresentam a formação de ondas de areia. Segundo CVRD (2001), a largura do Canal, em quase toda a extensão, é de 1.000 m, mas nas áreas especiais a largura mínima é de 500 m.

Modelação Hidrossedimentológica no Canal de Acesso do Complexo Portuário do Maranhão.
As ondas de areia num canal de navegação passam a ser um fenômeno morfológico de grande relevância para a segurança náutica em função do porte dos navios que navegam nesta via. De fato, para navios como os VLOC/VLCC (com porte bruto superior a 200.000 tpb1), ou ULOC/ULCC (com porte bruto superior a 350.000 tpb), com calados superiores a 19,0 m e comprimento entre perpendiculares superiores a 300 m (PIANC, 1997), as ondas de areia afetam diretamente a folga líquida sob a quilha (pé do piloto) e, em determinadas situações (como o Canal de Acesso à Área Portuária do Maranhão) a embarcação deste porte pode estar sobre até três cristas destas ondas.
Ondas de areia são uma classe de conformação de fundo, composta predominantemente de sedimento não coesivo, em forma de onda dos sedimentos transportados, conforme pode ser visto na Figura 3, com detalhe para a formação de cristas (regiões claras) e cavados (regiões escuras).
Trata-se de mega enrugamentos que se formam onde a água tem profundidade suficiente e o aporte de areia é abundante, com velocidades do escoamento relativamente fortes, geralmente desenvolvidas por correntes de maré. Porém outros fatores exercem influência, como, as ondas, as correntes residuais, o transporte de sedimento em suspensão, declividade do fundo e o transporte de sedimento do fundo (Blondeaux et alli, 2001). Estas formações têm comprimentos superiores a 10 m, podendo chegar a centenas de metros, e alturas acima de 0,75 m.
O perfil das ondas de areia é simétrico, a não ser que haja uma grande corrente residual, isto é, uma corrente de maré com sentido preferencial de vazante ou enchente. A assimetria do perfil das ondas de areia está intimamente ligada à migração dessas. Essas ondas podem migrar no rumo da propagação da corrente, podendo chegar a uma taxa típica de algumas dezenas de metros por ano (Fenster et alii, 1990).
Poucas áreas do mundo apresentam os requisitos necessários para a formação de grandes campos de ondas de areia. Cite-se o caso do canal de Bisanseto (Japão), região próxima a Kobe, onde o desenvolvimento dessas ondas limita a profundidade em 13 m (Katoh et alii, 1998; Knaapen et alli, 2002).
Durante o período de 1981 até 1983 foram dragados cerca de 2,2 milhões de m3, mas em apenas 10 anos desenvolveram-se ao mesmo patamar de 1981.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Do pároco de vila a "santo" do Nordeste

A história de Juazeiro confunde-se com a de Padre Cícero. O então Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844, no Crato, filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana. Foi batizado em 8 de abril pelo padre Manoel Joaquim Aires. Aos 7 anos, começou a estudar com o professor Rufino de Alcântara Montezuma e fez sua primeira comunhão na Matriz do Crato.

Aos 12 anos, passou a ser aluno do professor latinista padre João Marrocos Teles. Foi nessa época que fez o voto de castidade, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales, como ele próprio afirma em seu testamento.















Apesar de arrebatar multidões com seus sermões,
Pe. Cícero tirava notas baixas em oratória no seminário
Colégio Diocesano Padre Rolim






Seu pai, sabendo dos seus progressos nas aulas, matriculou Cícero no famoso colégio do padre Inácio de Sousa Rolim, em Cajazeiras, Paraíba. Em 1862, interrompeu seus estudos e retornou ao Crato para cuidar da sua mãe e irmãs solteiras, devido à morte inesperada do pai, vítima da cólera-morbo. A morte do pai trouxe sérias dificuldades financeiras à família. Em 1865, quando Cícero precisou ingressar no Seminário da Prainha, em Fortaleza, só conseguiu graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o coronel Antônio Luís Alves Pequeno. No período do seminário, Cícero era considerado um aluno mediano e, apesar de anos depois arrebatar multidões com seus sermões, apresentou notas baixas em oratória e eloquência.





Professor de latim

Padre Cícero foi ordenado em 30 de novembro de 1870. Em seguida, retornou ao Crato. Enquanto o bispo não lhe dava uma paróquia para administrar, ficou a ensinar latim no Colégio Padre Ibiapina, fundado e dirigido pelo professor José Marrocos, seu primo.

No Natal de 1871, convidado pelo professor Simeão Correia de Macedo, Padre Cícero visitou pela primeira vez o povoado de Juazeiro (numa fazenda na povoação de Juazeiro, que pertencia ao Crato), e ali celebrou a Missa do Galo.

O padre visitante, de 28 anos de idade, estatura baixa, pele branca, cabelos louros, penetrantes olhos azuis e voz modulada, impressionou os habitantes do lugar. E a recíproca foi verdadeira. Por isso, decorridos alguns meses, exatamente no dia 11 de abril de 1872, lá estava ele de volta, com bagagem e família, para fixar residência definitiva no Juazeiro.






Beata Maria de Araújo


Muitos afirmam que Padre Cícero resolveu fixar morada em Juazeiro devido a um sonho (ou visão) que teve, segundo o qual ele viu Jesus Cristo e os 12 apóstolos. De repente, adentra ao local uma multidão de famintos. Cristo então falou da sua decepção com a humanidade, mas também disse estar disposto a fazer um último sacrifício para salvar o mundo. Jesus então apontou para os pobres, e ordenou: "E você, Padre Cícero, tome conta deles!". Em 1889, durante uma missa celebrada por ele, a hóstia ministrada à beata Maria de Araújo se transformou em sangue. Segundo relatos, tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre em Juazeiro.

A Diocese do Ceará formou uma comissão para investigar o suposto milagre. Em 13 de outubro de 1891, a comissão concluiu que não havia explicação natural para os fatos, sendo portanto um milagre. Insatisfeito com o parecer, o bispo dom Joaquim José Vieira nomeou uma nova comissão, que concluiu que não houve milagre. Favorável ao segundo parecer, dom Joaquim suspendeu as ordens de Padre Cícero e determinou enclausuramento da beata.

Em 1898, o sacerdote foi a Roma, onde conseguiu sua absolvição. Mas ao retornar a Juazeiro, a decisão foi revista e ele foi excomungado. Porém, segundo dom Fernando Panico, da Diocese de Crato, estudos apontam que a excomunhão não chegou a ser aplicada. Atualmente, ele conduz o processo de reabilitação do Padre Cícero junto ao Vaticano. Em 1977, o sacerdote foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira (diferente da Igreja Católica Apostólica Romana).










MILAGRE




A Igreja Matriz antiga tinha
aspecto totalmente diferente.





1889









É o ano em que ocorreu a suposta transmutação de uma hóstia em sangue, na boca da beata Maria de Araújo. O "milagre" que atraiu romeiros para Juazeiro foi combatido pela Igreja.







Antônio Vicelmo







Repórter 









quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dilma entra na lista das 100 pessoas mais influentes da 'Time'

A presidente Dilma Rousseff foi escolhida uma das 100 pessoas mais influentes do ano pela revista americana "Time".

O texto de apresentação é da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet.

"A nova presidente do Brasil é uma lutadora corajosa que se levantou contra a ditadura militar e que dedicou sua vida a construir uma alternativa democrática para o desenvolvimento, a igualdade social e os direitos das mulheres", afirma Bachelet.

A chilena diz que não é fácil ser a primeira mulher a governar seu país. "É ainda mais difícil governar um país tão grande e globalmente relevante como o Brasil."

Para Bachelet, o Brasil vive um momento único da sua história, que exige um "líder de sólida experiência e firmes ideais."

"Dilma oferece precisamente essa combinação virtuosa de sabedoria e convicção que seu país precisa", completa.

A oitava edição da lista inclui personalidades como o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o atacante argentino Lionel Messi, o cantor Justin Bieber, o príncipe William e sua noiva Kate Middlenton.

No ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi listado como um dos mais influentes. Ele também já tinha aparecido no mesmo ranking em 2004.

ula está na lista dos líderes mais influentes de 2010 da revista "Time"

colaboração para a Folha
da Efe, em Nova York


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista "Time" um dos líderes mais influentes do mundo de 2010. Lula já havia aparecido na lista da "Time" em 2004.
A sétima edição da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo foi divulgada hoje pela revista. A lista da "Times" é dividida em quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores.
Embora a revista tenha divulgado uma lista com 25 nomes --e Lula aparecesse em primeiro lugar--, a "Time" negou que se tratasse de um ranking. Também estão na lista o presidente do conselho de administração da Acer, J. T. Wang, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, e o presidente norte-americano Barack Obama.
Sérgio Lima -26.abr.2010/Folha Imagem
Lula está na lista dos mais influentes de 2010 da revista "Time"; A lista de líderes tem 25 nomes, como o de Barack Obama
Lula está na lista dos mais influentes de 2010 da revista "Time"; A lista de líderes tem 25 nomes, como o de Barack Obama
"Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve", afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país "ao Primeiro Mundo".
Moore escreveu: "Lula quer para o Brasil o que costumávamos chamar de 'sonho americano'". Numa breve descrição sobre Lula, ele diz que os EUA têm muito o que aprender com ele. "A grande ironia da presidência de Lula [...] é que mesmo quando tenta impulsionar o Brasil para o primeiro mundo com programas sociais como o Fome Zero, destinado a acabar com a fome, e planos para melhorar a educação oferecida à classe trabalhadora, os EUA se parecem cada dia mais com o Terceiro Mundo".
O cineasta diz ainda que Lula espantou "barões do roubo" do país quando foi eleito. "Mas o que o levou à política, afinal? [...] Foi quando, aos 25 anos, ele viu Maria, sua mulher, morrer aos oito meses de gravidez, junto com a criança, porque eles não podiam pagar atendimento médico decente", descreve Moore, ao que protesta: "Existe uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem bom atendimento médico e eles vão causar menos problemas para vocês".
Reprodução
Lula está na lista dos 25 mais influentes de 2010 da "Time"
Lula está na lista dos 25 mais influentes de 2010 da "Time"
Entre os líderes em destaque de 2010 também estão a ex-governadora do Alasca e ex-candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin; o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Naquele ano, Lula foi chamado na edição da "Time" de "novo porta-voz do mundo em desenvolvimento". Sua popularidade tinha ido às alturas quando, conforme relatou a revista, uma coalizão de países em desenvolvimento abandonou o encontro da Organização Mundial do Comércio ao reivindicar a diminuição dos subsídios agrícolas dos EUA e da União Europeia.
À época, foram citados alguns de seus feitos, como "seu sucesso com as reformas tributária e da Previdência", que, segundo a revista, "fez Wall Street querer sambar".

Pérolas

      Redação   Vestibular 

Vestibular da Universidade da  Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho do poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem   se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um   contentamento descontente,
dor que desatina sem doer
 ".

Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação :


"Ah, Camões!, se vivesses hoje em dia, tomavas uns antipiréticos, uns quantos analgésicos e Prozac para a depressão.
Compravas um computador, consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias, esses calores que te abrasavam, essas mudanças de humor repentinas, esses desatinos sem nexo, não eram
feridas de amor, mas somente falta de sexo
!"

A Vestibulanda ganhou nota 10, DEZ: pela originalidade, pela
estruturação dos versos, das rimas insinuantes, e também foi a
primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou
que o problema de Camões era apenas falta de mulher.
"O destino escolhe quem cruza nossas vidas, às atitudes nos mostram quem fica. "


terça-feira, 19 de abril de 2011

Ó anjo!

ENVIARAM UM ANJO AO CÉU !!!!!!!

   


O Céu não o quis e enviou-o para mim.
Eu também não o quero, por isso envio para você.

 
Se não quiser ficar com ele, passe para a frente,

mas pense bem... 
Se interromper a corrente, você vai  ficar com esse corpinho durante 30  anos, como esse anjinho!!!, 
R s r s r s r s . . .

sábado, 16 de abril de 2011

Oposição discorda de FHC e defende foco no 'povão'

Líderes da oposição, entre eles Aécio Neves (PSDB-MG), discordaram ontem do teor do artigo em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso propõe que desistam do "povão" para investir na nova classe média, informa reportagem de Catia Seabra, Vera Magalhães e Daniela Lima, publicada na Folha desta quarta-feira.
Já o ex-governador José Serra fez vários elogios ao texto e disse que este não é o "ponto essencial" do texto.
Em artigo que será publicado nesta semana e revelado pela Folha, FHC defende uma revisão profunda da estratégia do PSDB e da oposição para voltar ao poder.
O tucano diz que a oposição deveria desistir de conquistar as camadas mais pobres do eleitorado e se conectar com a nova classe média.

Medicina

Depois de tantas de mineirin.... loiras.... advogados......dentistas...enfermeiros...nutricionistas...
farmaceuticos, psiquiatras  é a hora dos médicos......










Diz um médico para outro:


 - Esse paciente deve ser operado imediatamente.



 - O que ele tem?


 - Dinheiro.

 ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________


 




O paciente está deitado na cama, em sua volta está o seu médico,
advogado, esposa e filhos.


 Todos eles esperam pelo último suspiro, quando de repente, o paciente

senta, olha em volta e diz:



 "Assassinos, ladrões, ingratos, canalhas”.



 Volta a deitar-se na cama e então o médico, confuso diz:



 Eu acho que ele está melhorando.



 - Por que você diz isso doutor? Pergunta a esposa.



 "Porque ele nos reconheceu a todos”



 ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________








O médico diz ao paciente de uma forma muito forte:


- Nos próximos meses, não pode fumar, não pode beber, sem encontros com
mulheres, nada de comer em restaurantes caros, e nada de viagens ou férias.

- Até que eu me recupere, doutor?

"Não. Até pagar o que me deve!

 ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Eles estavam operando um paciente. Quando de repente entra um médico na
sala de operação e grita:

-Parem tudo! Parem o transplante. Há uma rejeição!

- Uma rejeição? – Do rim doutor? pergunta um dos médicos.

- .. NÃO! Do cheque !.... O cheque não tem fundos!

 ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________



Doutor, você acha que, após esta operação eu vou andar de novo?

Claro que sim ... Porque você vai ter que vender o carro para pagar a minha
conta.

 



 ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________





Uma mulher fez plástica de tudo: nariz, pescoço, mãos, pele, facial, etc

No pós operatório o cirurgião pergunta

- E aí Sra? Quer mais?

- Sim. Gostaria de ter os olhos maiores e mais expressivos.

- Nada é mais fácil que isso, minha senhora. Enfermeira: traga a conta por favor.

 ------------ --------- --------- --------- --------- -- -------
 
  


O cirurgião  e o pós-operado:

- Doutor, eu entendo o senhor estar vestindo branco, mas porque tanta luz?

- Meu filho, eu sou São Pedro ...

------------ --------- --------- --------- --------- -- -------
 


- Doutor o que eu tenho é grave?


- Não se preocupe meu amigo. Qualquer dúvida vamos esclarecer na autópsia.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Justiça e injustiça

Três governadores eleitos em 2006 foram cassados em 2009 por “abuso do poder econômico”: Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, e Jackson Lago (PDT), do Maranhão, que morreu ontem, melancolicamente.
Foram acusados de dispor da máquina pública para obter votos, nomeando afilhados e distribuindo benesses entre os eleitores. Dos três, dois, Cunha Lima e Lago, foram substituídos pelos candidatos que haviam derrotado nas urnas.
Será que eles fizeram algo muito diferente dos adversários? Será mesmo que Lago usou mais o poder econômico no Maranhão do que a derrotada Roseana Sarney?
Ele perdeu a eleição em 2002 para José Reinaldo, que, de amigo, virou inimigo dos Sarney numa guinada política e pessoal. Quatro anos depois, numa eleição que deixou os institutos de pesquisas rubros de vergonha, Roseana passou a campanha inteira como favorita, mas Lago ganhou no segundo turno. Ganhou nas urnas, perdeu na Justiça Eleitoral três anos depois.
Em 2010, a eleição no Maranhão foi um festival de barbaridades. Lula obrigou o PT a dar uma cambalhota e usar a bandeira e a estrela vermelha na campanha de Roseana, a oposição se dividiu entre Lago e Flávio Dino (PC do B), e o Estado teve quase um quarto de abstenções, o recorde nacional. Resultado: Roseana venceu no primeiro turno por 50,08%, por um triz.
Dúvida: Jackson Lago foi cassado para que o país se torne efetivamente melhor, ou porque não teve a mídia, o dinheiro, os advogados e as vantagens que a adversária Roseana teve a vida inteira?
E por que só os governadores de Maranhão, Paraíba e Tocantins? É improvável que só eles tenham usado a máquina, as verbas, os secretários e rádio, TV, internet, programas sociais e compra de votos em eleições para si ou para aliados. Nos Estados ricos ninguém faz isso? Aliás, e Lula para eleger Dilma?

por Eliane Cantanhêde



A oposição envelheceu

 Sem nenhum preconceito, até porque não sou nenhuma menininha, mas o fato é que a oposição envelheceu.
Deixou que Lula e o PT lhe roubassem os principais programas e bandeiras, ficou atordoada com os avanços sociais de Lula e não soube ir além, consome excesso de energia em disputas internas e, como disse o ex-presidente Itamar Franco à revista "Época", está com a bússola avariada, sem norte e sem saber para que lado o Leste fica.
Um dos problemas, segundo o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo para a revista "Interesse Nacional" antecipado pela Folha, é que a oposição tem de parar de perseguir a simpatia e o voto do que chamou de "povão" e também dos movimentos sociais tradicionais para passar a investir na nova classe C e na classe média ainda resistente ao petismo. Ele não disse, mas é como se dissesse, que ficar atrás dos beneficiados do Bolsa Família e de centrais e movimentos comprados por Lula seria como dar murro em ponta de faca.
Foi um deus-nos-acuda no PSDB, que vive tentando exorcizar o fantasma do elitismo, e no Dem e no PPS. Até o cordato senador Aécio Neves, candidato a candidato em 2014, discordou, lembrando que, em Minas, as classes C e D são tucanas.
Olha só a coincidência: Itamar e Fernando Henrique são octogenários (FHC faz 80 em junho) e são eles os provocadores, os que lançam idéias, críticas, debates. Como também fazem Roberto Freire, do PPS, que está a um ano dos 70, e Jarbas Vasconcelos, da dissidência do PMDB, que já passou disso.
Uma boa pergunta, portanto, é: cadê os jovens da oposição? Afora um ou outro, como o deputado ACM Neto, do DEM, que está se esfalfando, onde estão os outros? Fazendo o quê? Defendendo o quê?
O PT reclamava muito de como era duro ser oposição, mas chorava de barriga cheia. Na verdade, nunca foi tão duro ser oposição como agora. E, com o PSD do Kassab comendo pelas bordas, sempre pode piorar.
Eliane Cantanhêde Eliane Cantanhêde é colunista da Folha, desde 1997, e comenta governos, política interna e externa, defesa, área social e comportamento. Foi colunista do Jornal do Brasil e do Estado de S. Paulo, além de diretora de redação das sucursais de O Globo, Gazeta Mercantil e da própria Folha em Brasília.