sábado, 26 de fevereiro de 2011

Manaíra Shopping divulga nota explicando como aconteceu a morte de um cliente

Da redação do JORNALONORTE.COM.BR 



EM RESPEITO À VIDA E À VERDADE

A noite dessa quarta-feira, 23 de fevereiro, registrou um grave problema médico no interior da Loja Riachuelo, no primeiro andar do Manaíra Shopping, envolvendo um homem de meia idade, que veio a falecer vitimado por um infarto do miocárdio, quando já estava sob os cuidados de equipe médica do SAMU.

Em respeito à verdade, o Manaíra Shopping presta à Paraíba os seguintes esclarecimentos:

1 - A vítima começou a passar mal às 19h47, no interior da Loja Riachuelo, no primeiro andar (conforme imagens captadas no interior da loja). Três minutos depois, às 19h50, um de nossos bombeiros, Manoel Passos, treinado em resgate e primeiros socorros, prestou a primeira assistência à vítima e solicitou, via rádio, a presença de outro de nossos bombeiros, Joan Fabio, que por sua vez pediu auxílio à enfermeira Cristina dos Santos Silva. Ao encontrarem a vítima no local, acionaram o SAMU e receberam, por telefone, todas as instruções de sua Regulação Médica.

2 – Em comum acordo com o SAMU, a vítima foi colocada em uma cadeira de rodas, às 19h55, e transportada à portaria principal do Shopping, para facilitar o resgate. Às 19h58, onze minutos depois de começar a passar mal, a vítima já estava na calçada do Shopping, aguardando a chegada do SAMU, acompanhada de enfermeira e de três de nossos bombeiros treinados em resgate e primeiros socorros.

3 - Às 20h02, a vítima sofreu uma parada cardíaca. Nesse momento, nossa equipe a deita no chão para fazer o suporte básico de vida. Às 20h10, oito minutos depois da parada cardíaca, chega a primeira equipe do SAMU, que se reúne a nosso pessoal. Em seguida, chega uma segunda equipe do SAMU, com médicos e enfermeiras que, a partir de então, assumem integralmente o socorro à vítima, ainda com vida.

4 - Às 20h44, o médico Valmir Ferreira informa que, infelizmente, a vítima havia falecido naquele exato instante. Como é norma, após o falecimento em circunstâncias como essa, o corpo só pode ser removido pelo Instituto Médico Legal. O Shopping isolou a área, aguardando a chegada da Polícia Científica para a remoção do corpo, que só aconteceu às 23h40.

5 - Todas as imagens estão gravadas pelas câmeras do Shopping, o que permite reconstituir a completa cronologia da ocorrência, minuto a minuto e, mais ainda, toda a atuação dos integrantes do Serviço de Enfermagem e Primeiros Socorros do Shopping.

O Manaíra Shopping lamenta profundamente que o acaso possa surpreender e vitimar pessoas, não apenas em dependências de lojas, mas até em leitos hospitalares de UTI, sem que isso signifique nem erro médico nem muito menos falta de assistência. Deplora a cruel e desrespeitosa exploração de fatalidades como essa, por parte de pessoas que, por desinformação ou má fé, distorcem os fatos e atropelam a própria verdade, apenas para atender a interesses nem sempre claros ou confessáveis.
O Manaíra Shopping, por fim, reafirma seus cuidados com a comodidade e a total segurança de seus clientes, frequentadores e funcionários, e a mais pronta prestação de serviços, inclusive primeiros socorros a todos eles. Mais que um compromisso, essa é uma marca de toda a nossa história.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cerca de 1.900 começam a receber convites para casamento real

Cerca de 1.900 pessoas começaram a receber nos últimos dias seus convites para o casamento entre o príncipe William e Kate Middleton, no dia 29 de abril, segundo anunciou a família real.

Não foram divulgados oficialmente os nomes dos convidados para a cerimônia na Abadia de Westminster, mas a lista incluiria uma série de autoridades da Grã-Bretanha, líderes religiosos e de organizações, mandatários e monarcas estrangeiros e celebridades, como o casal David e Victoria Beckham.
Segundo o correspondente da BBC para assuntos reais Peter Hunt, indivíduos que tiveram contato com o príncipe William também estarão presentes, incluindo pessoas sem-teto e soldados feridos no Afeganistão e no Iraque.
Nem todos os convidados à cerimônia religiosa estarão também presentes na recepção no palácio de Buckingham, que terá cerca de 600 convidados. Apenas 300 permanecerão para um jantar íntimo e uma festa.
Príncipe William e Kate Middleton se casarão no dia
29 de abril William e Kate  na abadia de Westminster
Os convidados começaram a receber seus convites nos últimos dias – um cartão branco com impressão dourada em envelope marrom. As iniciais da rainha Elizabeth 2ª, avó do príncipe, estão estampadas em dourado no cartão abaixo de uma coroa.
A lista de pessoas que estarão presentes para assistir ao casamento na abadia de Westminster refletiria a posição de William como segundo na linha para a sucessão ao trono britânico.
Ela incluiria mais de 200 membros do governo, parlamentares e diplomatas, além de 60 governadores-gerais e primeiros-ministros de países da Comunidade Britânica.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Introspectivo e eficiente, Renato Cajá é o R10 do Botafogo para o clássico de domingo


Cajá será o cérebro do Botafogo no jogo contra o Flamengo / Foto: Ivo Gonzalez
Rafael Oliveira
Tamanho do texto A A A
General Severiano também tem seu R10. Renato Cajá não é um popstar, não curte badalação e nem tem cada passo seu seguido por um paparazzi. No entanto, assim como Ronaldinho Gaúcho, terá a missão de ser o cérebro de seu time no clássico do próximo domingo.
Cajá nasceu bem longe da fria Porto Alegre (ele é de Cajazeiras, interior da Paraíba), mas também carrega consigo o nome do lugar onde cresceu. A cidade, localizada a 500km da capital João Pessoa, é um celeiro de rubro-negros, mas hoje, com o filho ilustre no Alvinegro, está dividida. O pai, flamenguista, pode ganhar uma camisa 10 do Flamengo de presente.
— Acho que vale trocar a camisa com o Ronaldinho, sim. Não vou vestir, mas tem uns paraibanos na minha cidade que vão querer. Meu pai, por exemplo, é flamenguista, mas vai torcer por mim no domingo — disse.

Ele está num nível muito acima. Nunca imaginei enfrentá-lo
Renato Cajá
Admirador do futebol de Ronaldinho, Cajá revelou que, desde o início da carreira, sempre se espelhou no Gaúcho. Dentro de campo, as semelhanças entre os dois estão no fato de ambos jogarem no meio e terem passado pelo Grêmio.
— Ele está num nível muito acima. Nunca imaginei enfrentá-lo — disse Cajá.
Já fora das quatro linhas, só diferenças. Enquanto o sorridente meia rubro-negro é frequentador assíduo de rodas de samba, o introspectivo Cajá é evangélico e prefere música gospel. Como bom gaúcho, Ronaldinho é fã de churrasco. Já o paraibano não recusa um baião de dois.
Este ano, enquanto Cajá vem fazendo a diferença pelo Botafogo (já foram quatro assistências e quatro gols, além de uma atuação impecável contra o Fluminense), Ronaldinho marcou apenas um gol e ainda não correspondeu às expectativas. No entanto, quem fizer a diferença no domingo é que realmente ficará na memória dos torcedores.
— No campo, vai ser um para cada lado e vamos ver quem leva a melhor — afirmou Cajá.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lendas e mentiras da Internet

Olhem no calendário: Janeiro de 2010, Maio de 2009 e Julho de 2005. Acontece com todos os meses de 31 dias que começam em sexta-feira. Pois é. Fomos enganados.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tiririca e Sarney

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
Richard Nixon certa vez defendeu sua nomeação de um juiz reconhecidamente inadequado para a Corte Suprema americana com o argumento de que a mediocridade também precisava estar representada no tribunal.
Perfeito. Todos os tipos de cidadãos devem ser representados numa democracia. Nesse sentido o recém-empossado Congresso brasileiro talvez seja o mais representativo da nossa história. Além dos medíocres, muitos outros brasileiros têm voz, ou pelo menos presença de terças a quintas, no Congresso.
Alguns setores são até super-representados, como o dos grandes proprietários rurais e o dos milionários. Apesar destes pertencerem à menor minoria no país, têm uma bancada bem maior que a da maioria pobre.
Mas, em geral, todos os eleitores brasileiros, todos os tipos e todas as características nacionais têm representação em Brasília. Não lamente o novo Congresso, portanto. Eles são nós. Tomemos o Tiririca e o Sarney. Os dois seriam exemplos, respectivamente, de desvirtuamento do processo eleitoral e de aviltamento dos costumes políticos, uma vergonha. Ou duas vergonhas.
Tiririca um inocente transformado em legislador por uma galhofa, Sarney eternizando-se no comando do Senado pelo seu poder de manobra e de conchavo, um cordeiro e uma raposa representando os extremos da nossa desilusão com a fauna parlamentar.
Mas Tiririca não representa apenas os palhaços do Brasil. A galhofa que o elegeu é uma manifestação política, ou antipolítica, que tem história no país e ou representa os que não sabem nada de nada e não querem saber, ou os que sabem tanto que votam em palhaços e rinocerontes para protestar. De qualquer forma, os simples e os enojados também têm sua bancada.
E existe algo mais brasileiro, folclórico e até enternecedor do que Sarney e seu amor pela mesa diretora?
Falar mal do Sarney é um pouco como falar mal de um velho tio excêntrico, mas cujas peripécias divertem a família. Tudo se perdoa e tudo se aceita com a frase "Que figura...". O indestrutível Sarney representa a persistência do gosto nacional por "figuras".
Mas há um caso flagrante de sub-representação no Congresso, além dos sem terras e dos pobres. Quando o senador Paim olha em volta do Senado não vê nenhum outro negro como ele a não ser um eventual garçom servindo o cafezinho. Nada é perfeito. 


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Você sabe Português? (4)

28 Você viu “o meu” óculos? Concordância plural: Você viu os meus óculos? Igualmente: Meus parabéns, Meus Pêsames, seus ciúmes, nossas férias, os patins, órfãos, órgãos, pagãos.
29 Tornaram-se “cidadões” do mundo. O certo: Tornaram-se cidadãos do mundo. Veja mais alguns plurais em ãos: acórdãos, artesãos, bênçãos, cristãos, irmãos, órfãos, órgãos, pagãos.
30 Descendiam de “alemões”. Algumas palavras em ão têm plural em ães. Descendiam de alemães. Igualmente: cães, capelães, capitães, catalães, escrivães, pães, sacristães, tabeliães.
31 Eram “caractéres” divergentes. O plural caráter é caracteres. Eram caracteres diferentes/ Conviva com maus-caracteres (e não “maus caracteres”). Outros plurais dignos de nota: júnior, juniores; sênior, seniores; gangster, gângsteres, pôster, pôsteres. 
32 Preferia os tons “pastéis”. Cor, quando expressa por substantivo,não varia: Preferia os tons pastel/Temos cinza, camisas rosas, blusas creme. É como se fosse: ternos (cor) de cinza. Já o adjetivo varia normalmente: vestidos azuis, bandeiras verdes. Exceção: roupas marinho.
33 Usava camisa “azuis-claras”. No nome de cor formado por dois adjetivos, só o segundo varia: camisas azul-claras, símbolos verde-amarelos. Exceções: ternos azul-marinho, blusas azul-celeste.
34 Águas “azul-turquesas”. No nome de cor em que pelo menos um dos termos é substantivo, o adjetivo composto fica invariável: águas azul-turquesa, blusas amarelo-canário, paredes cinza-claro.
35 Raios “ultravioletas”. Violeta É substantivo e, por isso, o derivado não varia: raios ultravioleta. Evite confusão com raios infravermelhos ou  radiações infravermelhas: vermelho varia por ser adjetivo.
36 A modelo usou diversos “chapéis”. Acrescente um s apenas à palavra terminada por vogal + u: chapéus (e nunca “chapéis”), troféus, degraus (e nunca “degrais”). Os finais al e el é que resultam em ais e eis: fatais, papéis.
37 Os países “tem” interesses. Tem é o singular e têm, o plural:  O país tem interesses, os países têm interesses. O mesmo ocorre com  vem e vêm e põe e põem: Ele vem, eles vêm; ele põe, eles põem.
38 A carne “contem” proteínas. Nos derivados de ter  e vir, o singular termina em ém e o plural, em  êm: A carne contém, os homens matem, ele convém, eles sobrevêm.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Rede McDonald's sofre multada

Rede McDonald's é multada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT)
por exploração do trabalho infantil e descumprimento de leis trabalhistas

Por Altamiro Borges

Por descumprir acordos trabalhistas, a poderosa rede de fast food McDonald's será obrigada a destinar R$ 11,7 milhões, nos próximos nove anos, à promoção de campanhas publicitárias contra o trabalho infantil. A punição foi aplicada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e passou a valer a partir de janeiro. A multinacional estadunidense ainda deverá doar outros R$ 1,5 milhão à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para a aquisição de equipamentos de reabilitação física.

A decisão representa um duro golpe na imagem do McDonald's. Entre as irregularidades, o MPT listou a ausência da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), alimentação inadequada e a falta de vestiários. Em algumas franquias, o expediente ultrapassava o limite legal de duas horas extras diárias e os funcionários não tinham descanso semanal previsto em lei. O McDonald's também é acusado de dificultar a sindicalização dos trabalhadores.

Abusos na multinacional são antigos

As primeiras denúncias por descumprimento de acordos coletivos foram feitas pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação de São Paulo), em 1995. A batalha jurídica foi prolongada e dura, mas agora deu seus frutos. "Foi uma vitória. As empresas têm de cumprir as leis trabalhistas e, se não estiverem dispostas a respeitar os direitos dos trabalhadores, devem ser punidas", disse o presidente da entidade, Francisco Calasans.

Numa reportagem de dezembro passado, a própria revista Época lembrou que os abusos trabalhistas na rede são antigos. "Em 2008, o MPT e o McDonald's firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), estabelecendo prazos para a adequação das condições de trabalho dos empregados da rede. Recentemente, ao constatar que os itens do TAC não estavam sendo cumpridos, o MPT ameaçou aplicar multa milionária à rede. O acordo da campanha publicitária e da doação à USP serviu para evitar a multa. Ele não desobriga o McDonald's a encontrar soluções para os problemas trabalhistas listados na Ação Civil Pública original".
Postado por Miro às 11:07 http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Chove forte no Rio depois de muitos dias de sol e temperaturas elevadas

Choveu forte agora à tarde em vários bairros do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, depois de muitos dias de sol forte e calor, com temperaturas acima de 37 graus Celsius (ºC). Na semana passada, o Rio registrou 41,3ºC em Santa Cruz, zona oeste da cidade, a temperatura mais alta deste início de ano.
Por causa do temporal desta tarde, o Sistema Alerta Rio, da prefeitura da cidade, entrou em estágio de atenção às 14h45m. O sistema alerta para risco de chuva na cidade e aciona as medidas que devem ser adotadas em casos de chuva forte. O estágio de atenção é o segundo em uma escala de quatro estágios.